Filmes indie são conhecidos por entregarem beleza e qualidade, apesar do baixo orçamento. Quem não tem familiaridade com esse tipo de produção pode se surpreender: 20 Days in Mariupol e Memória Infinita, por exemplo, que estrearam em janeiro de 2023 no Sundance Festival foram indicados ao Oscar de 2024.

Já No Ritmo do Coração, filme que estreou no Sundance em 2021 ganhou o Oscar de Melhor Filme do ano seguinte.

Então, em qual filmes indie vale a pena ficar de olho em 2024? Há muitas opções, incluindo o filme de estreia da filha do ex -presidente Barack Obama.

Filmes Indie que você não pode deixar de assistir

1. Ibelin (2024)

MV5BOTJmZDI2ZTktZGY0MC00YTRlLTk1OTEtZTYyZDc0YmJjOTljXkEyXkFqcGdeQXVyMDMxMTgwOQ@@. V1  213x300 - Descobrindo novos talentos: filmes indie para expandir seus horizontes

Um dos filmes indie mais comentados do ano, Ibelin funde ficção e realidade. Na vida real, Mats é um jovem com distrofia muscular que, apesar dos esforços médicos, cresce preso a uma cadeira de rodas.

Já na ficção Ibelin é um líder bondoso e carismático que ajuda a Guilda Starlight a vencer os desafios que surgem pelo caminho. Além disso, ele se apaixona e vive um amor platônico ao longo da sua jornada. No documentário, o diretor Benjamin Ree contou com a participação dos membros da Guilda para dar maior precisão aos fatos narrados e celebrar a memória de Ibelin, alma gentil que continua sendo uma inspiração para eles.

2.Kneecap (2024)

Kneecap poster 203x300 - Descobrindo novos talentos: filmes indie para expandir seus horizontes

Kneecap é um grupo de rap composto por um professor e dois alunos do ensino médio. As músicas falam sobre a independência da Irlanda e enaltecem a cultura não-convencional.

O filme entrelaça o nacionalismo e a política, dando destaque a um dos jovens filho de um ex-mártir do Exército Republicado que ao ser batizado por um padre em um floresta intocada é coroado por uma luz vinda do céu. No entanto, o clarão é proveniente de um helicóptero da Royal Ulster Constabulary, a força policial da Irlanda do Norte.

3. The Heart (2023)

MV5BNzVhMjA0ZTAtMDMwMi00NGQ4LWE1YTEtYmNlNTkwMjI0N2YzXkEyXkFqcGdeQXVyMTMxMTIwMTE0. V1 QL75 UY281 CR1860190281  - Descobrindo novos talentos: filmes indie para expandir seus horizontes

The Heart marca a estreia de Malia Ann Obama, filha de Barack Obama, na direção. Esse é um dos filmes indie de produção mais simples, pois não conta com celebridades e nem efeitos especiais e gira em torno de perdas, separações e grandes expectativas.

O filme parece seguir a tradição da família Obama em produzir filmes socialmente relevantes e com mensagens positivas.

4. A Real Pain (2024)

A Real Pain 2024 film poster 200x300 - Descobrindo novos talentos: filmes indie para expandir seus horizontes

Jesse Eisenberg transmite uma dor real, como o título sugere, ao embarcar em uma road trip ao lado do irmão em busca das suas raízes culturais.

A jornada leva a dupla a um cemitério de um campo de concentração, a pegar um trem sem pagar pelo ticket e a cenários inspiradores e inusitados. Pedrinhas colocadas nas lápides judaicas, tradição conhecida como matzevah, são o MacGuffin desse filme sensível e inspirador.

5. Nocturnes (2024)

MV5BYzEyODU4NmYtODY4My00ZTdlLWJjMTEtZmM1MGE5YjFmNDkwXkEyXkFqcGdeQXVyODIyOTEyMzY@. V1 QL75 UY281 CR1550190281  - Descobrindo novos talentos: filmes indie para expandir seus horizontes

Nocturnes é um dos filmes indie que trata de animais indianos, tema muito recorrente nos últimos anos. Acompanha um grupo que pesquisa as mariposas-falcão, espécie que povoa a Terra desde a época dos dinossauros, na disputada região do leste do Himalaia entre a Índia e a China.

Para capturar a espécie, o grupo enfrenta o frio extremo e precisa montar telas em diferentes altitudes. Essas noites em claro e a captura da mariposa-falcão formam um belo balé noturno, nome do filme.

6. Porcelain War (2024)

MV5BZjJjNmJlOGItMTc2NC00MWFlLTkyNzItMzM3N2VjYTExMGMzXkEyXkFqcGdeQXVyMTY4MzYzNTg4. V1 FMjpg UX1000  203x300 - Descobrindo novos talentos: filmes indie para expandir seus horizontes

O filme narra a história de um pintor de porcelana que se transforma em um instrutor das Forças Especiais da Ucrânia. O artista também se torna um atirador implacável controlando drones que atacam as forças russas.

A paciência extraordinária do soldado artista e o claro contraste entre o amor e o ódio levam os artistas a se destacarem na guerra em um país cada vez mais devastado.

7. Didi (2024)

MV5BZTJjOGIyNmUtYTdkZS00ZTU4LTlkNmEtNDc0YmIwMmQwYjRjXkEyXkFqcGc@. V1 FMjpg UX1000  203x300 - Descobrindo novos talentos: filmes indie para expandir seus horizontes

Didi se destaca entre os filmes indie de temática asiática criado por moradores da chamada Área da Baía, região marcada por forte competição étnica e amor maternal excessivo.

O protagonista, um criança rebelde, hesita em assumir sua identidade asiática e a se relacionar com as garotas que acha interessantes. Com o passar do tempo, no entanto, Didi passa a confiar em si mesmo, assumindo sua identidade étnica.

8. A New Kind of Wilderness (2024)

MV5BMTRmYjJiMGQtNWNiNC00ZjcxLWEzNzAtMWJiMjhkYWM4OWYwXkEyXkFqcGdeQXVyMTU0OTc4MjA2. V1  200x300 - Descobrindo novos talentos: filmes indie para expandir seus horizontes

A New Kind of Wilderness é um filme norueguês que mostra a necessidade do ensino tradicional e o ideal do ensino familiar, focado nas relações interpessoais.

Assim como outros filmes indie, esse apresenta belas paisagens, capturadas pela falecida mãe do fotógrafo que, infelizmente, morreu muito jovem deixando quatro filhos muito pequenos. No entanto, em um ritmo lento e gradual sua presença é retratada como se ela ainda estivesse presente.

9. Agent of Happiness (2024)

MV5BNmQwNjQ3YTEtODVmNi00ZmVkLTg0NzYtNDdkMTc1NDFlYzhiXkEyXkFqcGdeQXVyNzg5OTk2OA@@. V1 FMjpg UX1000  200x300 - Descobrindo novos talentos: filmes indie para expandir seus horizontes

O filme investiga o “Índice Nacional Bruto de Felicidade”, adotando uma perspectiva que não é nem crítica nem elogiosa. A análise é baseada em perguntas e respostas realizadas com moradores de diferentes áreas do país e tabuladas de 1 a 10.

Agent of Happiness mostra a satisfação vivenciada pelos moradores da montanha assim como o ceticismo dos residentes urbanos. Um dos pesquisadores é um imigrante nepalês que, naturalmente, se mostra interessado em saber qual será a sua pontuação na escala de felicidade.

10. Out of My Mind (2024)

MV5BZmFlYzVmMDMtZTZmNC00MjcxLTg2NDctYWUxMGJkYjc3OTkxXkEyXkFqcGdeQXVyMTYyNjg2MzUz. V1  236x300 - Descobrindo novos talentos: filmes indie para expandir seus horizontes

O drama conta a história de uma garota que embora frequente a escola regular está em uma cadeira de rodas e sofre de afasia. A atriz Jennifer Aniston é quem dá voz à garota, ajudando a narrar a história de forma sensível e suave.

A trilha sonora conta com o clássico “Dreams”, da banda The Cranberries, que acompanha os devaneios da menina.

11. Black Box Diaries (2024)

MV5BYzgyYjRmZjItMTRjMC00ODFiLWJmN2QtMDNlZTNiNDQyMzcwXkEyXkFqcGdeQXVyNDEzNDM0Ng@@. V1 FMjpg UX1000  203x300 - Descobrindo novos talentos: filmes indie para expandir seus horizontes

Após o documentário Japan’s Secret Shame de 2018, a jornalista Shiori Ito dirige um dos filmes indie que fala sobre abuso sexual. O objetivo é expor seu influente abusador da indústria do jornalismo e o conservador sistema judiciário do Japão. Entre sorrisos, momentos de solidão e adversidades, é possível perceber dor e violação, despertando maior empatia no público.

O filme se concentra nas audiências e na construção do seu livro de memórias, Black Box. O abusador, no entanto, não enfrentou as consequências sociais do seu ato.

Gostou da nossa lista de filmes indie? Qual desses você já assistiu? Comente com a gente e participe da conversa!