Você sabe quais são os erros comuns em currículos? Essa pergunta é bastante pertinente, pois o currículo é o primeiro contato que os recrutadores terão com seu perfil profissional. Desse modo, por meio desse documento, você poderá transmitir uma boa primeira impressão, aumentando as suas chances de ser contratado.

No entanto, muitas pessoas cometem erros cruciais e acabam perdendo oportunidades. Por esse motivo é fundamental ficar atento em relação a esses comuns para que seja possível desenvolver um ótimo currículo e assim aproveitar as oportunidades. Destacaremos sobre essas questões detalhadamente logo na sequência do conteúdo. Acompanhe a seguir.

Quais são os erros comuns em currículos?

1. Escrever demais

Um dos erros comuns em currículos é o fato de diversos candidatos escreverem demais com objetivo de tentar impressionar os recrutadores. Algumas pessoas até tentam aumentar as experiências ou mesmo as qualificações profissionais.

No entanto, é importante que o currículo seja sucinto, pois os recrutadores analisam milhares de currículos e, por isso, eles têm um tempo curto para analisar cada documento.

Procure também ser claro e objetivo, destacando as informações mais relevantes sobre a sua trajetória profissional. Dessa forma, aumentam-se as chances de você prosseguir no processo seletivo e poder ser contratado futuramente.

2. Aumentar o cargo

Outro equívoco cometido com bastante frequência é aumentar ou destorcer o cargo exercido. Essa prática não é bem vista por parte dos recrutadores e isso pode fazer com que eles percam a confiança no seu trabalho.

3. Aumentar  o nível de fluência em idiomas

A falta de sinceridade em relação ao nível de fluência nos idiomas é outro problema como um currículo. Mentir sobre o grau de influência em relação ao seu nível de inglês ou espanhol, por exemplo, não é uma boa estratégia.

Isso porque, em algum momento do processo seletivo você poderá ser avaliado ou mesmo durante a execução do cargo você pode precisar de demonstrar as suas habilidades em um determinado idioma, especialmente em empresas multinacionais nas quais você precisa comunicar com pessoas de diferentes países.

Agora, você deve estar se perguntando: o que fazer nesse contexto? Você pode colocar no seu currículo a instituição pelo qual você fez o seu curso de inglês ou espanhol.

Outra alternativa é obter uma certificação de fluência em um determinado idioma. No inglês, por exemplo, existem diversos exames com validade internacional que certificam a fluência da pessoa. Entre eles estão o IELTS, o de Cambridge, o TOEFL etc. No espanhol, o DELE é o mais conhecido no mercado.

Ambas as instituições poderão fornecer certificado de fluência do inglês e do espanhol. O nível A é considerado como o básico, o nível B1 como intermediário, o nível B2 como avançado e o nível C como fluente.

erros comuns no curriculo 1024x682 - 8 erros comuns em currículos

4. Dar muito espaço para experiências antigas

Também não é recomendável da muito espaço para experiências antigas, pois as necessidades da economia mudam bastante com o passar do tempo e a necessário dar destaque as suas últimas funções pelas quais você exerceu. Por esse motivo, descreva o seu currículo colocando os cargos mais recentes primeiro e os mais antigos para o final.

5. Desatenção

Um simples detalhe pode tirar uma pessoa de uma vaga importante. No entanto, não é incomum que pequenos erros aconteçam durante a confecção do currículo, ainda mais em um meio na qual é necessário enviar várias candidaturas.

É muito importante destacar que o seu currículo, na maioria das vezes, é o primeiro contato que o recrutador e a empresa terão com você. Por esse motivo, é fundamental evitar esses equívocos, pois eles passariam imagem negativa.

Erros de português, informações desatualizadas ou mesmo imprecisas, lacunas em branco nas perguntas obrigatórias, entre outras questões que prejudicam a imagem do seu currículo.

6. Falta de informações

A falta de informações importantes também é um dos principais erros comuns em currículos. Ao produzir o documento, é fundamental que você inclua as habilidades e competências que você desenvolveu, a sua formação acadêmica e os empregos anteriores.

Não se esqueça também de incluir informações básicas de contato, como o celular ou mesmo o e-mail para que o recrutador possa entrar em contato contigo, caso você seja selecionado.

7. Anexar o arquivo errado

Com a digitalização dos processos seletivos é cada vez mais frequente que as pessoas enviem os currículos por e-mail, ainda mais agora no cenário atual de pandemia do Coronavírus.

Neste contexto, um erro bastante frequente é o anexo do arquivo errado. Ao invés de a pessoa enviar o currículo ela acaba enviando outro documento, perdendo uma grande oportunidade.

Para evitar essa situação desagradável, você pode nomear o arquivo do seu currículo de forma diferente. Com essa simples estratégia, você poderá encontrar e facilmente distinguir de outros arquivos com facilidade.

8. Fazer o copia e cola nas candidaturas

Sabemos que há bastante trabalhoso candidatar para várias oportunidades. Porém, é fundamental que você se dedique a cada vaga, ao dar uma atenção especial para as necessidades e particularidades de cada empresa. Procure estar atento em relação às informações relevantes para cada oportunidade e faz o currículo levando isso em consideração.

Alguns erros são frequentes na elaboração dos currículos e eles podem comprometer as chances de um candidato conseguir uma boa vaga de emprego. Por esse motivo, é muito importante estar atento essas questões para que seja possível uma boa apresentação profissional e também aproveitar ótimas oportunidades no seu futuro profissional.

Este conteúdo na qual destacamos os principais erros comuns em currículos Foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais e receba mais conteúdos incríveis sobre esse tema em primeira mão. Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube.