Há diversos benefícios de fazer exercícios ao ar livre. Ainda mais num país como o nosso onde eles são possíveis nas quatro estações do ano. Ao se conectar com a natureza, você se permite uma vida mais ativa. E, por consequência, mais saúde física e mental, maior bem-estar e melhoria da qualidade de vida.

Atividades físicas como correr, caminhar ou pedalar trazem sensação de prazer, principalmente quando há exposição ao sol, o que aumenta a produção de vitamina D. Os impactos positivos do contato com a natureza não se esgotam por aí. Quando praticados ao ar livre, os exercícios reduzem o estresse e melhoram o humor.

É hora de conferir os benefícios e dicas práticas dos exercícios ao ar livre

pedalar - Exercícios ao ar livre: natureza por perto e vida mais ativa

Andar de bicicleta ao ar livre como atividade física e não como meio de locomoção é benéfico para a mente, na medida em que há um maior contato com o ar puro. Isso permite que a cabeça fique mais leve, os pensamentos mais organizados e você pode desfrutar de um estado de espírito de paz e leveza.

Pedalar traz maior força muscular, aumenta a qualidade do sono e do condicionamento físico, reduz o colesterol e o triglicérides, auxilia na saúde intestinal reduzindo o tempo em que a comida é dirigida e levada a um intestino grosso, elimina toxinas pelo suor, regula a pressão arterial, ajuda na perda de peso e preserva as articulações.

Além disso, melhora a coordenação motora, trabalhando o equilíbrio, a resistência e os músculos do corpo todo.

Corridas, caminhadas e trilhas

As corridas, caminhadas e trilhas, independentemente de serem realizadas diariamente, são excelentes pra saúde mental. Porque estão diretamente relacionadas ao bom humor e ao aumento da autoestima e da segurança. Quem caminha ou corre ao ar livre melhora o seu condicionamento físico e reduz a pressão arterial até durante 24 horas após o término da ação.

A prática regular também faz com que as válvulas do coração trabalham mais, potencializando a oxigenação no organismo. Além de diminuir a sonolência devido ao estímulo da produtividade, a pessoa se sente mais bem disposta. E, ao deitar, adormece rápido e tem um sono mais profundo e revigorante.

Ao controlar a vontade de comer, as corridas, caminhadas e trilhas ainda podem manter o peso em equilíbrio e até mesmo emagrecer. Isto porque as passadas ritmadas exigem maior demanda calórica, o que acaba queimando gorduras localizadas. Estes três tipos de atividades físicas protegem, ainda, contra derrames, infartos e diabetes.

Orientação bônus: Principalmente nas trilhas, fique atento às orientações no início do caminho, prefira ir em turma e use sempre repelentes e protetor solar.

remar - Exercícios ao ar livre: natureza por perto e vida mais ativa

Remar

A experiência de deslizar sob o mar, tomando o vento no rosto e, ao mesmo tempo, se banhando pelo sol é única. A prática do remo ao ar livre oportuniza o contato próximo com a natureza em tudo que ela tem de melhor: os peixes, a água, o brilho do sol e as múltiplas nuances das cores do céu.

O remo desperta o que há de melhor na nossa mente. Já os benefícios físicos também são muitos. Os praticantes se tornam muito mais resistentes às doenças. Ao liberar endorfinas, os exercícios diminuem o declínio do sistema respiratório e diminuem os riscos de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

O ato de remar também ativa a produção da vitamina D, responsável pela absorção e fixação do cálcio e do fósforo no nosso organismo. A canoagem é um exercício bem completo e com risco mínimo de lesões. Ela melhora a atividade aeróbica, mobiliza grandes grupos musculares e é grande aliada na perda de peso. Afinal, é um exercício com grande consumo energético.

Nadar no mar ou em piscinas a céu aberto

Só quem já teve a oportunidade sabe o quanto é grande a sensação de paz e liberdade ao nadar no mar ou numa piscina ao ar livre. A água salgada ainda tem propriedades curativas que fazem efeitos bastante positivos no controle da ansiedade e do humor. Isso sem contar com a diminuição dos sintomas da depressão, da rinite e de outros problemas respiratórios.

Quando você nada ao ar livre, os grupos musculares são ainda melhor trabalhados porque é possível percorrer distâncias maiores. Somente este aspecto já melhora a circulação sanguínea e a eficiência cardiorrespiratória.

Outros benefícios para saúde aqui é o fortalecimento do sistema imunológico, o alívio de eventuais dores, aumento da eficácia do metabolismo e queima de calorias. A cada braçada, melhor você se sente. Não se esqueça de usar roupas adequadas, protetores de ouvido e protetor solar.

Praticar Yoga

A prática do Yoga ao ar livre promove o contato direto com a natureza, sendo altamente terapêutica e enriquecendo ainda mais a experiência do praticante na execução dos ásanas. Além dos benefícios para o corpo físico, os efeitos são bastante positivos em relação aos lados mais sutis do ser humano: o psicológico e o emocional.

A sensação de bem-estar, tranquilidade e paz são inigualáveis durante a prática da Yoga ao ar livre. Os exercícios de equilíbrio e alongamento proporcionam uma maior integração com o universo, principalmente quando praticados à luz do dia.

É desta forma que vem uma maior percepção do real significado da Yoga que é a busca pela total integração e percepção de si mesmo em relação ao universo composto pelas árvores, nuvens e céu, entre outras belezas.

A visão privilegiada e a conexão com a natureza são, sem dúvida, uma experiência bonita que, muitas vezes, leva a pessoa a superar seus próprios limites e a conquistar uma sensação prazerosa através dos sentidos mais aguçados. Por meio da inspiração do ar fresco e ao notar o calor do sol na pele e também da textura do solo sob os pés, o praticante do Yoga tende a se sentir mais pleno e realizado.

Vamos lá!? Comece agora mesmo a se exercitar ao ar livre e compartilhe suas experiências.