Açúcar natural presente nas frutas, a frutose faz parte do grupo dos carboidratos simples, responsáveis por oferecer energia para o corpo e cérebro. Seu nome é originário da palavra latina “fructus” por predominar em várias frutas. A frutose também está presente naturalmente no mel e em alguns vegetais e cereais.

banana - Frutose: Conheça as frutas que têm mais açúcar

A banana é uma das frutas ricas em frutose, e fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino

Quando encontrada artificialmente, é derivada do xarope de milho. Só que na versão artificial, ela pode prejudicar a saúde por seu elevado poder adoçante. Tanto que é comum em muitos alimentos industrializados como refrigerantes, molhos, chocolates, salsicha, presunto, entre outros produtos.

Vale lembrar que a frutose industrializada libera glicose para o sangue e pode comprometer o fígado e provocar doenças como a diabetes, além de problemas cardíacos e pressão alta.

Já a frutose quando consumida naturalmente trabalha a favor do nosso organismo. No entanto, a recomendação dos médicos é que seja ingerida moderadamente. Isso porque, em excesso, mesmo que de forma natural, pode aumentar o ácido úrico no organismo. Além de aumentar os triglicerídeos, provocando o acúmulo de gordura e eventual obesidade.

Confira os benefícios da frutose para o corpo humano

Entre os benefícios desse açúcar natural à nossa saúde, destacamos a geração de energia progressiva de forma intensa. E mais saudável que o açúcar comum. Ela melhora a taxa de oxidação da glicose. A frutose tem baixo índice glicêmico, fazendo com que o aumento da glicose no sangue seja lento, mantendo desta forma um peso saudável.

A fruta quando consumida in natura, oferece ao organismo uma determinada quantidade de fibras, vitaminas e minerais, indispensáveis para a nossa saúde. Exemplo: a frutose encontrada em maçãs vermelhas promove a produção de ácido úrico, que em condições e níveis fisiológicos normais age como um antioxidante.

macas - Frutose: Conheça as frutas que têm mais açúcar

As maças são ricas em frutose e sair minerais que promovem uma vida equilibrada e longe de doenças

As frutas mais ricas em frutose

Toda e qualquer dieta deve conter frutas. Além do açúcar natural, esses alimentos são fontes de fibras, vitaminas e energia! Vamos conhecer algumas frutas que são bem ricas em frutose?

Tâmara

Bastante doce, a tâmara pode substituir o açúcar branco em receitas saudáveis. Esta fruta também é fonte de fibras, potássio, cobre e diversas vitaminas como a A, B1, B2 e K, além de ácido fólico e niacina. Seu alto teor de ferro e minerais ajuda no fortalecimento dos ossos, combate a anemia e ajuda na saciedade.

Banana

Além da grande quantidade de frutose em sua composição, a banana possui concentração elevada de potássio, fibras e vitaminas. A banana é excelente para a saúde do coração, regula os batimentos cardíacos e promove o controle da pressão arterial.

Rica em fibras, a fruta auxilia no bom funcionamento do intestino, mantém a saciedade, fornece muita energia para atividades físicas e melhora o humor!

Ameixa

A ameixa ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol, previne a anemia e auxilia na perda de peso. Além disso, contém minerais como magnésio, potássio, ferro, zinco, cálcio e fósforo. Esses componentes beneficiam a visão, o sistema imunológico e o fortalecimento ósseo.

Manga

Rica em fibras e vitaminas, a manga é uma das frutas mais adocicadas. Entre os inúmeros benefícios oferecidos por essa iguaria tropical, destacamos:

  • Melhora a imunidade do organismo;
  • Protege o corpo contra o câncer;
  • Faz bem para a pele e ao cabelo;
  • Alivia a constipação;
  • Regula os níveis de açúcar no sangue.

Caqui

Polpa suculenta e doce de cor alaranjada, o caqui é rico principalmente em vitamina A e C. A fruta é também fonte de minerais essenciais, antioxidantes e muitas fibras, que são aliadas da dieta e do funcionamento intestinal.

Além de fortalecer a imunidade do organismo, seus antioxidantes naturais combatem o envelhecimento precoce da pele e doenças graves, como o câncer.

Maçã

Consumir maçã regularmente ajuda a ter uma vida equilibrada e longe de doenças. Entre as vitaminas que a maçã tem estão as do complexo B e a C. Além disso, a fruta é rica em sais minerais, fibras e possui o antioxidante quercetina.

A maçã faz bem para o coração porque ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e diminui a pressão arterial. Auxilia ainda no bom funcionamento do intestino e reforça o sistema imunológico.

A fruta é aliada da saúde bucal, contribuindo para a limpeza dos dentes e gengivas, graças às suas propriedades antibacterianas. Estimula a secreção de saliva, reduzindo a capacidade das bactérias se multiplicarem na boca.

Receitas saudáveis com frutas ricas em frutose

Lembre-se que o segredo para a sua saúde é manter o equilíbrio e consumir as frutas com moderação, bem como os alimentos que são produzidos por elas. Separamos aqui 2 receitas saborosas para você experimentar.

Trufas de tâmaras e cacau fit

Ingredientes

  • 200 gramas de grão-de-bico cozido;
  • 200 gramas de manteiga de amendoim ou outra oleaginosa;
  • 200 gramas de tâmaras;
  • 40 gramas de cacau.

Modo de fazer

Deixe o grão-de-bico de molho durante 8 horas. Depois, cozinhe na panela de pressão, fervendo por 15 minutos. Deixe esfriar. Triture bem as tâmaras no processador. Adicione o grão-de-bico e processe até virar uma pasta.

Misture a manteiga ou o amendoim e o cacau. A massa precisa ter textura boa para enrolar. Se preferir, passe óleo de coco nas mãos para não grudar. Rendimento: média de 20 bolinhas.

Bolo de banana vegano

Ingredientes

  • 1 banana grande madura;
  • 240 ml leite vegetal (ou água);
  • 60 ml azeite (ou outro óleo);
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;
  • 1 xícara (chá) de farinha de arroz;
  • 1/2 xícara (chá) de polvilho doce (ou farinha de arroz);
  • 3/4 xícara (chá) de farelo de aveia;
  • 1 colher (chá) de fermento em pó;
  • 1 colher (chá) de canela em pó (opcional);
  • 1/2 xícara (chá) de gotas de chocolate amargo (opcional).

Modo de fazer

Amasse bem a banana. Adicione o óleo, o leite vegetal (se você não for vegano, pode usar leite integral ou desnatado) e o açúcar mascavo. Misture bem. Acrescente a farinha de arroz e o polvilho doce, passando por uma peneira.

Junte o farelo de aveia e misture. Coloque a canela e o fermento em pó. Misture tudo até ficar uma massa homogênea, adicionando, por fim, as gotas de chocolate. Unte uma forma retangular pequena, enfarinhe se achar necessário e despeje a massa. Leve para assar em forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 35 minutos.

Consumir frutas é uma boa opção para quem está buscando hábitos alimentares mais saudáveis. Veja, também, as vantagens de ser um flexitariano.