Não é por acaso que o arroz e o feijão formam a dupla mais amada pelos brasileiros. Os grãos na alimentação estão na base da pirâmide alimentar, o que significa que pertencem ao grupo que deve ser priorizado no nosso dia a dia.

Saborosos e nutritivos, esses alimentos fornecem energia, pois são ricos em carboidratos e em outros fitonutrientes essenciais para a saúde.

Quer entender melhor os benefícios dos grãos na alimentação? Então, continue a leitura do post!

Graos na alimentacao Arroz e Feijao 1024x683 - Grãos na alimentação: conheça os benefícios para a sua saúde

Arroz e feijão: uma combinação perfeita

Lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico e milho são alimentos que devem estar sempre presentes na nossa alimentação. Adicionar uma colher de sopa de chia e de linhaça na salada de frutas ou no iogurte do café da manhã, por exemplo, ajuda a torná-lo mais saudável.

Você pode comer grãos inteiros grelhados, cozidos ou processados em refeições como sopas, ensopados e tortas. O prato favorito dos brasileiros, no entanto, é o arroz com feijão. Uma ou duas colheres de sopa de arroz com uma concha de feijão no almoço e no jantar fornecem uma boa dose diária de nutrientes ao organismo.

Feijão: gostoso e nutritivo

O feijão é um alimento rico em proteínas e minerais que auxiliam na construção dos músculos e dos demais tecidos do corpo. Além disso, possui boa quantidade de ferro e de vitaminas B1, B2, B3 e B9. Também contém magnésio, selênio e zinco. O primeiro ajuda na construção de ossos e melhora as funções cardíacas e nervosas.

Já o selênio é essencial para a produção de enzimas antioxidantes que protegem as células contra danos e contra o envelhecimento precoce. Por fim, o zinco fortalece o sistema imunológico e estimula o crescimento celular.

O arroz é puro sabor

O arroz é fonte dos aminoácidos metionina e cisteína, que dão energia para que o corpo exerça suas atividades diárias. Junto com o feijão, fornece ao organismo uma grande quantidade de fibras. Ajuda a diminuir a absorção de açúcares e gorduras.

Os dois grãos na alimentação se complementam, formando uma proteína alimentar de alta qualidade. O feijão sozinho é nutritivo, claro. Porém, quando consumido sem o arroz, leva um certo tempo para ser digerido. Por outro lado, ao ser consumidos com o arroz é absorvido mais facilmente junto aos nutrientes presentes na refeição.

GraosnaalimentacaoArroz 1024x681 - Grãos na alimentação: conheça os benefícios para a sua saúde

Benefícios dos grãos na alimentação

Entre os benefícios dos grãos na alimentação diária, vale destacar:

Ajuda a controlar o peso

Um benefício de incluir fibras vegetais na dieta comendo grãos é prolongar a sensação de saciedade. Assim, você comerá menos, o que ajuda a controlar o peso. A longo prazo, os alimentos ajudam a distribuir melhor a gordura corporal e melhorar o tônus muscular.

Para uma dieta equilibrada, no entanto, é fundamental reduzir a ingestão de alimentos ultraprocessados. Açúcares que contribuem para a má-digestão e para o ganho de peso também devem ser evitados. Além disso, é fundamental incluir frutas, verduras, legumes e carnes magras na alimentação.

Reduz o risco de câncer

Uma alimentação saudável e com a presença de grãos na alimentação contribui para a redução da incidência de certos tipos de câncer como o colorretal e o de pâncreas.

Fornecem energia

Saborosos e nutritivos, os grãos são ricos em carboidratos complexos que fornecem energia para que o organismo funcione bem. Também são responsáveis pela melhora do humor, já que participam da produção de serotonina que proporciona sensação de tranquilidade e melhora a qualidade do sono.

Combatem a anemia

Os grãos na alimentação também fornecem boa dose de ferro que evita a anemia pois participa da síntese de hemoglobina proteína presente nas hemácias responsáveis pelo transporte de oxigênio do sangue.

O alimento também é rico em vitaminas do complexo B que preservam a integridade do sistema nervoso e a integridade da pele, dos cabelos e das unhas. Além disso, elas fortalecem o sistema imunológico.

Reduz a pressão arterial

Alimentos ricos em fibras, como os grãos na alimentação, ajudam a normalizar a pressão arterial. A hipertensão aumenta o risco de problemas cardíacos que lideram a lista de causas de morte no Brasil e no mundo.

Diminuem as inflamações

Os grãos na alimentação têm propriedades antioxidantes e antiinflamatórias que diminuem o risco de doenças como asma e alergia. O alimento também ajuda a diminuir os níveis de marcadores inflamatórios como a proteína C reativa (PCR) associada a diabetes tipo 2 e a pressão alta.

Contribuem para a longevidade

Além de contribuir para redução das inflamações, os grãos na alimentação contribuem para o aumento da expectativa de vida. Uma pesquisa recente concluiu que pessoas que preferem uma dieta rica em alimentos integrais tendem a viver mais que as que preferem proteínas, açúcares e gorduras.

Melhora a saúde da gengiva

A doença gengival está associada a inflamações decorrentes de uma escovação pouco eficiente. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, os grãos na alimentação oferecem proteção contra essa e outros problemas bucais.

Reduz o colesterol

Grãos como milho, ervilha, lentilha e grão-de-bico dificultam a absorção do colesterol. Como se sabe, em quantidade elevada esse triglicerídeos eleva o risco do surgimento de doenças cardíacas.

Regula o açúcar no sangue

Assim como os alimentos integrais e grãos na alimentação evitam que o açúcar seja absorvido rapidamente. Regular os níveis de glicose no sangue é fundamental para evitar o surgimento da diabete.

A fibra solúvel dos grãos absorve uma grande quantidade de água e vira uma substância gelatinosa. Essa substância retarda a digestão e dificulta a absorção da glicose no intestino, evitando picos de açúcar no sangue.

Melhora a saúde intestinal

Os grãos na alimentação ajudam a manter a saúde intestinal, protegendo-o contra a diverticulite. A diverticulose forma pequenas bolsas nos pontos fracos do cólon intestinal. O problema pode evoluir levando a diverticulite, uma inflamação intestinal.

Comer grãos e alimentos integrais e evitar os ultraprocessados aumenta o número de bactérias saudáveis ​​no intestino, evitando esses e outros problemas causados por bactérias ruins.

Gosta de grãos na alimentação? Gosta de variar ou sempre aposta na combinação arroz com feijão? Conta para a gente aqui nos comentários e participe da conversa!