O ser humano tem uma tendência natural de pensar sobre a vida, a humanidade, a pluralidade do ser, mas em meio a uma pandemia como lidar com a ansiedade, as inseguranças além de cobranças internas e externas?

Um mix de sentimentos como inquietação, impotência, falta de produtividade tem assombrado o mundo desde que a COVID-19 passou a ser um problema global e nos obrigar a realizar mudanças da vida prática como estávamos acostumados.

Nesses quase 5 meses, você com certeza já passou por picos de produtividade e de improdutividade o que é totalmente compreensível, mas como você tem lidado com tudo isso?

Talvez você esteja passando por bloqueio criativo que interfere na sua produtividade diária. As interações sempre foram um grande trunfo para tais processos, mas quando esses estímulos precisam ser barrados de forma brusca é necessário ressignificar!

Seja paciente! O mundo está em adaptação e com você não seria diferente, criamos algumas recomendações que podem ser úteis nesse momento:

É importante manter o visual, mesmo dentro de casa

Por mais que pareça muito atrativo passar o dia todo de pijama, arrume-se.  Isso faz seu corpo entender que ele precisará executar uma tarefa e que ele deve despertar totalmente para ela…. Não é necessário estar uniformizado ou com peças de alfaiataria, de fato é possível estar mais confortável. Já escutou falar do homewear? A tendência une moda e conforto para usar em casa. Ele é perfeito para aquela reunião via Skype.

Pensando nisso, confira 06 peças que pode não faltar no seu armário homewear:

  • Calça Jogging;
  • Cardigãs;
  • Moletom;
  • Legging;
  • Camisas sociais;

Não podemos deixar de falar dos acessórios. Com as reuniões cada vez mais à distância, a pesquisadora de tendências WGSN trouxe o conceito Above The Keyboard ou seja, “Vestir-se acima do teclado”. Essa tendência nos obriga a se preocupar melhor com nosso visual da cintura pra cima. Maquiagem, cabelo, barba e, claro, os acessórios: brincos, colares e relógios. Pois essa é a visão que seu chefe ou clientes importantes terão em uma reunião via Skype ou Hangout.

Leia também: O perfil do líder durante e pós-pandemia

Ambiente

Garanta um bom home office: deixe o ambiente organizado e confortável. Para isso:

  • Escolha um lugar mais calmo em sua casa – evite ruídos ou distrações como a sala de tv.
  • Cômodos calmos, como os quartos, também podem interferir no seu rendimento, já que corresponde ao seu espaço de repouso. Evite-o.
  • Priorize espaços bem iluminados e minimalistas, para você realizar reuniões à distância e trabalhar sem distração.

Cuide da sua alimentação

Pode ser muito cômodo sempre pedir comida, mas cozinhar alivia o estresse, além de ser mais saudável, te faz economizar e é um gesto de autocuidado. Afinal, uma dieta balanceada te dá mais energia, te ajuda a focar no home office e permite que seu corpo funcione corretamente. Não abra mão de alimentos ricos em nutrientes – frutas, carnes, sementes, verduras, peixes e afins.

Veja mais: Receitas fáceis e práticas

Leia livros

Sabe aqueles clássicos na estante que você sempre deixa para depois? Que tal aproveitar esse tempo e se desconectar um pouco? Mergulhe na história e relaxe. Leia a “Coragem de ser Imperfeito”, de Brené Brown, que narra formas de enfrentar o cotidiano e seus imperfeiçoes de modo mais leve. E confira também “O Herói de mil faces”, de Joseph Campbell. Uma ótima leitura para quem quer mergulhar nas narrativas mitológicas. Ambos te abriram a visão para um mundo mais empático e divertido.

Sua saúde mental importa!

A mente interfere diretamente no funcionamento do corpo e percebendo isso a população mundial procura formas de encontrar um equilíbrio, seja por meio de terapia on-line, espiritualidade, meditação, atividades físicas e todos outros meios de busca, autocuidado e acolhimento.  

Cuide de você!

É importante lembrar que cuidar de si não é deixar de cuidar dos outros. Que também não tem nada a ver com egoísmo. Mas trata-se de não permitir ser “consumido por suas atividades”.

Quantas coisas você percebeu em si agora que desacelerou e quantas coisas percebeu nas pessoas que estão a sua volta? Esse período realmente não é algo que deva ser comemorado, mas com certeza permitiu que muitos saíssem de suas bolhas e zonas de conforto.

E lembre-se, cada um tem um jeito de achar a forma mais organizada e confortável para que o home office seja mais produtivo! Nos conte qual é sua maneira saudável de lidar com o home office. Lembre-se: um dia de cada vez. Seja gentil com você! Lave as mãos. Se puder, fique em casa e não se esqueça, não é só sobre sair de casa, mas também voltar para a casa.

A Seculus está aqui para te ajudar a enfrentar mais um dia de exercício, a marcar as horas nas receitas saudáveis e, até mesmo, a te ajudar a cronometrar seus hobbies. Veja nossos relógios e mais produtos!