Você sabe o que são as Leis da Gestalt? Realmente em uma análise inicial esse termo pode parecer um pouco complexo, especialmente para os gestores das empresas, pois eles não estão acostumados a lidar no cotidiano com termos técnicos do design.

No entanto, o conhecimento dos desses princípios vai te ajudar a decidir sobre os melhores projetos visuais, logos, protótipos etc. Desse modo, podemos dizer que as Leis da Gestalt vão te ajudar nos processos decisórios.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos detalhadamente o que são as Leis da Gestalt e explicaremos sobre os princípios defendidos. Continue com a gente.

O que são as Leis da Gestalt?

Antes de abordarmos quais são os princípios é necessário explicar o que são as Leis da Gestalt para um melhor entendimento sobre o tema. Resumidamente, podemos dizer que essa teoria aborda o campo da percepção visual das pessoas.

Ela analisa diversos fatores naquilo que vimos. Entre eles estão a harmonia, a clareza e o equilíbrio. As imagens que seguem os padrões da Lei da Gestalt estão organizadas conforme os padrões de organização do nosso cérebro, o que proporciona um melhor entendimento por parte das pessoas.

Quais são as Leis da Gestalt?

Elas se baseiam em diversos princípios e todos eles visam otimizar os projetos visuais. Com as leis torna-se possível desenvolver imagens com uma melhor percepção visual, o que vai te ajudar a ter sucesso na sua marca.

Nesse momento, é comum surgir a seguinte dúvida: quais são as Leis da Gestalt? São elas:

  • a semelhança;
  • a proximidade;
  • a continuidade;
  • a pregnância;
  • a unidade;
  • a unificação;
  • a segregação.

Na sequência do conteúdo destacaremos sobre as características de cada uma e os princípios defendidos em cada lei.

Semelhança

Essa lei defende o princípio em que os objetos similares devem agrupar-se entre si. Com isso, torna-se possível desenvolver maior clareza e entendimento na imagem.

Proximidade

É bastante parecido em relação ao princípio anterior. Nesse princípio, os elementos que se organizam de forma próxima acabam se agrupando e formam uma única unidade.

Continuidade

Esta lei aborda a questão da fluidez das composições. Caso os elementos de uma composição específica tenham harmonia, pode-se dizer que a imagem apresenta uma boa continuidade.

Pregnância

Também conhecida como a lei da simplicidade, esse princípio defende a ideia de que os objetos presentes em um local devem se apresentar da forma mais simples possível. Com isso, eles serão vistos mais facilmente e serão melhores assimilados.

Unidade

Na lei da unidade temos a ideia de que uma determinada imagem ou elemento abstrato pode ser compreendido pela nossa mente, pois fazemos, instintivamente, o preenchimento das regiões vazias.

Vale destacar que esta uma das leis mais importantes no momento de criação de logos, protótipos e outros projetos visuais. Ela está presente na organização de diversos elementos e possibilita o desenvolvimento de imagens originais por meio de elementos já existentes.

Unificação

O princípio da unificação defende que deve haver a igualdade ou equilíbrio de diferentes elementos em uma imagem, pois essa característica facilita a compreensão da composição por parte das pessoas.

Segregação

Ela faz referência a capacidade que a nossa mente tem de fazer a diferenciação ou mesmo evidenciação de diferentes objetos mesmo que estejam sobrepostos. Essa questão acontece por causa da oscilação estética que um elemento pode apresentar.

Por esse motivo, a segregação pode acontecer de diversas formas, como em pontos, sombras, texturas, linhas, planos, volumes, brilhos, entre outras tantas possibilidades.

Qual a importância de conhecer as Leis da Gestalt para o seu negócio?

O conhecimento das Leis da Gestalt, por diferentes motivos, é fundamental para os gestores. Primeiramente, vai ficar mais fácil para decidir sobre os melhores projetos visuais para investir na sua empresa. Entre eles estão a realização de protótipos, logos etc.

Além disso, ao aplicar as Leis da Gestalt você não terá mais dúvidas para fazer a escolha de diferentes projetos visuais na sua empresa.

Desse modo, podemos dizer que as Leis da Gestalt serão capazes de te ajudar a tomar decisões assertivas e eficientes em diferentes trabalhos ou atividades relacionadas aos projetos visuais. Essa questão ganha ainda mais importância justamente pelo fato de os termos técnicos do design não estarem no cotidiano do empreendedor, ou seja, os princípios te ajudam a dar uma visão global sobre o que é mais importante nos projetos visuais.

Diante de todo esse contexto descrito, podemos dizer que com a aplicação adequada das Leis da Gestalt aumentam-se as chances de a sua organização a se destacar na sua área de atuação.

Como é possível perceber, as Leis da Gestalt apresentam diversas aplicações no cotidiano das empresas. O conhecimento desses princípios vai ajudar os gestores a otimizarem os processos decisórios e, consequentemente, a produtividade de toda a organização. Desse modo, procuramos apresentar as leis para te ajudar a ter um entendimento profundo sobre o tema.

Este conteúdo no qual destacamos o que são as Leis da Gestalt foi útil para você? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.

Banner Superior Desktopssd - Leis da gestalt: o que é isso e como aplicar nos seus projetos