Às vezes, uma fonte de preocupação e medo, às vezes, uma fonte de esperança, a inteligência artificial geralmente não deixa ninguém indiferente. Nos últimos meses, um deles atraiu todos os olhares para ela: ChatGPT.

chatgpt - O que é Chat GPT e como usar? Confira!

Se você já usou um assistente de voz como Siri ou Alexa, já teve um gostinho de como é o ChatGPT. Mas ao contrário desses assistentes de voz, o ChatGPT é uma ferramenta de conversação em tempo real que permite que você converse com ele como se estivesse conversando com um amigo.

Vamos dar uma olhada mais de perto neste novo fenômeno que mais uma vez amplia o campo de possibilidades oferecido pela inteligência artificial?

Abrindo as portas para a IA: o que está por trás da Inteligência Artificial?

A IA (inteligência artificial) pode ser definida como a capacidade de uma máquina de exibir recursos semelhantes aos humanos, como raciocínio, aprendizado, planejamento e criatividade.

Ela permite que os sistemas técnicos percebam seu ambiente, lidem com o que percebem, resolvam problemas e ajam para atingir um objetivo específico.

Algumas tecnologias de IA existem há anos, mas os avanços no poder de computação, a disponibilidade de enormes quantidades de dados e novos algoritmos levaram a grandes avanços da IA ​​nos últimos anos.

Quem criou o ChatGPT?

O ChatGPT foi criado pela OpenAI, uma empresa de IA e pesquisa. A empresa lançou o ChatGPT em 30 de novembro de 2022.

Mas, quão importante é o ChatGPT?

Segundo Elon Musk, que foi um dos fundadores da OpenAI antes de sair: “O ChatGPT é assustadoramente bom. Não estamos longe de uma IA perigosamente forte”.

Estima-se que o ChatGPT tinha 100 milhões de usuários ativos em janeiro de 2023, apenas dois meses após seu lançamento. Para comparação, levou nove meses para o TikTok atingir 100 milhões de usuários.

chatgpt1 - O que é Chat GPT e como usar? Confira!

Como você pode acessar o ChatGPT?

Você pode acessar o ChatGPT simplesmente visitando chat.openai.com e criando uma conta OpenAI.

Então, você acessa e pode começar a conversar com o ChatGPT. Comece sua conversa fazendo uma pergunta. Como o ChatGPT ainda está em fase de pesquisa, ele é gratuito e você pode fazer quantas perguntas quiser.

Além disso, o uso do ChatGPT é gratuito, independentemente de para que você o usa, incluindo escrita, codificação e muito mais.

Quem está usando a ferramenta IA e por quê?

Como as pessoas estão usando o ChatGPT? Na verdade, o modelo tem muitas funções além de responder perguntas simples. O ChatGPT pode compor ensaios, descrever a arte em grande detalhe, criar prompts de arte de IA, ter conversas filosóficas e até codificar para você .

Veja, por exemplo que o texto a seguir foi especialmente composto usando o chatbot:

“Meu uso favorito pessoal é pedir ajuda ao ChatGPT para criar listas básicas para tarefas como fazer compras de supermercado e listas de tarefas para tornar minha vida diária mais produtiva. As possibilidades são infinitas.”

Legal, né?

Como você pode usar o ChatGPT?

O ChatGPT pode ser ajustado a partir de uma pergunta ou comando de texto que você deseja.

  • Escreva um ensaio
  • Criar um aplicativo
  • Escrever código
  • Construir seu currículo
  • Escrever fórmulas do Excel
  • Resumir conteúdos
  • Escrever uma carta de apresentação

Quais são as limitações do ChatGPT?

Apesar de parecer muito impressionante, o ChatGPT ainda tem limitações. Essas limitações incluem a incapacidade de responder a perguntas formuladas de maneira específica, pois é necessário reformular a redação para entender a pergunta de entrada.

Uma limitação maior é a falta de qualidade nas respostas que oferece – que às vezes podem soar plausíveis, mas não fazem sentido prático ou podem ser excessivamente prolixo.

chatgpt3 - O que é Chat GPT e como usar? Confira!

Por que algumas pessoas estão preocupadas com o ChatGPT?

As pessoas estão expressando preocupação com os chatbots de IA substituindo ou atrofiando a inteligência humana. Por exemplo, o chatbot pode escrever um artigo sobre qualquer tópico com eficiência (embora não necessariamente com precisão) em segundos, eliminando potencialmente a necessidade de um redator humano.

O chatbot também pode escrever uma redação completa em segundos, tornando mais fácil para os alunos trapacear ou evitar aprender a escrever corretamente. Isso levou alguns distritos escolares a bloquear o acesso a ele.

Outra preocupação com o chatbot de IA é a possível disseminação de desinformação. Como o bot não está conectado à Internet, ele pode cometer erros nas informações que compartilha.

Afinal, o ChatGPT é bom ou ruim? Como impacta nossas vidas?

O ChatGPT é um chatbot avançado que tem o potencial de facilitar a vida das pessoas e ajudar nas tarefas tediosas do dia a dia, como escrever e-mails ou navegar na web em busca de respostas.

No entanto, certos detalhes técnicos devem ser descobertos antes de serem amplamente utilizados para evitar resultados negativos, como a disseminação de informações erradas.

Em geral, os modelos de IA e aprendizado de máquina (ML) dependem de muito treinamento e ajuste fino para atingir um nível de desempenho ideal.

Então, a IA está dominando o mundo? Ainda não, talvez, mas o pessoal da OpenAI certamente acha que a inteligência de estilo humano na IA não está tão longe assim.

A questão de quais valores alinhamos esses sistemas será um dos debates mais importantes que a sociedade já teve.

Entramos assim numa nova área, a do diálogo entre uma inteligência artificial de um lado e de outro, nós mesmos, inteligências múltiplas e vividas.

Por enquanto, as IAs continuam sendo ferramentas que podem ser usadas para aumentar a produtividade e até a criatividade, mas nunca substituirão o trabalho do ser humano dotado de sensibilidade e inteligências múltiplas.

O pensamento crítico é, portanto, vital com o surgimento da IA ​​generativa. O melhor conselho que podemos dar é experimentar e explorar essas tecnologias e estar ciente de suas limitações. Tenha cuidado quando se trata de preconceito, privacidade de dados e objetivos dos criadores.

E você? Está preparado para essa nova era?

Deixe seu comentário!