Você sabe o que é ser workaholic? Por se tratar de um termo novo, muitas pessoas ainda não têm conhecimento profundo em relação a esse importante tema do mundo do trabalho.

O termo workaholic tem sido cada vez mais frequente em um contexto pelo qual muitos trabalhadores, na prática, estão trabalhando mais. Mas ainda muitas pessoas não têm claro o  que é ser workaholic. E essa questão se complicou no período pandêmico, pois muitos indivíduos estão trabalhando remotamente.

Nesse contexto de home office, as fronteiras em trabalho, descanso e vida pessoal e profissional têm ficado mais fluidas. Porém, nem sempre isso é saudável e pode, inclusive, prejudicar a sua saúde mental.

Pensando na importância desse tema, neste post explicaremos detalhadamente o que é ser workaholic, porque não é necessário trabalhar em excesso para ter sucesso e como saber se você não é um workaholic. Além disso, forneceremos dicas que o ajudarão a deixar de ter compulsividade pelo trabalho. Vamos descobrir o que é ser workaholic? Boa leitura!

O que é ser workaholic?

Workaholic é um termo originário da língua inglesa e faz referência a uma pessoa que trabalha em excesso e que pensa compulsivamente no trabalho. Desse modo, até nos tempos livres, nos finais de semana e durante as atividades de lazer o indivíduo pensa no trabalho.

A pessoa, portanto, tem muita dedicação às suas atividades profissionais. No entanto, o excesso de dedicação faz mal e o indivíduo pode apresentar cansaço crônico. Vale destacar que empregados exaustos tendem a ser menos produtivos e pouco úteis para as empresas.

Por que você não precisa (e não deve) ser workaholic para ter sucesso?

Gastar muitas horas trabalhando o mesmo pensando em trabalho pode causar vários problemas para a saúde. Entre eles estão a síndrome de burnout, o estresse, a depressão etc. Além disso, o indivíduo pode ter dores musculares ou na região da lombar, dificuldades para dormir etc.

Para prevenir estes e demais malefícios, cuide da sua saúde. Procure hábitos de vida saudáveis e equilibrados como:

  • uma alimentação balanceada;
  • a prática regular de atividades físicas (pelo menos 3 vezes por semana);
  • tempo de descanso;
  • uma boa noite de sono.

Todas essas práticas o ajudarão a relaxar e a tirar a sobrecarga laboral.

workaholic - O que é ser Workaholic?

Como saber se eu sou workaholic?

Apesar de ser um tema novo, existem alguns sintomas clássicos que o ajudarão a identificar se você tem compulsividade pelo trabalho. Essa questão acontece por diversos motivos.

O ambiente competitivo profissional e a existência de várias tarefas complexas contribuem para que diversas pessoas fiquem constantemente preocupadas com o trabalho. Agora que você sabe o que é ser workaholic, na sequência do conteúdo destacaremos sobre os principais sintomas presentes.

Primeiro a chegar e o último a sair

Ser o primeiro a chegar no escritório não é necessariamente uma característica ruim. Pode ser que você se sinta mais produtivo no começo do dia, especialmente quando há menos distrações.

No entanto, caso você seja o último a sair também, isso pode parecer um problema. É fundamental identificar esse hábito antes que ele comece a impactar no seu desempenho e na gestão do tempo.

Não é muito produtivo trabalhar por, por exemplo, 12 horas consecutivas e se sentir com mal-estar por causa do cansaço. Isso porque, a sua produtividade e qualidade de vida estarão comprometidas, o que dificultará você a alcançar bons resultados.

Não tem hobbies

Quando a pessoa trabalha por muitas horas, aos poucos os interesses pessoais e as atividades de lazer vão desaparecendo da rotina. Nesse contexto, muitos indivíduos acabam socializando menos com os amigos. Com isso, aumenta-se o risco de você perdê-los, restando somente clientes e colegas de trabalho na sua lista de contatos.

Anda estressado

O estresse é outra característica presente em quem é workaholic. Caso esteja constantemente preocupado, mesmo quando não está no seu período de trabalho, isso pode ser problemático.

Conversa somente sobre questões profissionais

Outro sintoma clássico de quem é workaholic é que a pessoa conversa somente sobre questões profissionais. Desse modo, ela se desliga do mundo e demonstra desinteresse sobre assuntos que não se relacionam ao trabalho (política, arte, cinema, esporte etc.).

Como deixar de ser workaholic?

Esta é uma das dúvidas mais pertinentes e comuns nesse momento. A boa notícia é que existem diversas estratégias que poderão ser adotadas para que você deixe de ser um workaholic e, consequentemente, tenha uma vida mais saudável.

Ter planos para o tempo livre

Defina quais serão os seus horários em que você vai desligar o seu computador e celulares para não pensar em questões profissionais. Além disso, planeje as atividades a serem feitas nos tempos livres para que não pense no trabalho nos horários de lazer.

Fazer exercícios físicos

A prática regular de atividades físicas o ajudará a reduzir o estresse da rotina laboral e também contribuirá para o seu bem-estar. Nesse contexto, é recomendável, pelo menos 3 vezes por semana, tirar uma hora do seu dia para fazer exercícios físicos. Não é muito tempo e essa simples ação será muito benéfica para a sua saúde.

Ter hobbies

Ter hobbies ou interesses pessoais é uma ótima ideia ter uma vida saudável. Você pode, por exemplo, de gostar de ler livros de aventura, ficção, romances etc. Também é uma ótima ideia assistir filmes, eventos esportivos, fazer um churrasco com a família nos finais de semana, entre outras possibilidades.

Como é possível perceber, ser workaholic não é nada benéfico para a sua vida profissional e nem pessoal. Isso porque, você tende a ser menos produtivo, a ficar mais estressado e pode também prejudicar a sua saúde mental.

Por esse motivo, é muito importante entender sobre o que é ser workaholic e identificar os sintomas o quanto antes. Assim, é possível fazer um bom tratamento posteriormente, em caso de necessidade.

Este conteúdo na qual expressamos o que é ser workaholic foi útil? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.