Esse ano a noite de São João vai ser “denticasa”. Mas dá para tornar a comemoração para lá de especial! Basta preparar receitas para festa junina, se fantasiar de caipira e chamar os amigos para uma quadrilha online. Com certeza, todos irão se divertir até o sol raiar.

Quer uma ajuda para tornar a festa ainda mais deliciosa? Canjica, pamonha e bata-doce assada são alguns dos exemplos de quitutes dessa época do ano que te ensinaremos a fazer! Bora lá?

4 Receitas para festa junina para você matar a saudade

1. Canjica de doce de leite

A origem da canjica é um tanto quanto controversa. Alguns estudiosos acreditam que o doce é uma herança dos índios Tupinambás, que habitavam o litoral brasileiro no início do século XVI. No entanto, há quem diga que “kanzika” veio do dialeto quicongo, falado do Congo e Angola e significa “papa grossa de milho”.

A canjica de doce de leite, no entanto, é uma invenção mineira e era preparada nas fazendas do interior nos dias mais frios do ano. Aprenda como fazer esse doce e aproveite para saborear essa e outras receitas para festa junina!

Ingredientes

Lave a canjica e deixe de molho na água morna por cerca de 2 horas. Escorra todo o líquido e lave a canjica em água corrente.

Coloque o milho na panela da pressão com 2 litros de água e deixe cozinhar por cerca de 1 hora depois que a panela começar a fazer barulho.

Após o cozimento, tire a pressão da panela e acrescente a canela em pau, o coco ralado e o doce de leite. Misture bem e deixe ferver por mais 10 minutos, até o caldo engrossar. Decore com canela em pó e sirva ainda quente.

2. Pamonha de milho-verde

Doce ou salgada, a pamonha é um quitute de origem indígena. Muito comum em Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, pode ser saboreada com um delicioso café quente e é uma das receitas para festa junina mais populares.

Ingredientes

  • 5 espigas de milho com palha

  • 250 gramas de coco ralado

  • 1 xícara (chá) de açúcar

  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Retire a palha das espigas com bastante cuidado para não rasar. Coloque água em uma panela grande e deixe ferver. Coloque as palhas uma a uma e deixe por cerca de 1 minuto. Reserve.

Jogue a água fora, encha a panela com uma nova água e leve ao fogo para ferver. Enquanto a água ferve, rale as espigas de milho com um ralador grande. Raspe o sabugo com o auxílio de uma faca. Sobre uma tigela grande, peneire o milho espremendo bem o bagaço. Jogue o bagaço fora.

Em uma panela grande, junte o milho coado, o coco ralado, o açúcar e o sal. Leve ao fogo mexendo bem, até adquirir a consistência de mingau mole.

Agora é só montar as pamonhas! Coloque duas palhas sobre a bancada, uma de frente para a outra. Encaixe as laterais para formar um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo.

Deixe a ponta solta virada para cima. Com o auxílio de um funil coloque o creme na “trouxinha” de palha, com cuidado para não vazar. Transfira a pamonha para um prato e repita o processo até o creme acabar. Coloque as pamonhas na panela com água fervente e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Retire e deixe esfriar um pouco antes de abrir.

3. Caldo de feijão

Famoso em todas as cidades do Brasil, o caldo de feijão é uma das receitas para festa junina que combinam com os frios do inverno mas também podem ser saboreadas no verão. Assim como a feijoada, esse prato considerado um dos melhores do mundo tem origem africana.

O feijão, no entanto, já era consumido em toda a América Latina e particularmente apreciado na região do Peru muito antes dos europeus chegarem ao continente. O prato era tão saboroso que logo caiu no gosto dos forasteiros. Vamos à receita?

Ingredientes

  • 100 gramas de linguiça picada em rodelas
  • 50 gramas de bacon picado em cubos
  • 300 gramas de feijão-carioca cozido
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 cebola picada em cubos
  • cebolinha, sal, louro, torresmo e pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma panela de boca larga, coloque o azeite para esquentar. Refoque o alho e a cebola até dourar. Acrescente o feijão cozido e tempere com sal e pimenta. Mexa até ferver. Em outra panela, frite o bacon e a linguiça. Reserve.

Bata o feijão no liquidificador. Volte o feijão batido para a panela e acrescente o bacon e a linguiça. Sirva em uma xícara alta com um pouco de torresmo e cebolinha picada a gosto.

4. Bata-doce assada

A batata-doce já era cultivada pelos índios muito antes da chegada dos portugueses. No entanto, o alimento é consumido em todo o mundo, dos Estados Unidos ao Japão. Entre as receitas para festa junina, a batata assada é uma das mais esperadas. Veja como é simples!

Envolva as batatas em papel alumínio e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Você também pode assá-las na boca do fogão com auxílio de um garfo de dentes largos.

Espere esfriar antes de abrir e sirva com coalhada de leite, creme ou com leite condensado. Caso prefira, salpique queijo ralado, pimenta-do-reino, bacon, carne de sal, cebolinha e um pouco de sal.

Gostou das nossas receitas para festa junina? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e chame os seus amigos para trocar algumas dicas!