Em algum momento de sua carreira, você vai se deparar com uma situação que atormenta a mente de muitas pessoas: participar de uma reunião ou apresentação de trabalho. Nesse momento você será o centro das atenções por algum tempo. E muitos profissionais se questionam sobre como se comportar ou ainda se destacar em uma reunião.

Essa pode ser uma ótima oportunidade de você ser visto por seus superiores e colegas de trabalho e se destacar profissionalmente, ou não. Tudo depende de você. Dê o seu melhor para construir uma imagem profissional sólida.

Nesse artigo iremos mostrar 7 dicas infalíveis de como se destacar em uma reunião ou apresentação de trabalho.

1. Começando com o pé direito

Prepare se bem 6 300x200 - 7 dicas para se destacar em uma reunião e apresentação de trabalho

Antes de ir a uma reunião de trabalho ou fazer uma apresentação, você deve se preparar bem. Saber como falar e dominar o assunto que vai tratar são essenciais para transmitir autoridade, se destacar em uma reunião e passar segurança a quem vai assistir.

Portanto, faça uma pesquisa extensa sobre o assunto que será abordado, buscando os conteúdos mais recentes. Isso mostrará que você se mantém atualizado no que está acontecendo no mundo.

Com seu conteúdo em mãos, organize-o, de modo que suas ideias tenham coerência na hora de expô-las. Para isso, fazer um roteiro, usando palavras-chave que o auxiliem durante a reunião ou apresentação, é muito importante.

Sempre que possível, use recursos audiovisuais para apoiar sua narrativa. As pessoas tendem a reter mais o conteúdo de uma apresentação com imagens, do que somente de um discurso. E vai ajudá-lo a se destacar em uma reunião.

Desenvolva sua apresentação com slides bem construídos. Faça algo original, se a ocasião lhe permitir. Lembre-se, os slides darão suporte a sua apresentação, portanto use mais imagens, infográficos, gráficos, ilustrações.

E, acima de tudo, treine. Treine muito. Com tudo montado, faça um vídeo de você fazendo a sua apresentação. Chame a família e amigos e apresente para eles. Tudo isso permite que você ache pontos onde possa ajustar suas ideias e sua performance.

2. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica

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Quando o dia da reunião ou apresentação chegar, duas coisas são de extrema importância para se destacar em uma reunião: ser pontual e estar vestido de acordo com a ocasião.

Como você se apresenta é algo que deve ser bem analisado. Você deve se vestir de modo a se identificar com as normas da empresa, transmitindo profissionalismo e seriedade.

Seja positivo e educado, cumprimentando a todos que irão participar da reunião. Procure se expressar claramente, com frases curtas e objetivas, evitando erros de concordância. Se o ambiente permitir, leve um pouco de bom-humor para a apresentação.

Também é importante cuidar para que seu tom de voz seja adequado para ocasião, fazendo pausas assertivas e gestos pontuais.

3. Crie um vínculo com quem vai assistir

Criar um vínculo com sua audiência é algo primordial para que suas informações sejam assimiladas e destacar em uma reunião. Daí a importância de conhecer quem irá participar da reunião para que seu conteúdo seja direcionado de acordo com as necessidades das pessoas presentes na reunião.

O melhor caminho para alcançar esse objetivo é ser autêntico, sem tentar parecer uma pessoa que não é. Assim, sua apresentação soará muito mais natural para quem está ouvindo você e, consequentemente, criará uma maior empatia com todos os presentes.

Quando estiver falando, com todas as atenções voltadas para você, olhe para todas as pessoas de forma igualitária, sem demorar demasiadamente o olhar em uma única pessoa. Dessa forma todas se sentirão importantes.

4. Fale o necessário, nem mais nem menos

Hoje em dia, as pessoas têm cada vez menos tempo no trabalho, por isso uma reunião ou apresentação não deve ser muito longa.

Quando você está bem preparado, tendo feita uma boa pesquisa sobre os tópicos que serão tratados, fica mais fácil ser objetivo e direto. Assim sua apresentação será mais dinâmica, terá a atenção devida de quem está ouvindo e não tomará tempo desnecessário de ninguém.

Com certeza isso será bem-visto pelos integrantes da reunião.

>>> Leia também: Manual de sobrevivência a reuniões: crie reuniões produtivas, aconteça o que acontecer.

5. Passe confiança para as pessoas

Outro resultado interessante de se preparar bem para a reunião antecipadamente, reunindo dados suficientes, é a confiança com que você fala sobre o assunto que está em pauta. Ser confiante na fala e nos gestos passa credibilidade de que você é autoridade naquele assunto, obtendo atenção da audiência e respeito de seus colegas e superiores.

Outro ponto interessante, quando você domina o assunto, é trazer ideias novas para a reunião. Geralmente os gestores e diretores avaliam bem esse tipo de postura dos seus colaboradores.

6. Responda a todas as perguntas

Por mais completa que seja sua apresentação, sempre haverá pontos que geram dúvidas. Dessa forma algumas pessoas irão fazer perguntas sobre esses pontos.

É importante responder a todas as questões. Para as perguntas que você não souber a resposta, se prontifique a fazer uma pesquisa e respondê-las mais tarde, e realmente faça isso.

7. Faça ainda melhor da próxima vez

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É muito importante que você tome nota de tudo que está sendo dito na reunião. Nunca confie na sua memória para guardar pontos relevantes, pois é muito comum esquecer algum detalhe depois de algum tempo.

Fazer anotações demonstra seu interesse pelo assunto abordado, e garante que você relembre pontos relevantes no futuro caso precise.

É importante lembrar de que não existem apresentações perfeitas, mas seguindo este método que estamos mostrando elas podem ficar muito mais atrativas, criando o impacto que você deseja para alavancar sua carreira.

Você gostou dessas 7 dicas para se destacar numa reunião ou apresentação de trabalho?

Então, para ajudar ainda mais você, daremos a seguir um checklist com os pontos mais importantes que devem ser levados em conta ao montar sua apresentação.

Checklist para montar uma apresentação ideal e marcante

  • Faça poucos slides. E cada slide deve ter textos curtos e objetivos.
  • Utilize imagens de alta resolução para apoiar sua apresentação.

  • Use infográficos, pois eles passam as informações de forma objetiva.

  • Sua apresentação deve ter uma narrativa, contar uma história.

  • Procure utilizar a fonte que está no manual da marca da empresa. Caso não tenha, evite fontes rebuscadas e de difícil leitura.

  • Evite transições entre os slides.

  • Ancore seus conceitos com exemplos marcantes.

  • Use números e estatísticas para comprovar o que está querendo passar.

  • Crie conexão com sua audiência
  • Não seja um robô e explore gestos e a sua voz para enfatizar os pontos importantes

  • Use sua linguagem corporal para demonstrar confiança

  • Permita que as pessoas tirem suas dúvidas no final, então procure finalizar a apresentação com um slide que dê essa deixa a elas.

Uma reunião de trabalho é a oportunidade perfeita para você se destacar frente a equipe e ao seu gestor. Você pode brilhar dando suas opiniões e sugestões ou realizando uma apresentação impactante. Aproveite as dicas deste artigo sobre como se destacar em uma reunião para utilizar esses eventos no trabalho como degraus na escada do sucesso da sua carreira.

Comente aqui embaixo o que achou das dicas sobre como se destacar em uma reunião. Teria mais alguma dica? Vamos adorar saber a sua opinião.