Prática milenar oriental, a meditação vem ganhando adeptos no mundo ocidental a passos largos. E existe uma razão para isso: quem já aderiu percebeu seus muitos benefícios e está chamando a atenção de quem ainda não experimentou meditar. Ou seja, a curiosidade está batendo à porta de todos, até de quem até pouco tempo não se imaginaria meditando simplesmente porque se dizia “sem tempo” para isso devido ao ritmo cotidiano pra lá de acelerado.

Os benefícios da prática são muitos, alguns deles surpreendentes, e é sobre eles que trata este artigo. E como estamos no Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio), já adiantamos benefícios importantíssimos para a saúde mental: combate a depressão e a ansiedade, sendo um ponto de reflexão, limpeza e reconexão interior que tornarão sua vida muito mais equilibrada.

Ah! Para ler o texto (e para meditar), nem é necessário sentar em posição hindu, pode continuar sentado (ou deitado), exatamente como está agora! Leia atentamente e depois… pratique! Mesmo se estiver no escritório!

Vamos aos benefícios!

1. Evita e ajuda a tratar a depressão

benefícios da meditação surpreendentes

Segundo o site Felicidade Consciente, um experimento da Universidade da Califórnia conseguiu que 20 idosos com depressão tivessem melhora do humor praticando meditação. O programa de oito semanas de relaxamento incluía meia hora de meditação por dia.

2. Reduz a ansiedade

Um sintoma que, muitas vezes, acompanha a depressão é a ansiedade. Você poderia imaginar que a meditação melhoraria estes dois problemas? Também é do site mencionado acima, a afirmação de que uma equipe de cientistas da Wake Forest Baptist Medical Center, Carolina do Norte, estudou pessoas que se sentiam ansiosas diariamente.

O que todas tinham em comum durante a pesquisa, era o fato de meditarem por 20 minutos todos os dias por 20 dias. O resultado foi impressionante: houve redução do nível de ansiedade em 39%. Portanto, se a vida agitada está te deixando muito ansioso, medite!

Segundo o UOL, uma outra pesquisa, da Universidade Tecnológica de Michigan, descobriu algo realmente surpreendente sobre a meditação: com somente uma sessão de uma hora o indivíduo que sofre de ansiedade pode ter benefícios psicológicos e cardiovasculares. O estudo analisou 14 indivíduos em três fases.

Na primeira, os cientistas mediram a ansiedade de cada voluntário e fizeram testes cardiovasculares. Na segunda etapa, os participantes fizeram uma sessão de 20 minutos de meditação introdutória, seguidos de 30 minutos de exame corporal. Depois, fizeram 10 minutos de meditação autoguiada, e repetiram os testes cardiovasculares logo após a meditação e, novamente, 60 minutos depois. Na última etapa, ocorrida uma semana depois, foi feito um teste de ansiedade pós-meditação.

Os resultados mostraram que um pouco depois de meditar e até uma semana depois, os participantes relataram que os níveis de ansiedade haviam diminuído.

3. Diminui os efeitos do estresse pós-traumático

beneficios meditacao seculus 3 - Os 7 benefícios surpreendentes da meditação

Um outro problema seríssimo que pode levar as pessoas a, inclusive, pensar em desistir de viver, é o estresse pós-traumático. Como o nome já diz, essa é uma situação delicada que ocorre após um grande trauma sofrido pela pessoa.

Sabemos que todo ser humano está sujeito a situações que fogem do seu controle, e nem sempre conseguimos lidar com alguns problemas. Assim, para não enfrentar problemas sérios que abalem o trabalho e a vida pessoal, comece a meditar imediatamente. Começando agora você vai prevenir que qualquer tipo de estresse, pós traumático ou não, te tire do seu eixo. Não é maravilhoso?

Dito isso, uma pesquisa realizada também pelo instituto (Wake Forest Baptist Medical Center), estudou 28 enfermeiras com estresse pós-traumático. Metade delas foi orientada a meditar e fazer alongamento por duas semanas, já a outra metade não. As que fizeram meditaram e alongaram seus corpos apresentaram redução de 67% nos níveis de cortisol (o hormônio do estresse) sanguíneo, enquanto na outra metade não foram observadas alterações.

4. Melhora a saúde do coração

beneficios meditacao seculus 1 - Os 7 benefícios surpreendentes da meditação

Quem diria que meditar poderia favorecer coração, veias e artérias do corpo? A pesquisa mencionada no tópico anterior mostrou que até a saúde cardiovascular pode ser melhorada com a prática da meditação.

Os voluntários apresentavam:

  • menor frequência cardíaca de repouso;
  • diminuição da carga pulsátil da artéria aorta [o quanto a pressão arterial é alterada entre a diástole (relaxamento muscular) e a sístole (contração muscular) de cada batimento cardíaco multiplicada pela frequência cardíaca].

A Associação Americana do Coração (American Heart Association), analisou os efeitos da meditação em um grupo de pacientes com 59 anos de idade por 9 anos e concluiu que a meditação diminui em 47% os riscos de um ataque cardíaco.

Outro estudo revelado pelo site Felicidade Consciente mostrou os benefícios da meditação na prevenção do infarto. Trinta e um adolescentes hipertensos foram avaliados pela Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia, enquanto eram submetidos à meditação duas vezes ao dia, por 15 minutos durante quatro meses. O resultado foi uma diminuição da massa do ventrículo cardíaco esquerdo, evento que ajuda a diminuir o risco de infarto.

5. Melhora a concentração por 7 anos

beneficios meditacao seculus 2 - Os 7 benefícios surpreendentes da meditação

Você até poderia imaginar que a meditação poderia te deixar mais atento por algumas horas, mas por sete anos, parece brincadeira, não? Esse é, verdadeiramente, um benefício surpreendente da meditação.

O estudo foi publicado pelo Journal of Cognitive Enhancement e acompanhou, por três meses, 60 pessoas que participaram de retiros de meditação. Apesar de experientes na prática, os participantes receberam instruções de técnicas de meditação.

Eles se dedicavam à prática individual de meditar por aproximadamente seis horas diárias e participavam de sessões de meditação em grupo duas vezes ao longo do dia.

Os estudiosos acompanharam os participantes após a prática, respectivamente por seis meses, 18 meses e sete anos. Logo após o período da observação, os indivíduos que meditaram no retiro já demonstraram melhoras na atenção. Os 40 participantes que continuaram no estudo por sete anos disseram que mantiveram alguma forma de meditação, por cerca de uma hora por dia.

A conclusão foi que, após sete anos, o nível de boa concentração observado imediatamente após o retiro foi parcialmente mantido, especialmente entre os participantes que continuaram meditando ao longo dos anos.

No entanto, mesmo os que praticavam menos meditação durante os próximos sete anos, mantiveram ganhos cognitivos e não apresentaram declínio da atenção relacionado à idade.

6. Favorece as relações no trabalho

beneficios meditacao seculus 4 - Os 7 benefícios surpreendentes da meditação

Quem medita tende a ser uma pessoa de reflexões mais leves, não tão perturbadas com muitos pensamentos ou julgamentos. Com isso, consegue-se entender as atitudes das outras pessoas (no ambiente de trabalho ou em qualquer outro, é claro) de maneira mais racional, além de resolver os problemas de formas mais simples.

Além disso, meditar faz com que a pessoa aceite e respeite mais as ideias alheias. As pessoas ao redor percebem essa mudança, o que traz harmonia para os relacionamentos e para as reuniões de trabalho ao longo do dia.

7. Aumenta a massa cinzenta do cérebro

Outro benefício surpreendente da meditação foi descoberto por estudiosos da Universidade da Califórnia: a massa cinzenta cerebral aumenta em pessoas que meditaram durante o estudo. Isso foi constatado em exames de ressonância magnética.

Essa descoberta fez os pesquisadores chegarem à conclusão de que tais pessoas conseguiam entender melhor as informações adquiridas, ou seja, te deixa mais inteligente.

E então, apostamos que, após ver os benefícios surpreendentes da meditação, você está bem mais motivado/a a praticar essa técnica milenar de meditação.

Você encontrará mais informações que te surpreenderão no post 9 hábitos que te farão viver mais — como “usar o fio dental aumenta em 6 anos seu tempo de vida”!