Muito tem se falado sobre autocuidado. No entanto, algumas pessoas tendem a associar erroneamente o conceito apenas à utilização de cosméticos relacionados à beleza e à aparência. No entanto, o autocuidado abrange uma perspectiva mais abrangente, contemplando as dimensões físicas, mentais e emocionais. Confira mais sobre o Autocuidado!

Autocuidado O que e e por que e tao importante 1024x683 - Autocuidado: O que é e por que é tão importante?

Compromisso com a sua qualidade de vida

Os seres humanos têm necessidades diversas para estar sempre se aperfeiçoando, aumentando sua produtividade e autoestima e melhorando seus relacionamentos interpessoais. Neste contexto, a dedicação ao autocuidado melhora potencialmente a qualidade de vida. Cuidar de si mesmo significa separar um tempo exclusivo pra isso entre suas obrigações.

Não há uma receita única de autocuidado para atender todos os indivíduos. O estabelecimento de cuidados diários depende das características de cada um. Afinal, estamos falando de autoconhecimento, fortalecimento dos laços de confiança, de decisões pessoais e dos limites tanto do corpo quanto da alma.

Agendas ocupadas não devem servir como desculpa para adiar esta integração. Até mesmo porque não é tão complexo assumir compromisso com pequenos rituais de autocuidado no dia a dia. Às vezes, será necessário adotar hábitos saudáveis e mudanças no estilo de vida.

Mas, certamente, as ações que visam a prevenção de doenças e a promoção de saúde e bem-estar reduzem o estresse, a ansiedade, as tensões, melhorando o bem-estar físico e emocional.

Conheça, agora, as 5 dimensões do autocuidado e o que fazer para garantir cada uma delas

1. Espiritual

O lado espiritual é fundamental no autocuidado. Trata-se do momento de conexão intensa com o nosso eu interior. Independentemente de religião, crenças e valores pessoais, estar em equilíbrio com a sua alma e com aquilo que considera sagrado é essencial.

A prática da espiritualidade só traz benefícios como harmonia, paz e uma sensação gostosa de bem-estar para a vida.

Mas como fazer isso? Se informe sobre os diversos modos de meditar, orar ou rezar. Não siga apenas aquilo que a sua família ensinou como sendo a melhor prática espiritual. Converse com pessoas de outras crenças e veja quais fazem mais sentido para você.

Uma ação afirmativa para melhorar sua comunidade na forma de trabalho voluntário, por exemplo, traz uma sensação de utilidade muitas vezes não encontrada no trabalho remunerado.

Tente ficar mais perto da natureza. E conserve atitudes de inspiração, gratidão e motivação em reuniões com os amigos, num jantar caprichado com a pessoa que você ama ou em uma atividade artística.

2. Emocional

Talvez a conexão mais importante no autocuidado seja entre o indivíduo e suas próprias emoções. Sem reconhecê-las, como gerenciá-las? A saúde emocional depende delas. Você já parou pra pensar o quanto é necessário aceitar suas próprias emoções, mesmo que elas sejam negativas?

A prática da meditação ajuda bastante a alcançar uma clareza mental. Por meio dela, você pode analisar como reage diante de certas situações nos relacionamentos pessoais e em grupos. Sempre separe um tempo para reconhecer o que está funcionando bem e onde precisa se aperfeiçoar.

Pense nos seus principais sentimentos, mesmo que não consiga dar um nome específico para cada um deles. Se achar necessário, procure um psicólogo e faça uma ou mais sessões de psicoterapia. A ajuda de um profissional é excelente para o autoconhecimento.

No quesito emocional você pode ainda, por exemplo, cantar, dançar ou pintar. Tudo isso é exemplo de atitude para expressar melhor seus sentimentos mais profundos. Estar com os amigos também é interessante. Claro que os temas leves e engraçados devem estar na pauta. Porém, compartilhar problemas também faz com que sua dor fique mais leve.

Autocuidado emocional e1708437072485 1024x643 - Autocuidado: O que é e por que é tão importante?

3. Intelectual

Cultivar hábitos de leitura, assistir a documentários, séries e filmes, cursos, conversas com especialistas em temas interessantes e participação em lives são exemplos para desenvolver o autocuidado intelectual. Exercitar a mente é um estímulo ao pensamento crítico e à criatividade.

Aprender um novo idioma, se entreter com os games preferidos e manter sua mente ativa com exercícios de raciocínio amplia a capacidade de pensar, criar e aprender. Outras iniciativas nesse sentido é cozinhar, tocar um instrumento, desenhar, fazer artesanato e cuidar de crianças.

Enfim, saia da monotonia! Não se deixe levar pela vontade de ficar apenas recebendo informações desnecessárias em uma tela de celular. Isso não enriquece seu intelecto.

4. Físico

O nosso corpo depende de higiene, sono regular, alimentação saudável, segurança e atividade física. O ideal é que você pratique exercícios físicos regularmente por pelo menos 150 minutos por semana. Se você fizer o que gosta, isto não será difícil.

Você pode escolher entre uma ou mais atividades. Entre elas, natação, caminhada, yoga, vôlei, musculação, tênis, basquete, remo, corridas. Qualquer coisa que faça você movimentar seu corpo.

Os esportes são aliados poderosos no autocuidado físico. Aproveite as aulas experimentais oferecidas no mercado. Tenha também atitudes simples no dia a dia como subir escadas, ir a pé no mercado, passear nas praças e parques ao ar livre. Até uma brincadeira divertida com seu pet ajuda neste aspecto.

Não se esqueça de adotar uma alimentação saudável, adotar a medicina preventiva, evitar bebidas alcoólicas e consumo de gorduras e beber bastante água todos os dias.

Autocuidado fisico e1708437820747 1024x655 - Autocuidado: O que é e por que é tão importante?

5. Social

O autocuidado social é necessário para uma maior qualidade de vida e felicidade na rotina diária. Aqui vale lembrar a famosa frase do filósofo inglês Thomas Morus: nenhum homem é uma ilha. O ser humano precisa da companhia de outros seres humanos.

O contato social traz um impacto profundo na saúde mental. Cerque-se de pessoas que te fazem bem. Procure sempre conhecer pessoas novas, além do âmbito familiar. Ligue sempre para os amigos e converse. Não caia na cilada de usar apenas mensagens escritas via WhatsApp.

A reconexão física com pessoas também é poderosa quando há uma interação respeitosa, afetuosa e que gere solidariedade e empatia. Você não está sozinho e falar é a melhor solução. Viver é bom, mesmo que haja obstáculos para serem superados.

Deixe seus comentários sobre este tema.