A linguagem comportamental está bastante presente no nosso cotidiano e é fundamental conhecê-la. Ela marca presença em um amplo conjunto de situações. Entre elas estão as relações familiares, as amizades, os relacionamentos profissionais, os eventos empresariais etc.

Dessa maneira, podemos dizer que ao ter o conhecimento do tema você vai se relacionar melhor com as pessoas e vai perceber melhor os relacionamentos. Ambas as questões, somadas, vão te ajudar a desenvolver pessoalmente e profissionalmente.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo destacaremos o que é a linguagem comportamental, qual a sua importância e forneceremos dicas que vão te ajudar a ler esse tipo de linguagem. Continue com a gente para saber mais.

O que é a linguagem comportamental?

Esse conceito faz referência ao conjunto de expressões não verbais que representam comportamentos do nosso cotidiano.

Dessa maneira, podemos dizer que esse tipo de linguagem se expressa por meio de comportamentos, expressões faciais, postura, gestos etc.

Trata-se de uma questão bastante abrangente e uma das principais formas de comunicação interpessoal no nosso cotidiano. Isso porque, ela pode estar envolvida em situações profissionais, pessoais, de negócios etc.

Qual a importância da linguagem comportamental?

Por diferentes motivos, a linguagem comportamental é fundamental. Primeiramente, ao compreender os sinais você vai desenvolver melhores relações pessoais e profissionais. Além disso, torna-se possível ser mais empático e saber motivar melhor as pessoas.

Somada a essa questão, a linguagem comportamental vai te ajudar a desenvolver competências pessoais. Entre elas estão a empatia, relacionamento com a equipe, comunicação interpessoal etc. Desse modo, podemos dizer que ao compreender esse tipo de linguagem torna-se possível desenvolver nas questões pessoais e profissionais.

Como ler a linguagem comportamental?

Para fazer a leitura dessa linguagem é importante saber aliar os comportamentos das pessoas com as expressões corporais e os atos. As pessoas com essa habilidade conseguem perceber traços de personalidade, emoções e sentimentos.

Há algumas questões elementares que vão te ajudar a otimizar a leitura da linguagem corporal e entre elas estão:

· postura ereta com movimentos firmes costuma indicar confiança;

· mãos na cintura podem indicar agressividade;

· braços cruzados podem ser indicador de postura defensiva;

· sentar de pernas abertas pode demonstrar relaxamento;

· olhos baixos podem indicar desmotivação;

· desviar o olhar pode indicar insegurança ou timidez;

· mãos no rosto ou no queixo podem indicar pessoas que estão refletindo sobre algo.

Quais os significados de sinais mais frequentes?

Há um amplo conjunto de sinais frequentes de linguagem comportamental e o conhecimento dessas questões vai te ajudar a entender melhor os sinais não verbais das outras pessoas. Vamos abordar sobre essas questões com mais detalhes logo abaixo.

Olhar constantemente para baixo

Esse comportamento pode ser bastante associado ao desânimo, medo, tristeza ou mesmo reflexão. Nesse contexto, caso esteja conversando com alguém que está nessa postura pode ser que ela esteja refletindo, desanimada ou lembrando de algo no passado.

Mãos na cintura

Esta postura comportamental pode indicar impaciência, agressividade ou ansiedade para tratar sobre um tema específico.

Cruzar os braços

O hábito de cruzar os braços pode indicar uma posição de defesa ou irritação. Dessa maneira, a pessoa que cruza os braços pode estar insegura ou desconfortável com alguma situação.

No entanto, é importante atentar-se ao contexto da situação, pois em alguns casos a pessoa pode estar apenas com frio e cruzar os braços ajuda a aquecer o corpo.

Coçar a cabeça

Trata-se de um comportamento comum e muitos indivíduos realizam sem perceber. Na maioria das vezes, demonstra indecisão, incerteza, dúvida ou mesmo confusão.

Pernas cruzadas

Essa postura comportamental tende a indicar firmeza e confiança.

Coçar o nariz

Esse sinal pode indicar mentiras ou dúvidas. Desse modo, quando um indivíduo coça o nariz frequentemente, ele pode esconder a boca enquanto fala. Com isso, abre-se margem para as outras pessoas a perceberem ou crerem que nem tudo que está sendo falado é verdade.

Na maioria das vezes, trata-se de um ato inconsciente de quem está mentindo e essa ação busca esconder os lábios no instante em que uma mentira está sendo dita.

Andar ereto

O hábito de andar de maneira reta e com uma postura equilibrada demonstra firmeza, segurança e convicção. Por esses motivos, as pessoas que andam dessa maneira tendem a transmitir mais confiança e assertividade.

Movimentar muito os braços

O hábito de gesticular muito os braços e outras partes do corpo podem demonstrar agitação ou mesmo nervosismo. Geralmente isso costuma indicar pessoas que estão muito ansiosas para algo.

Estalar os dedos

Assim como na situação anterior, estalar os dedos pode demonstrar ansiedade ou impaciência. Além disso, essa postura pode indicar frustração ou agressividade.

Esses sinais são elementares e ajudam a identificar um amplo conjunto de linguagens comportamentais. No entanto, é importante contextualizá-los com o ambiente. Por isso, é fundamental estar atento em relação a um amplo conjunto de questões exteriores. Portanto, baseie-se sempre em mais de um indicador para tirar as suas conclusões.

Qual o impacto da linguagem comportamental no nosso cotidiano?

Nos mais diversos ambientes nos quais transitamos, usamos a linguagem comportamental seja de maneira consciente ou não. Ela tem grande influência nos relacionamentos e na forma em que as pessoas ao nosso redor nos percebem. Por isso, é fundamental preocupar-se com a nossa postura e imagem, pois isso vai ajudar a atrair as pessoas de forma positiva.

Dessa maneira, podemos dizer que as pessoas que se preocupam em melhorar a linguagem corporal conseguem desenvolver melhores relacionamentos, seja na esfera pessoal ou na profissional.

Como é possível perceber, a linguagem comportamental está bastante presente no nosso cotidiano e em diferentes relações. Ao entender esses sinais, torna-se possível desenvolver melhores relacionamentos, desenvolver a questão profissional e otimizar as suas relações pessoais.

Por esse motivo, procuramos compartilhar dicas para identificar essa linguagem visando te ajudar a compreender essas questões e melhorar os seus relacionamentos.

Está com alguma dúvida sobre como identificar a linguagem comportamental? Deixe o seu comentário com a gente. Vai ser um grande prazer te ajudar a esclarecer as suas dúvidas em relação ao tema.