Em fevereiro, foi lançada uma prévia do Android 11. Assim, trata-se de uma importante atualização do próprio sistema operacional do Google. Com isto, agora temos uma boa noção das mudanças que o Google tem reservado para nós. Esperamos que você conheça as revelações oficiais do Android 11 para 2020!

photo152193909460993aba1af40d7 - Android 11: conheça as principais novidades

Mudanças de nome

A atualização do Android de 2020 agora já tem um nome: ele deve se chamar Android 11. Não é mais especulação, o Google já confirmou esta informação. Estas alterações de nome sempre ocorreram, como o Android 9 (ex Android Pie), Android 10 (ex Android Quiche) e agora o Android 11. 

Mas como, já com o Android 10, o Google estava prometendo seguir um sistema de organização de seu sistema operacional, houve rumores sobre seu próximo sistema operacional, e é exatamente isto aqui que saberemos com o novo Android 11.

O Android 11 e suas novidades

A primeira visualização do Android 11 já está disponível. Isto porque o Google lançou de forma oficial a página do desenvolvedor. O primeiro beta do Android está disponível, no início, apenas para smartphones do Google, o Pixel 2, 3, 3a e o 4. Assim, desenvolvedores que não tem um smartphone Pixel também poderão trabalhar com um tipo de emulador.

Mas, para saber mais sobre o Android 11, iremos direto ao assunto. O que ele reserva para nós? Quando é que ele sairá, de fato? Quanto vai custar e outras coisas? 

photo154134502392655d6e0853f4b - Android 11: conheça as principais novidades

Lançamento do novo Android

O Google já revelou alguns dos recursos do mais novo sistema operacional. Como o Android 10 foi lançado nos últimos meses do ano passado, junto com seus novos smartphones, acredita-se que uma data semelhante, para o segundo semestre de 2020, seja o período.

No entanto, antes do lançamento público, o Google já está enviando versões beta para seus desenvolvedores, a fim de testá-lo primeiro. Por isso, bem adiantado, é provável que a versão beta inicial do novo Android aconteça de aparecer, talvez antes do prazo. 

Outra informação importante é que sabemos que o Google IO 2020 será realizado em maio de 2020, onde a multinacional dará uma conferência para desenvolvedores, o que significa que a partir dali, já podemos esperar uma possível data de lançamento oficial do Android 11.

Quais são os recursos do Android 11

Até agora, as principais informações sobre o Android 11 são do Developer Preview, que já foi apresentado aos desenvolvedores recentemente em fevereiro deste ano. Como não foi ainda lançado oficialmente, nem todos os recursos foram mostrados.

Porém, recursos importantes já demonstram servir para aplicativos para uma transição gradual para o 5G, por exemplo. Outros recursos também otimizariam o conteúdo e o desempenho, independente se você está conectado ou não. Além disso, notificações no Android 11 apresentaria uma guia própria, onde são divididas na tela, entre outras.

photo15415600523744e48ab80b - Android 11: conheça as principais novidades

1. Modo de tela melhorado

Mesmo que o modo mais escuro não seja utilizado por todos, aqueles que o utilizam irão apreciar o novo Android 11. Nos smartphones Android, este recurso é agora adaptável para a maioria dos aplicativos, que não se alternam em luminosidades. O modo escuro ajuda na leitura e na redução do uso da bateria. E com o Android 11, você poderá agendar um horário para ligar ou desligar o modo escuro. 

2. Chats 

Um dos novos recursos do Android 10 foi a introdução de “bolhas” de bate-papo, como a do Messenger do Facebook, que se sobressaem em outros aplicativos, permitindo ler as conversas de forma fácil. É provável que outros aplicativos sejam compatíveis com o envio de mensagens de textos e áudio, como o Hangouts, WhatsApp, Instagram, Twitter e até os apps de relacionamentos!

3. Conexão

O Android 11 saberá em qual conexão você se encontra. Hoje, um Android pode saber detectar se está usando rede Wi-Fi ou uma móvel, e com o Android 11, poderão determinar se você está conectado ao 5G ou não. Isso permitirá que o comportamento se adapte e otimize as configurações de diferentes tipos de conexão para um melhor controle de dados.

photo15426417286ca359b085f4 - Android 11: conheça as principais novidades

4. Privacidade e Segurança

O Google aumentou seus recursos para a segurança e privacidade, o que resultará em um Android bem mais seguro. Com melhores permissões de apps, tanto a privacidade quanto a segurança estão no foco neste momento. Com o Android 11, as permissões se tornam mais visíveis e claras. Outro recurso interessante é que se poderá estar conectado aos fones de ouvido para ativar o modo avião, por exemplo. O Android 11, em conexão Bluetooth via fone de ouvido, não será interrompida.

5. Armazenamento

O armazenamento com escopo foi um recurso que já tinha sido pensado para o Android 10, mas que não chegou à sua versão final. Como se encontra ainda em fase de testes, ele visa melhorar as velocidades e a segurança do acesso a dados.

>>> Leia também: Saiba tudo o que promete a tecnologia para 2020

6. Identidade digital

Se há um grande avanço rumo à revolução tecnológica é esperado que no Android 11 a biometria dará a segurança ideal à identidade digital, não mais através de senhas, mas com diferentes tipos de autenticação como scanners, digitalização de íris e até desbloqueio facial.

Além destes recursos, outros podem ser especulados como, por exemplo:

  • Mudança em configurações de acessibilidade e de disponibilidade;
  • Melhora nos problemas relacionados aos carregadores;
  • Gravação de tela embutida;
  • Atualização do menu “Compartilhar”;
  • Inovação com um widget de player com Wi-Fi, Bluetooth e capturas de tela;
  • Atualizações da interface do usuário com a inclusão de uma nova API, etc.

Vamos lembrar que ainda é cedo para avaliar bem o Android 11 e é muito provável que alguns de seus recursos possam se alterar entre o que se apresenta hoje e no segundo semestre de 2020, ao ser lançado. No entanto, não podemos ignorar suas mudanças!

Quando o seu smartphone será atualizado para o Android 11?

O lançamento oficial do Android 11 chegará em breve. Se você possui um smartphone da Samsung, LG, Huawei, Nokia, Asus, Motorola ou outro fabricante, provavelmente terá de esperar até que a Google dê um cronograma de atualização, que ocorrerá após seu lançamento.

Embora que alguns possam já receber uma atualização neste ano, outros terão que aguardar até 2021 para obter o Android 11. Mas, também há uma chance de que alguns novos smartphones que sejam lançados neste ano, possam vir com o Android 11 já instalado. 

Se você ainda está esperando pelas novidades do Android 11 ou quer esperar para comprar um Android 10 este ano com novidades, encontrará as últimas notícias do mundo da tecnologia digital aqui com a gente.

Então, o que você acha de tudo isso? Algum desses recursos beneficia seus aplicativos? Não deixe de ler 5G no Brasil: entenda as previsões dessa tecnologia no país