A revolução tecnológica tem causado impactos profundos em nossa vida. São muitas novas possibilidades que atingem a forma como nós consumimos e como nos relacionamos. E dentre as mudanças estão as operações financeiras e bancárias, como o surgimento das contas digitais.

Neste post você entenderá o que são e como as contas digitais operam. Confira!

seculus3b - Contas digitais: tudo o que você precisa saber sobre elas

O que são contas digitais?

A existência de um banco online (online banking) há algumas décadas poderia soar como uma piada ou ficção científica, certamente. Mas hoje vemos que ela é bem real e cada vez mais pessoas aderem ao banco online.

As operações que podem ser realizadas via transações pela internet, com senhas e logins de acesso, são inúmeras! Acredita-se que cerca de bilhões de ações, tais como fazer pagamentos, transferências eletrônicas e outras transações com movimentação financeira, são feitas diariamente na internet.

Mas você conhece as contas digitais? Elas são tipos de contas bancárias que podem substituir as tradicionais contas físicas de agências de banco. Como assim? Elas funcionam mediante download do App do banco escolhido e você pode usufruir de sua própria conta como se estivesse indo em uma agência bancária.

Como funcionam as contas digitais

As contas digitais são muito fáceis de abrir, porém, nem todas são gratuitas, oferecendo alguns serviços pagos. Mas não se preocupe! Nós vamos mostrar como elas funcionam.

Normalmente, quando se abre uma conta bancária em uma agência tradicional deve-se preencher um cadastro, apresentar diversos documentos como comprovantes de residência e renda, entregar cópias de documentos pessoais etc. Já nas contas digitais esse processo é simplificado.

Diferentemente da conta tradicional, com as contas digitais você irá apenas preencher alguns campos no aplicativo ou site e enviará de forma eletrônica (ou não, dependendo das contas digitais de determinados bancos eletrônicos) arquivos como fotos, e outros documentos necessários.

Principais vantagens das Contas Digitais

As contas digitais são como uma boa alternativa para operações financeiras do cotidiano. Sobre as vantagens das contas digitais, pelo menos a primeira vista são bastante claras:

1. Mobilidade

Em primeiro lugar, não é necessário se deslocar fisicamente a uma agência para abrir uma conta digital. Isto é, abrir uma conta online pode ser feito em casa, no trabalho, na rua, em qualquer lugar. Simples assim. Você não precisa se locomover, enfrentando filas quilométricas, cruzando a cidade para chegar a tempo somente naquela agência, por exemplo.

O banco, através do App disponível, poderá cadastrá-lo e registrá-lo como cliente apenas com os procedimentos que você realizou em menos de meia hora.

seculus3d - Contas digitais: tudo o que você precisa saber sobre elas

Desta forma, as contas digitais são ideais, tanto para clientes ou para gestores, porque elas são um produto basicamente econômico, e isso faz toda a diferença. As contas digitais, por não precisarem de papéis e tempo de expedientes, são mais baratas e mais práticas — às vezes, muito melhores do que as tradicionais.

Os aplicativos e sistemas cada vez mais têm se dedicado a produzir interfaces mais interativas, ágeis e sem complicações. Isso porque as contas digitais não foram feitas apenas para público jovem e adulto, mas para todas as gerações, incluindo idosos.

2. Agilidade

Com as tecnologias móveis que a cada ano vem se superando em termos de inovações e criatividade, o usuário adquire controle total sobre a sua conta online. Ele pode fazer qualquer tipo de transação tanto em território nacional como no estrangeiro.

A agilidade é outra das principais vantagens das contas digitais. O tempo gasto em permanecer online no celular ou no PC é menor que estar aguardando na fila do caixa eletrônico.

3. Evolução em tempo real

Um aplicativo poderá sempre estar atualizado e inclusive criar  ferramentas a qualquer momento para melhor lhe atender. Tudo isso graças às soluções de automação pela tecnologia de softwares e inteligência artificial.

Os clientes digitais interagem pelos sistemas operacionais substituindo as funções tradicionais e operacionais por uma baixa complexidade de uso. Com isto, se pratica a desburocratização dos processos antigos.

4. Comunicabilidade

Além da interação usuário-aplicativo, o cliente ainda poderá fazer uso de ferramentas de comunicação como os chatbots, e-mails, redes sociais, mensagens instantâneas como Whatsapp, SMS, entre outros com seu banco. A forma de automação do atendimento por vários canais facilita e diminui a distância entre cliente e servidor, até mesmo mais do que presencialmente.

contas digitais comunicabilidade chat - Contas digitais: tudo o que você precisa saber sobre elas

5. Economia

Muitas contas digitais podem ser abertas sem qualquer tipo de custo, ou seja, são 100% gratuitas! E você pode ainda realizar diversas operações como envio de recursos financeiros, fazer empréstimos, transferências, etc, sem ter as mesmas cobranças e taxas de pacotes.

E mais, atrasos devido a burocracia são eliminados, já que o sistema bancário digital opera em “tempo real”, mantendo sempre tudo atualizado rapidamente.

6. Descomplicação para diversos serviços

Com as contas digitais, você só não faz milagres! As facilidades que existem em utilizá-las são muitas e supera as contas bancárias comuns. Entre a facilidade de efetuar:

  • pagamentos;
  • recebimentos;
  • fazer investimentos;
  • aplicar quantias;
  • realizar empréstimos;
  • seguros;
  • consultar saldo e extrato;
  • emitir boletos e recibos de vendas;
  • fazer transferências;
  • saques em terminais de parceiros;
  • pagamentos de cartão de débito em compras.

Além disso, também poderíamos citar outras operações como transações eletrônicas, solicitação de cartões, recibos etc.

Tudo isso e muitos outros serviços financeiros eficientes e de baixo custo, totalmente acessíveis por tecnologias digitais. Na verdade, hoje em dia pode-se dizer que não há nada no mercado que possa atenda melhor esses serviços bancários do que as contas digitais.

Com apenas poucos minutos, você além de poder acessar a internet, pelo computador ou smartphone, você pode ainda fazer a sua total gerência financeira.

Seja estando em uma viagem, no meio do trânsito, em um voo, até mesmo na praia, tudo que você precisa é de apenas uma conexão com a internet.

Você não precisa ir mais em uma agência bancária para realizar todas essas operações, como transferir valores, pois o mais interessante é que agora tudo pode ser resolvido de forma online, sem complicação.

Desvantagens das contas digitais

Vimos até agora as principais vantagens de abrir contas digitais. Mas nem tudo são flores. Agora veremos alguns de seus contras.

1. Cobranças

Alguns bancos no Brasil oferecem contas digitais, mas que são cobradas algumas taxas. No entanto, como este novo fenômeno vem se popularizando cada vez mais, é possível que no futuro, algumas mudanças possam continuar existindo.

2. Insegurança

Talvez a sua principal desvantagem, que geralmente preocupa o cliente, é a questão da insegurança. Ao realizar todos os procedimentos e operações via internet, sempre pode haver um risco.

Mesmo com programas de antivírus e adblocks antispams etc., o risco de baixar sem querer um vírus no aparelho digital é grande. Nessas operações há muitas informações pessoais e confidenciais, muito atraentes para crimes cibernéticos.

>>> Sobre segurança e antivírus, confira nosso post sobre o tema: Golpes na internet mais comuns e como evitar

Mas, conforme avançamos nesse novo caminho, novas medidas de segurança estão sendo implementadas para evitar crimes fraudulentos.

3. Falta de acesso à internet

Apesar do grande avanço de parques digitais, Wi-Fi liberado em muitas áreas urbanas, ainda a falta de acesso à internet dificulta  a criação e o uso de contas digitais.

Há muitas áreas rurais que ainda não têm uma alta penetração da internet, por isso pode ser difícil acessar as ferramentas online.

4. Tecnologias em processo

É verdade que nem todos os serviços ou funções estão sempre atualizadas. Há indisponibilidade de alguns serviços. Mesmo que haja mais serviços integrados hoje em dia, ainda há algumas operações que não podem ser feitas pela rede, como sacar dinheiro ou cheque.

Assim, as contas digitais são e podem ser considerados como um fenômeno inevitável. Isso significa que, independentemente dos fatores, a sociedade da informação tornou-se tecnicamente experiente e digitalmente dependente dos serviços online prestados.

Hoje em dia, esperar que ferramentas em desuso continuem a exercer domínio sobre a sociedade é não se mover conforme o ritmo dos tempos. A tecnologia impacta os relacionamentos entre produtos, serviços e seus clientes.

Em termos de futuro, num provável momento, é possível que preenchimentos de formulários em papeis sejam totalmente erradicados. Assim, contas online envolverão a gestão eletrônica do próprio dinheiro, reduzindo ao máximo o seu movimento físico.

E então? Gostou do post? Que tal continuar lendo mais sobre tecnologia digital em nosso blog com mais conteúdo de qualidade para você? Esperamos você no próximo post. Até lá!