Manter-se em forma, para muitos, vai muito além da aparência. Na verdade, dieta e saúde estão associadas, e emagrecer deve ter como principal objetivo a manutenção de uma vida saudável com uma alimentação regrada e a inclusão de atividade física.

No entanto, para muitos, perder peso é algo muito difícil, principalmente porque isso envolve uma série de mudanças na rotina de vida, como alterações no cardápio e a prática de exercícios regulares. E isso, para quem leva uma vida agitada e com rotina de trabalho intensa, pode parecer quase impraticável.

Porém, devemos ter em mente que iniciar uma dieta pode significar, a princípio, um sacrifício. Mas com o a aquisição de novos hábitos e uma reeducação alimentar adequada, os bons resultados que surgirão farão com que você veja que o que pareceu dificuldade valeu a pena. Mais que isso, tal rotina fará parte da sua vida.

É claro que os objetivos, em alguns casos, custam a aparecer. Isso porque mesmo sem querer cometemos alguns erros quanto à alimentação e à rotina de atividade física. Continue, então, conosco e — vendo o que está errado — descubra se você está fazendo tudo certo, ok?

Dieta e saúde: como conquistar um equilíbrio ideal

Tomar café da manhã é fundamental

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Muitas pessoas acham que pular o café de manhã ajuda na dieta e saúde. E pegam um cafezinho e já ligam o computador, como no exemplo acima. Tsc-tsc… elas estão redondamente enganadas.

Após passar cerca de oito horas em jejum, o organismo necessita de alimentos que se transformem em energia para as atividades do início do dia. Principalmente se houver a rotina de exercícios físicos pela manhã.

Quadros de hipoglicemia, pressão baixa e mal-estar em pessoas que não fazem essa refeição são bastante comuns. Efetivamente, trata-se de uma refeição importante que deve conter nutrientes, como proteína e carboidrato.

Escolha (mas não elimine) o carboidrato da sua alimentação

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O carboidrato tem muitas calorias e, por isso, seu consumo deve ser moderado. Entretanto, ele é um nutriente essencial para a saúde, uma vez que nos fornece a energia que precisamos para o dia a dia, que geralmente é repleto de atividades.

Por isso, a dica é saber escolher o carboidrato certo, que além de fornecer energia, contenha bons nutrientes. Isso é essencial para equilibrar dieta e saúde.

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Alguns exemplos de carboidratos simples e saudáveis são: legumes, frutas, aveia, grãos integrais e linhaça. Todos são alimentos que têm também uma boa quantidade de fibras que ajudam a perder peso, pois promovem a sensação de saciedade. Já os carboidratos clássicos pão, arroz e macarrão devem ser consumidos, preferencialmente, na versão integral.

A dica principal é: em vez de cortar, diminua o carboidrato e escolha opções saudáveis!

Beba muita água

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Dizem que “saco vazio não para em pé”, mas manter o copo vazio fará com que você fique desidratado e com vários sintomas, que incluem os da pressão baixa (tontura, sonolência, entre outros).

É verdade quando dizem que nosso corpo é formado de aproximadamente 68% de água. Essa porcentagem nos mostra como ela é fundamental para a manutenção da saúde.

Muitas vezes, nos esquecemos de beber água, não é mesmo? O ideal é que bebamos em média de 1,5 a 2 litros por dia. Devemos ter em mente que a água é fundamental para o equilíbrio do corpo e está presente em diversas funções metabólicas do organismo. Além disso, dá a sensação de saciedade, o que ajuda a quem faz dieta.

Quanto mais água bebermos durante o dia, melhor nosso organismo funcionará. Não devemos esperar pela sede, quando ela ocorre é sinal que o organismo já está carente. Corpo desidratado pode desencadear o envelhecimento precoce, além dos males aparentes, como pele e cabelos secos.

Pegue leve nos alimentos light

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Alimentos light ajudam na dieta, certo? Sim, realmente eles colaboram, no entanto, exagerar na dose pode prejudicar a dieta e saúde. A explicação é que algumas marcas se excedem no sódio.

Por isso, quem consome alimentos desse tipo deve, antes de qualquer coisa, ficar de olho no rótulo. Nele está discriminado a quantidade dessa substância em cada produto.

Comer pouco durante o dia e exagerar à noite: não faça isso

dieta e saude pizza - Dieta e saúde: identifique se você está fazendo certo!

Cometer exageros alimentares à noite é um mau hábito que muitos fazem. E isso gera impacto na dieta e saúde porque o metabolismo neste período é mais lento. Além disso, esse é o momento em que se gasta poucas calorias pelo fato de ficarmos bastante tempo em repouso.

Os fatores que interferem negativamente na relação dieta e saúde que estão ligados à alimentação exagerada à noite são: insônia, sensação de peso no estômago e ganho de peso.

Evite shakes que supostamente “substituem” as refeições

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Você já ouviu falar nos shakes prometem a sensação de saciedade e contam com pouquíssimas calorias, não é mesmo? Isso até ocorre, no entanto eles não alimentam.

Consumir com frequência esse tipo de alimento pode levar a algumas carências nutricionais e comprometer à saúde. Além disso, não faz parte da reeducação alimentar, pois o que se busca é uma dieta equilibrada.

Mantenha uma rotina na atividade física

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Se você é do tipo que se motivou para fazer exercícios, mas não mantém uma regularidade, saiba que isso trará poucos resultados. Os treinos só são efetivos se houver uma constância ao praticá-los.

Escolha os dias que poderá se exercitar e mantenha uma rotina de treinos. Só assim você começará a ver resultados visíveis no organismo, como perda de peso, mais disposição para as atividades rotineiras e agilidade para se deslocar da casa para o trabalho e vice-versa.

Além disso, as taxas sanguíneas (de colesterol, triglicérides, glicemia, entre outros) passam a apresentar uma grande melhora com o tempo.

Cuidado o “overtraining”

dieta e saúdeO termo “overtraining” significa prática excessiva de exercícios, comum nos mais empolgados com as atividades físicas. Apesar de o exercício físico ser benéfico à saúde, o excesso pode ser prejudicial, ocasionando lesões em músculos, articulações e ossos.

Por isso, ao começar um treino devemos ter em mente que tudo deve ser feito gradualmente percebendo quais os nossos limites. O exagero pode resultar em alguns dias longe das aulas ou do trabalho, por isso, ir com calma no início é uma boa dica.

Não exagere no prato porque está praticando atividade física

dieta e saúdeEsse é um erro bem comum cometido por pessoas que começam a se exercitar. Essa prática resulta no aumento de peso — você malha, perde peso e depois repõe com as calorias da refeição.

Tendo em vista que o emagrecimento é o resultado de uma conta matemática, se você gastar calorias com exercícios e repô-las com alimentos, certamente não perderá peso.

Faça alongamento

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Muitas pessoas malham com pressa, fazem suas séries de musculação rapidamente e nem lembram de fazer o alongamento — ou não sabem da sua importância.

O alongamento diminui as chances de lesões, rupturas musculares e de inflamação de tendão. O ideal é que o aluno se alongue antes e depois de qualquer atividade física, seja musculação ou corrida de rua.

Durma o suficiente antes de se exercitar pela manhã

dieta e saúdeUma noite mal dormida repercute negativamente em diversas questões, inclusive na dieta e saúde. A disposição diminui, aparece o mau-humor, surge o cansaço e o sono durante as atividades — ou seja ficamos um trapo. Se você se exercita, então, pior será sua performance e a recuperação, certamente, será bem mais lenta.

Por isso, valorize seu sono, evitando dormir tarde. Mantenha uma rotina indo para cama sempre no mesmo horário e, principalmente, evite os eletrônicos antes de dormir. Eles têm o poder de nos despertar.

Como você conferiu neste artigo, dieta e saúde andam juntas, principalmente se houver a inclusão da atividade física que age intensamente em vários aspectos da vida. Agora que você já sabe no que está errando, ficará ainda mais fácil levar uma vida saudável, não é mesmo?

Você curtiu este post sobre dieta e saúde? Lembrou-se de outros hábitos errados? Deixe, então, um comentário e compartilhe a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!