De repente, você percebe que está com sobrepeso e resolve emagrecer. Ou você está muito magro e quer formar massa muscular. Parte pra academia. Lá, ouve alguns frequentadores e treinadores trocando informações sobre a utilização de suplementos na musculação

Você fica muito interessado. Normal. Mas, antes de aderir a essas fórmulas com tudo, procure se informar bastante sobre suplementos alimentares em geral pra somente depois consumir.  

Aqui, vamos ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o tema e, principalmente, alertar a respeito dos cuidados a serem tomados antes de usar suplementos na musculação.

O que são e quais as doses certas de suplementos na musculação?

Os suplementos alimentares são formados por elementos químicos como vitaminas, minerais e aminoácidos. O uso é indicado às pessoas que têm alguma falta de nutrientes. Ou para praticantes de esportes que precisam repor as perdas nutricionais de suas atividades físicas e também melhorar o desempenho na musculação, por exemplo. 

Quer saber quais as indicações de suplementos na musculação. É simples. Pra ver qual o tipo de suplemento mais adequado pro seu perfil e, ainda, a posologia exata que você pode consumir, é importante contar com uma prescrição médica. Ou de um nutricionista. 

Este profissional fará uma avaliação do seus objetivos com os suplementos na musculação, do seu histórico clínico e um estudo completo sobre o que você precisa. Depois sim, ele vai indicar a dose certa de suplementação. 

Diante disso, fica claro que cada caso é um caso. Não existe uma única receita pronta que serve pra todo mundo. Portanto, não arrisque sua saúde comprando produtos aleatoriamente ou pelo simples fato de ter sido indicado por amigos e colegas que já estão usando.

suplementossorrindo - Suplementos na musculação: benefícios e cuidados do seu uso

Benefícios dos suplementos na musculação

Os suplementos oferecem benefícios quando indicados por um profissional da saúde. Mas você conhecer os principais tipos e a indicação de cada um também é interessante. 

Os proteicos são os elementos mais indicados pra construir o tecido muscular, aumentar os níveis de massa magra e restaurar lesões originárias de um treinamento pesado. A suplementação proteica pode ser à base de albumina, caseína, proteína da carne, proteína da soja e whey protein.

A albumina está presente na clara do ovo desidratada, além de ser rica em aminoácidos para aumentar a energia e agir na reconstrução muscular. Os proteicos ajudam a manter o peso e a saciar a fome. E contribuem pro crescimento muscular. 

Vale lembrar que a proteína da carne tem todos os aminoácidos essenciais, além de arginina, glicina e metionina. Já a proteína de soja é utilizada na recuperação dos músculos e um dos seus componentes, a isoflavona, mantém o colesterol estável e acelera o metabolismo. 

Por fim, o whey protein, bastante conhecido no uso de suplementos na musculação, tem a proteína do soro do leite, além de glutamina e aminoácidos. 

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Veja mais detalhes: 

  • Aminoácidos recuperam e regeneram os músculos;

  • Hipercalóricos ajudam a ganhar massa corporal;

  • Termogênicos aumentam o metabolismo, dão mais disposição e ajudam a queimar gordura;

  • Antioxidantes limpam o organismo e eliminam os radicais livres que causam o envelhecimento precoce;

  • Hipercalóricos desaceleram o metabolismo, fazem ganhar massa corporal gorda ou magra. São compostos por proteínas e têm alta concentração de carboidratos;

  • Vitamínicos ou Multivitamínicos são compostos por micronutrientes. Melhoram o sistema imunológico de atletas, praticantes de musculação e pessoas com deficiência de certas vitaminas;

  • Maltodextrina é carboidrato que repõe as energias durante um treino longo e diminui a fadiga muscular;

  • Óxido nítrico aumenta os vasos sanguíneos e o fluxo de nutrientes. Também alavanca a força e o volume muscular durante o treino;

  • Creatina aumenta a massa muscular, a força física e a recuperação muscular.

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5 Cuidados necessários quanto ao o uso de suplementos na musculação

1. Fuja dos que contém aditivos

Atualmente, é muito fácil adquirir suplementos alimentares para complementar dietas. Estão acessíveis em lojas especializadas, farmácias, internet, academias, entre outros espaços.

Apesar desta facilidade, cuidado! Os que contêm aditivos não especificam isto no rótulo e nem são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E há, ainda, os de uso proibido, como anabolizantes (hormônios) e anfetaminas.

2. Nada de pular ou substituir refeições

Importante ainda ressaltar que os suplementos não substituem as refeições de forma correta e balanceada. Como já dissemos, os suplementos são fornecedores de nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes que podem estar faltando a uma pessoa. Estão presentes em determinados alimentos.

3. Na dúvida, não tome

O consumo inadequado de suplementos alimentares pode facilmente colocar sua saúde em risco. Infelizmente, muita gente que pratica esportes prefere soluções rápidas pra deixar o corpo mais musculoso e definido.

Mas perfeição não existe e os resultados desta postura podem ser desastrosos. Até mesmo pessoas com tipo físico e intenções iguais não devem tomar o mesmo suplemento. Pra obter resultados positivos, as quantidades devem ser exatas. É crucial também cumprir rigorosamente de datas e horários recomendados pelos especialistas. Não vacile.

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4. Diga não à origem duvidosa

Comprar pela Internet pode significar a ingestão de suplementos de origem duvidosa. A falta de autorização para comercialização atestada pela ANVISA pode causar lesões sérias em órgãos como os rins e o fígado. Melhor pular fora, não é mesmo?  

Drogas como hormônios anabolizantes também estão na lista das substâncias que podem causar efeitos colaterais graves, entre eles, aumento drástico do colesterol, toxicidade hepática, deficiência nos dentes, nos ossos e intoxicação. 

E também mais leves, porém desagradáveis: dor de cabeça, fadiga, tontura e doenças de pele. 

5. Motive os menores na mesma direção

Você sabia que suplemento alimentar prejudica o crescimento de crianças e adolescentes? É verdade. Os menores de 18 anos não devem usar porque é prejudicial pro seu desenvolvimento físico. Exceto sob recomendação e estrito acompanhamento médico. 

O ideal é que quem esteja nesta faixa de idade adquira hábitos corretos, equilibrados e mais saudáveis, com resultados a médio prazo e permanentes.

Muitos suplementos cobiçados pelos mais vaidosos com ânsia de adquirir uma versão mais musculosa do corpo podem comprometer gravemente os rins, acarretando alterações hormonais e sexuais. Ninguém merece nem sequer a possibilidade de uma cardiopatia ou câncer. Por isso, tanto cuidado. 

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