Você sabe o que fazer em caso de celular roubado? Não é segredo para ninguém que os smartphones estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e utilizamos o aparelho para diversas situações.

Entre elas estão acessar o Internet Banking, conversar com os amigos por meio do WhatsApp, acessar as redes sociais, ver a nossa agenda em cada dia da semana, tirar fotos de momentos inesquecíveis, utilizar aplicativos de mobilidade, ouvir músicas etc.

Dessa maneira, os celulares são acessórios indispensáveis e também eles contam com informações relevantes no nosso cotidiano. Por essas razões é muito importante buscar estratégias para proteger os dados que estão presentes no aparelho.

Pensando na importância desse assunto, neste conteúdo vamos fornecer dicas que vão te ajudar a proteger os seus dados em caso de roubo do seu celular. Continue com a gente para saber mais sobre o tema.

Celular roubado Saiba como proteger seus dados 1024x683 - Celular roubado: Saiba como proteger seus dados em caso de furto ou perda do celular

Como proteger os dados em caso de celular roubado?

Boletim de ocorrência

A primeira providência a se tomar em caso de celular roubado é fazer o boletim de ocorrência. Alguns estados possibilitam que a pessoa faça o registro on-line, agilizando o processo.

Vale destacar que o procedimento não assegura que o smartphone será recuperado, mas proporciona segurança ao dono do aparelho, caso o celular seja utilizado de forma ilícita.

Rastreamento e localização

O rastreamento é uma das principais alternativas. Atualmente, há alguns aplicativos que possibilitam o rastreamento que podem até ajudar a recuperar o aparelho. Entre eles estão o Encontre Meu Dispositivo para Android ou Buscar para o iPhone.

Vale destacar ainda que ambos os aplicativos possibilitam que você faça o bloqueio remoto. Isso impede que os criminosos tenham acesso aos dados presentes no celular.

Notificação à operadora

A notificação à operadora é fundamental, pois as operadoras de telefonia móvel se responsabilizam por bloquear o IMEI do celular. Quando isso acontece, o chip do aparelho é bloqueado.

Dessa maneira, os criminosos não terão acesso ao smartphone, não poderão conectar à internet (seja via Wi-Fi ou redes móveis), nem transferir dados com Bluetooth e nem fazer ligações.

Celular roubado Saiba como proteger seus dados em caso de furto 1024x683 - Celular roubado: Saiba como proteger seus dados em caso de furto ou perda do celular

Backup regular de dados

Não se esqueça de fazer um backup regular dos dados presentes no celular. Ao salvar as informações em outros dispositivos, você vai garantir o acesso às informações quando for necessário.

Sobre esse tópico é importante destacar que você pode aproveitar diferentes dispositivos para fazer o backup. Entre eles estão os pendrives, o computador, os tablets, entre outras possibilidades.

Apagar dados do aparelho

Sabia que é possível apagar os dados do celular roubado? Por meio dos aplicativos de cada marca, é possível remover as informações do aparelho. O Encontre Meu Dispositivo do Android, e o Buscar da Apple possibilitam que o usuário apague os dados do aparelho. Dessa maneira, os criminosos não terão acesso aos dados presentes no aparelho.

Criar senhas fortes

Os smartphones possibilitam a criação de senhas ou telas de bloqueio. Nesse contexto é uma ótima ideia criar senhas fortes e que não sejam óbvias para melhorar a segurança das informações presentes nos smartphones. Essa mesma lógica também é válida para as telas de bloqueio.

Vale destacar ainda que ao criar as senhas fortes, em caso de roubo, os criminosos não vão ter acesso aos dados presentes nos smartphones.

Troca de senhas

Assim como criar senhas fortes, também é uma ótima ideia trocar senhas de todas as contas que estejam associadas ao celular. Entre elas estão os e-mails, aplicativos bancários, redes sociais e outros serviços sensíveis.

Essa simples prática vai evitar o acesso não autorizado as suas informações, evitando cair em golpes financeiros, pois muitos criminosos utilizam dados bancários da vítima para fazer compras indevidas no nome do dono do próprio aparelho.

Aplicativo Celular Seguro

O aplicativo Celular Seguro vai ser lançado pelo Governo Federal e ele possibilitará o bloqueio dos celulares em caso de roubo.

Para utilizar o app a pessoa deve cadastrar os dados em uma página on-line a ser divulgada pelo Governo Federal.

O novo aplicativo vai proporcionar segurança e praticidade para as pessoas, pois a poucos cliques de distância, a vítima poderá enviar um aviso de maneira simultânea para os bancos, Anatel, operadoras de telefonia e outros aplicativos.

Desse modo, com todas essas empresas sendo notificadas, será possível bloquear acessos nos celulares, diminuindo a dor de cabeça e prejuízos financeiros por quem passa por furto ou roubo.

Destacamos neste conteúdo algumas dicas que vão ajudar você a proteger os dados presentes no celular roubado. Por meio de algumas simples medidas, torna-se possível melhorar a segurança das informações e evitar que os criminosos tenham acesso aos dados.

Procuramos também fornecer uma abordagem abrangente para proteger dados em situações de roubo ou perda de celular, ajudando você a resguardar suas informações pessoais.

Está com alguma dúvida sobre como proteger os dados no celular roubado? Deixe o seu comentário com a gente. Estamos dispostos a esclarecer as suas dúvidas em relação ao tema.