Educação financeira ainda é um tema pouco tratado no Brasil de maneira abrangente, desde os níveis escolares até a vida adulta. Os primeiros contatos com finanças não raro acontecem através da pior maneira possível: as dívidas! Mas é possível cultivar uma relação saudável com o dinheiro, não importa sua idade, e aprender aqui a investir dinheiro com segurança.

investimento1 1 - Como investir dinheiro com segurança?

O que fazer para começar a investir dinheiro com segurança

Os especialistas são unânimes, antes organizar a casa, pagar dívidas, saber quanto gasta e quanto ganha direito, para então escolher como vai investir o que poupou, já que:

“É muito difícil uma aplicação financeira — principalmente as mais comuns para quem está iniciando a vida de investidor — oferecer uma remuneração superior aos juros cobrados nesse tipo de linha de crédito [cartão de crédito, empréstimos, cheque especial]. Então, nesse caso, faz sentido direcionar qualquer dinheiro que sobrar para quitar a dívida. Depois, com o saldo devedor zerado, será possível investir de cabeça livre.”, de acordo com o guia da Infomoney. 

Dinheiro parado na conta-corrente até funciona como um apoio emocional, ao olhar o extrato e ver um montante a ser gasto o sentimento é de alívio: “ufa, posso comprar tal coisa ou não preciso me preocupar se acontecer um imprevisto”. Sim, essa é a estratégia de grande parte das pessoas, mas depois de um tempo e de certo montante acumulado, é melhor retirar esse dinheiro da conta e investir lugares mais lucrativos pelo seguinte motivo: na conta ele não gera absolutamente nada e pode até perder valor, se a inflação subir.

Depois de dívidas quitadas, normalmente é hora de pensar em guardar uma reserva de emergência, ou seja, um percentual que servirá em situações como demissão, acidente, imprevistos em casa, familiar precisando de ajuda… São várias as possibilidades, mas o sentido é um dinheiro que servirá em situações que não estão planejadas.

investimento2 1 - Como investir dinheiro com segurança?

Os principais tipos de investimentos

Quando se começa a investir, é normal se deparar com várias siglas e nomes desconhecidos. Qual investimento é o melhor vai depender dos seus objetivos, de quanto dinheiro reservou para isso e como é o seu perfil (conservador, moderado ou arrojado), mas vamos explicar os principais rapidamente para você se familiarizar com o assunto.

As opções se dividem em dois grupos: renda fixa ou renda variável. Investimentos de renda fixa são aqueles em que você “empresta” seu dinheiro para uma instituição (pode ser o banco, por exemplo) e recebe uma taxa sobre esse valor. Renda variável são os investimentos em bolsa de valores que flutuam de acordo com a expectativa dos investidores diariamente.

A previdência privada (PGBL e VGBL) é bastante popular e indicada pelos gerentes dos bancos. É importante conhecer todos os detalhes da previdência que pensa em contratar, mas, de modo geral, só é boa ideia quando faz parte dos benefícios da empresa em que você trabalha. Dessa forma, o funcionário contribui com um valor x mensal e a empresa contribui com a mesma quantia (ou mais) que o funcionário para a previdência.

investimento3 1 - Como investir dinheiro com segurança?

Investimentos de renda fixa

Existem diversas opções para investir dinheiro com segurança na renda fixa. Confira:

CDB: certificado de depósito bancário, é um título de empréstimo ao banco. Ao emprestar dinheiro para o banco, você é remunerado com juros que variam de acordo com a instituição e com o tempo de permanência. Incide imposto de renda.

 

LCI (letra de crédito imobiliário)/ LCA (letra de crédito do agronegócio: também é um empréstimo para o banco, mas esse dinheiro deve ser utilizado exclusivamente para investimento em empreendimentos imobiliários ou agrícolas, respectivamente. Não incide imposto de renda, mas precisa de um aporte inicial maior, na maioria das vezes.

 

Tesouro Direto: empréstimo direto ao governo federal, considerada de baixo risco, com aporte inicial baixo. Incide imposto de renda sobre os rendimentos regressivamente, ou seja, quanto maior o tempo da aplicação, menor a alíquota.

 

Debêntures: títulos de dívida, emitidos pelas empresas quando necessitam de levantar capital. Ao emprestar seu dinheiro nessa modalidade você recebe rendimentos que podem ser lucrativos.

 

Fundo DI: os títulos, nesse caso, acompanham o CDI (certificado de depósito interbancário). O CDI é uma taxa paga entre os bancos quando eles emprestam dinheiro entre si. É considerada uma aplicação de baixo risco.

 

Certificado de Operações Estruturadas: é um tipo de investimento novo no Brasil que mistura renda fixa e renda variável e garante seu investimento se houver perdas. Isso significa que, se houver ganhos, você recebe seu aporte + os juros. E, se houver perda, você recupera seu aporte e não tem prejuízo.

comoinvestirdinheirocomseguranca01 1 - Como investir dinheiro com segurança?

Investimentos em renda variável

Renda variável significa bolsa de valores, mas os tipos de aplicações também podem variar. São considerados investimentos mais arriscados por variarem diariamente, mas isso significa maior rentabilidade. A sugestão é encontrar uma corretora que você confie e estudar as sugestões a investir. Como escolher a melhor corretora? Algumas dicas podem te ajudar:

  • compare preços: não só a taxa de corretagem, mas outras taxas também podem ser cobradas, como a de manutenção;
  • avalie o atendimento: procure resenhas na internet de clientes satisfeitos e insatisfeitos e preste atenção à disponibilidade da corretora. É fácil entrar em contato em caso de solicitações diversas;
  • procure os serviços prestados pela corretora: a que você vai ter direito se fechar com tal corretora? Relatórios mensais? Grupos de discussão? Palestras com especialistas? Considere suas prioridades e escolha a que fizer mais sentido na sua realidade.

comoiinvestirdinheirocomseguranca 1 - Como investir dinheiro com segurança?

Desconfie de soluções milagrosas e invista com segurança

No início do ano de 2019, Bettina Rudolph ficou famosa com um vídeo em que dizia ter passado de 1520 para 1 milhão de reais em 3 anos, investindo o dinheiro na Empiricus, empresa publicadora de conteúdos sobre finanças e investimentos.

Depois de viralizar, a propaganda foi classificada como enganosa e retirada de circulação. Esse é apenas um exemplo dos casos espalhados na internet sobre milagres da multiplicação do dinheiro.

A blogueira Gabriela Pugliesi, que fala sobre um estilo de vida fitness, resolveu compartilhar o hobby da quarentena: day trading (compra e venda de ações no mesmo dia) e recebeu críticas de especialistas por deixar os riscos da operação de fora.

Day trading é uma prática que está se popularizando no mundo, mas nem por isso deve ser impulsivamente adotada. Se trata de renda variável por isso mesmo, vem atrelada à alto risco.

Segundo pesquisa da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), 90% dos day traders em 2019 perderam dinheiro. A dica é desconfiar de soluções fáceis demais e mensagens com oportunidades imperdíveis, já que, se fosse tão rápido e fácil assim, teríamos diversos milionários no país e manter seu planejamento financeiro.

Gostou desse texto? Curta, comente e compartilhe nas suas redes sociais!!