Indispensáveis em qualquer geladeira e dispensa, os melhores alimentos do mundo são garantia para um organismo saudável e bem nutrido. Quem busca saúde, bem-estar, equilíbrio e melhor qualidade de vida não pode desprezar alguns itens que são infalíveis nessa jornada.

Não há muito segredo relativo a este tema. Nossos avós já sabiam que quanto mais naturais os alimentos, melhores eles seriam pra nossa saúde. Porém, a vida atribulada atual acaba levando as pessoas a escolher os lanches rápidos e as comidas mais industrializadas e práticas. 

Mas este hábito passa longe do caminho ideal pra quem quer seguir à risca o conceito de alimentação saudável. Vale lembrar que isso não significa uma mesa com pratos insonsos e  sem graça. Os melhores alimentos do mundo são saborosos sim. E, se consumidos de modo regular, podem aproximar as pessoas mais das quitandas do que das farmácias. 

O ideal é priorizar aqueles itens que têm mais nutrientes e são necessários para o bom funcionamento do sistemas respiratório, digestivo e cardiovascular. E que aumentem nossa imunidade. Durante a Pandemia do Coronavírus, percebemos o quanto tudo isso é importante.
 
Veja, agora, a lista que preparamos especialmente pra você com os melhores alimentos do mundo, os benefícios que trazem para o organismo e também dicas de como preparar, consumir, usufruir as vantagens, ficar bonito e esbanjando saúde.

Confira os 5 melhores alimentos do mundo

1. Lentilhas

Você já deve ter ouvido falar das lentilhas, não tão famosas quanto o feijão ou a ervilha, mas que também fazem muito bem à saúde. Isso porque são ricas em proteínas e em fibras. Estas últimas têm um papel fundamental pro funcionamento perfeito do intestino. Você pode fazer como sopa ou então pra acompanhar o arroz em substituição ao feijão.

A outra vantagem das lentilhas como melhores alimentos do mundo é que elas absorvem a gordura que ingerimos quando comemos algo gorduroso. Para as mulheres, são importantes porque atuam no alívio da temida tensão pré-menstrual (TPM). Isso é possível graças a uma substância conhecida como lignana que tem o poder de diminuir os sintomas tão incômodos.

A lentilha também é rica em cálcio e, por isso, fortalece os ossos. Portanto, é boa indicação pra quem tem osteopenia ou osteoporose. 

quinoa - Confira os melhores alimentos do mundo

2. Quinoa

A quinoa tem o apelido de superalimento não por acaso. É fonte de diversos nutrientes ao mesmo tempo. Além de proteínas, ela oferece um grande benefício cardiovascular. Ou seja, quem usa esse pseudocereal nas refeições está se prevenindo de derrames e infartos. Já pra quem quer fortalecer a musculatura, a quinoa também ajuda nesse sentido, tornando os músculos mais fortes.

O ômega 3, considerado um ácido graxo importante pra saúde do cérebro e do coração, também está presente na quinoa. Uma receita que usa quinoa cozida em sua composição e é bem fácil de fazer é uma salada de frango, coringa interessante pra servir junto a um churrasco, por exemplo.

Use frango assado desfiado, cebola roxa, tomate cereja, pepino, agrião, maionese, iogurte natural, sal e cebolinha. Basta misturar tudo e servir.

tortademacas - Confira os melhores alimentos do mundo

3. Maçã

Conhecida como a fruta do pecado por causa do seu protagonismo na história de Adão e Eva, a maçã é muito saudável, saborosa e suculenta. Ela oferece diversos benefícios pro organismo, além de regular o intestino com suas fibras. A fruta tem antioxidante o que a torna capaz de fortalecer a imunidade de crianças e adultos.

Já dizia o ditado em inglês: “One apple a day, doctor away”. Em português, isso significa que se você ingerir uma maçã por dia, você estará evitando as consultas ao médico. Vale lembrar que a fruta ajuda a proteger o coração e, quando ingerida sem tirar a casca, previne que as gorduras se solidifiquem dentro das artérias, causando entupimento.

Faça vitaminas, coma maçã pra substituir as sobremesas cheias de açúcar, prepare tortas… Mas não deixe de incluir as maçãs no cardápio de toda a família com os melhores alimentos do mundo.

alho - Confira os melhores alimentos do mundo

4. Alho

O bom e velho alho, presente como tempero em 9 entre 10 receitas brasileiras, é bastante benéfico pra saúde em geral. Muita gente nem sabe que se trata de um alimento muito rico em vitaminas A, C e E. Seus nutrientes passam também por diversos minerais como ferro, cromo e iodo. 

Ele tem uma ação diurética fazendo com que a pessoa não retenha líquido no seu organismo. É, ainda, antiviral, anticoagulante e antimicrobiano. E não acabou por aí. O alho age como vasodilatador, imunoestimulante, antifúngico, broncodilatador e expectorante. 

A mais interessante característica do alho é a presença da alicina, substância que previne e trata doenças do coração, trombose, hipertensão, diabetes e arteriosclerose. Sua ação antibacteriana e antiviral faz do alho um excelente aliado no combate aos resfriados, gripes e infecções por fungos, como a candidíase.

O aspecto mais complicado do alho é que a melhor forma de usufruir de tantos benefícios é consumindo cru e amassado. Aqui as opções são fazer um temperinho com azeite ou sobrepor em cima da comida quando ela já estiver pronta.

ovos - Confira os melhores alimentos do mundo

5. Ovo

Não precisa imitar a modelo de fisiculturismo e rainha de bateria Gracyanne Barbosa, que declarou comer 40 ovos por dia. Mas inclua este alimento nas suas refeições e aproveite seus nutrientes essenciais pra saúde. Entre eles, o ácido fólico, a proteína, o ferro, o manganês, o potássio e o zinco.

A lecitina encontrada no ovo reduz a absorção do colesterol nos intestinos. O alimento também previne certas doenças do coração. Na gema, estão a triptofano e a tirosina, que são antioxidantes. 

Há uma infinidade de receitas práticas e saborosas para você fazer usando ovo, um dos melhores alimentos do mundo. Se comparados àqueles ricos em gorduras saturadas, o ovo tem concentração de gorduras totais em torno de 5 gramas. E somente 1,5 grama é de gordura saturada. O consumo regular do ovo, tido como prejudicial há pouco tempo, é muito benéfico.

Mas nada de preparar fritos em imersão. Prefira a versão cozida. No microondas, coloque-o numa vasilha de louça com sal. Em cerca de 55 segundo ele estará prontinho. Na salada, o ovo cozido pode ser disposto junto a fatias generosas de abacate e tomate. Além do apetitoso jogo de cores, os benefícios ficam garantidos. 

Deixe o seu comentário sobre o que achou das nossas dicas sobre os melhores alimentos do mundo!