Várias pessoas vestem rosa, os prédios públicos ficam iluminados por esta cor e as mulheres usam lacinhos cor-de-rosa no peito, um símbolo internacional. Porém, apesar de tudo isso ser muito importante, lembrar o que é exatamente o Outubro Rosa também é fundamental.

E não apenas as mulheres devem ser conscientizadas, como os homens também. O fato de ser a segunda maior causa de mortalidade feminina já é motivo por si só de apoiar essa campanha. E os homens também têm câncer de mama, apesar de ser em taxas muito menores.

Apoiar as mulheres, incentivá-las a ter hábitos saudáveis e de prevenção, bem como incentivá-las a realizar o autoexame já são ações que ajudam muito. Além disso, trazer informações corretas também é uma forma muito importante de ajudar a reduzir as altas taxas de câncer de mama e mortalidade.

Quer saber como ajudar e se informar ainda mais sobre o outubro rosa e o câncer de mama? Então leia o conteúdo!

Saiba como o Outubro Rosa ganhou atenção

outubrorosa - Outubro Rosa: Como prevenir e de que forma se engajar?

Não importa se você é homem ou mulher. Afinal, estamos falando de um assunto que interessa a todos, sem distinção. Você sabia que o movimento em torno do Outubro Rosa começou em 1990?

Naquela época, houve um evento chamado Corrida pela Cura, em Nova York, nos Estados Unidos. O objetivo foi arrecadar fundos pras pesquisas realizadas pela instituição americana Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Na ocasião, não houve a participação de instituições públicas ou privadas.

A causa foi ganhando mais e mais adeptos. E a movimentação em torno da saúde feminina alcançou outros países, inclusive o Brasil. O Outubro Rosa foi se disseminando e a conscientização baseada em conhecimento e informações se espalhou.

No nosso País, a primeira iniciativa com mais visibilidade ocorreu em 2002. O local escolhido pelos organizadores foi o Parque Ibirapuera, em São Paulo. O Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, que fica no local, ganhou iluminação cor-de-rosa.

A partir de 2008, ações voltadas à prevenção do câncer da mama se multiplicaram conquistando a atenção de mais e mais gente. Numa verdadeira jornada pela saúde das mulheres conhecida como Outubro Rosa.

Empresas, diversas organizações públicas e privadas, entidades, vários agentes de saúde e grupos de voluntariado abraçaram a responsabilidade de trazer luz para uma doença que, até então, era pouco falada. São 31 dias dedicados a ajudar milhares de mulheres a se prevenir, controlar e tratar de forma digna esse mal que pode as afligir em qualquer idade.

cancerdemama - Outubro Rosa: Como prevenir e de que forma se engajar?

O que é o câncer de mama?

Quando há uma multiplicação descontrolada de células anormais que geram um cisto ou vários nos seios pode haver o câncer de mama. Trata-se de um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer .

Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA. Está muito mais presente nas mulheres, mas homens também podem desenvolver o câncer de mama, de acordo com o Oncoguia 

Só para você ter uma ideia da seriedade desta questão no Brasil, Segundo as estatísticas de 2020, do INCA, ligado ao Ministério da Saúde, a incidência da doença na mama feminina ocupa o segundo lugar quando colocada junto a vários outros tipos de câncer que acometem as mulheres. Só perdendo para o câncer de pele.

As estatística do mesmo Instituto estimam que 66.280 novos casos surgiram em 2020 e o ano nem acabou. E mais: quando falamos no índice de mortalidade, conforme a localização primária do tumor, em 2018, 16,4% das mulheres que tiveram câncer de mama morreram. Diante destes números, fica claro o quanto o Outubro Rosa é importante pra prevenção do câncer da mama.

mamografia - Outubro Rosa: Como prevenir e de que forma se engajar?

Mamografia: O exame que pode salvar vidas

Quando o diagnóstico do câncer da mama é feito precocemente, as chances de cura aumentam significantemente. A mamografia é o exame que pode detectar a doença em sua fase inicial. E  95% dos casos identificados nesta etapa têm possibilidade de cura. O método utilizado na mamografia é capaz de rastrear se há ou não a presença de nódulos, cistos ou tumores.

Em alguns casos, a ultrassonografia das mamas  também funciona como exame complementar. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) oferece um dado interessante. A entidade afirma  que das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas em um ano, apenas 2,7 milhões foram feitas.

O que prova o quanto a não realização do exame é um fator de risco para milhares de mulheres. E em que medida a mamografia age como prevenção. Mais um motivo que reforça a importância do Outubro Rosa e de todas as campanhas que são feitas neste período do ano.

autoexame - Outubro Rosa: Como prevenir e de que forma se engajar?

Prevenção na ponta dos dedos

A prevenção também é possível por meio do autoexame. O câncer de mana pode acontecer de forma assintomática. Por isso, quanto mais a mulher se prevenir melhor. Neste tipo de autocuidado, a informação está literalmente nas mãos das mulheres.

O autoexame não substitui a mamografia e a ultrassonografia. Mas pode detectar nódulos palpáveis e deve ser feito uma vez ao mês. A mulher pode usar seu próprio ciclo menstrual pra não se esquecer de realizar esta medida preventiva num dia fixo do mês.

Por meio da apalpação suave em toda área das mamas, mamilos e na região perto das axilas é possível notar se há algo estranho, como uma área elevada, uma protuberência, uma parte saliente ou saída de líquido no caso dos mamilos.

O autoexame é o primeiro passo da prevenção e cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres por meio desta prática. Se a mulher conhecer bem os seus próprios seios, fica mais fácil perceber alguma alteração significativa.

Todas as mulheres maiores de 20 anos de idade devem fazer esta avaliação, se for possível,  após sete dias do inicio da menstruação. Se elas já estivem na menopausa, não significa que não precise mais fazer. Mas sim que pode escolher qualquer dia do mês pro procedimento.

ajudamedica - Outubro Rosa: Como prevenir e de que forma se engajar?

Como aderir à campanha do Outubro Rosa e como os homens podem ajudar?

Falando em idade, sempre é bom cuidar da saúde em geral. A partir dos 40 anos, recomenda-se que as mulheres realizem a mamografia, exame que permite também a identificação de lesões não palpáveis, pelo menos uma vez ao ano.

Vale lembrar que, muitas vezes, e em todas as faixas etárias, pode haver nódulos benignos. Ou seja, a presença de um médico para realização de qualquer diagnóstico é mais que bem-vinda. Estes nódulos também demandam tratamento, mas certamente não são tão agressivos quanto o câncer de mama.

Se sua mãe, filha, esposa, irmã ou até mesmo uma amiga notar nódulos nos seios, alterações no formato, tamanho ou pele, incentive-a a procurar imediatamente um profissional de saúde. De preferência, um ginecologista. Esta é, de fato a melhor forma de aderir à campanha.

Incentive, também, elas a promoverem o autoexame e a realizarem a mamografia se estiverem na faixa etária acima dos 40 anos. Traga informações corretas e as conscientize da importância de ter uma vida saudável para prevenir esta e outras doenças.

O Outubro Rosa nos faz refletir sobre o câncer de mama e deve ser aderido tanto por mulheres quanto homens. Os homens podem ajudar a promover a saúde e incentivar as mulheres a prevenir e a realizar o autoexame. Assim, todos se beneficiam.

Se curtiu este artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais. Divulgar informações pra mais pessoas também significa apoiar o Outubro Rosa.