As funções escondidas do Spotify são uma funcionalidade que poucos usuários conhecem e desfrutam. Você sabia que, além de contar com um imenso catálogo de músicas, é possível usar o app para ouvir potcasts e audiobooks ou para descobrir a agenda de shows das suas bandas favoritas?

Você também pode usar a ferramenta para descobrir a letra das suas canções favoritas e ouvir as melodias mais executadas pelos amantes de música de todo o planeta. Todas essas funções estão disponíveis nos aplicativos do player para celulares iPhone (iOS) e Android.

Confira mais detalhes a seguir e aperfeiçoe a sua experiência na plataforma.

9 funções escondidas do Spotify

 

funcoesescondidasdospotify03 - Spotify: guia do mochileiro das galáxias e funções escondidas

1. Ouça podcasts e audiobooks

Como você sabe, é possível ouvir seus podcasts preferidos no Deezer ou no Castbox, um aplicativo voltado exclusivamente para esse tipo de mídia.

No entanto, você também pode seguir e ouvir seus podcasts preferidos pelo Spotify — basta procurar pelo último episódio e dar o play. Quer ouvi-lo mais tarde? Nesse caso, basta salvá-lo em uma lista offline e desfrutar do seu programa favorito quando quiser.

Além disso, uma das novas funções escondidas do Spotify permite configurar alertas e ficar sabendo em primeira-mão das últimas novidades da indústria do entretenimento ou dos assuntos mais importantes do dia. 

Você prefere audiobooks? Que tal ouvir seu romance favorito no Spotify? Embora não seja possível encontrar os últimos lançamentos, você pode escutar contos de fadas divertidos, histórias de terror saídas da mente prodigiosa de Edgar Allan Poe ou histórias de ação e aventura como Moby Dick, de Herman Melville. 

2. Descubra o Playlist Miner

Procurando a trilha sonora ideal para a sua corrida matinal? Busque por treino e o Playlist Miner exibirá as faixas mais ouvidas no Spotify pelos amantes do esporte. 

Também é possível explorar esse recurso para descobrir peculiaridades sobre as músicas que as pessoas ouvem em diferentes situações  — existem listas de reprodução para fazer o bebê dormir, para arrumar a casa e até para ficar empolgado para começar o dia. 

Com o Playlist Miner você pode acessar todas as playlists criadas para um propósito específico ou montar a sua própria lista de reprodução, afinal, você pode se descobrir um excelente DJ, não é mesmo?

3. Fique por dentro de todos os shows

Melhor do que ouvir é ir ao show da sua banda favorita, certo? Usando o serviço de localização, o Spotify mostra os eventos que acontecerão na sua cidade nos próximos meses — ao clicar, é possível descobrir a data, local, horário e até comprar o seu ingresso sem sair de casa. Claro, o app também mostra todos os eventos que acontecerão online. 

Assim, você pode organizar o seu final de semana, preparar aquele modelito e chamar os amigos para curtir o seu artista favorito. Também é possível procurar por shows que  acontecerão em outras cidades ou pelas próximas apresentações do seu artista favorito. 

 

funcoesescondidasdospotify01 - Spotify: guia do mochileiro das galáxias e funções escondidas

4. Ative o modo de privacidade

Não quer que ninguém saiba o que você ouve antes de dormir? Basta mudar para o modo de privacidade, que garante a navegação anônima, outra boa dia entre as funções escondidas do Spotify. Para ativar, siga os seguintes passos:

  1. Clique no ícone que fica no canto superior direito do Spotify.
  2. Selecione o modo privado. Um cadeado irá surgir, indicando que a sua navegação passará a ser anônima.
  3. Quer desativar o modo privacidade? Clique no ícone do lado direito e desmarque o modo privacidade.

5. Descubra novo sons e estilos musicais 

Quer conhecer o trabalho de um cantor, mas não sabe por qual álbum começar? Entre as funções escondidas do Spotify é possível encontrar o This is, que permite descobrir as músicas mais ouvidas de um artista ou da banda. 

Essa lista de reprodução permite explorar todas as fases de um artista e explorar profundamente todas as ‘nuances’ do artista que pode se tornar a sua melhor companhia para ir ou para voltar do trabalho.

 

funcoesescondidasdospotify02 - Spotify: guia do mochileiro das galáxias e funções escondidas

6. Rastreie suas métricas musicais com o Last.FM

Quer rastrear seus gostos musicais, mas não quer esperar pelo resumo anual do Spotify? Nesse caso, você pode vincular a sua conta do last.fM, um site que agrega os amantes da música, com o seu Spotify.

Assim, o Last.fm exibirá métricas e estatísticas sobre os seus gostos musicais e os artistas que você mais ouviu nos últimos dias. 

7. Organize suas playlists em pastas

É maluco por organização? Então, uma das funções escondidas do Spotify foi feita sob medida para você — o Playlistis Folder System permite criar pastas para todas as suas listas de reprodução e nomeá-las como quiser.

Claro, essa função não é essencial, mas se tornar a sua vida mais fácil, por que não experimentar? Veja como fazer isso:

  1. Clique em arquivo e em seguida em nova pasta.
  2. Na barra lateral esquerda surgirá uma caixa de texto.
  3. Digite o nome da playlist e pressione Enter.
  4. Agora é só arrastar e soltar as suas playlists para as pastas que você acabou de criar.

8. Importe seus arquivos de MP3 para o Spotify

Você sabia que uma das funções escondidas do Spotify permite salvar arquivos de músicas e vídeos no Spotify? Essa função é ideal para quem tem muitas músicas no notebook ou para artistas e DJs amadores, que desejam ouvir o seu próprio som sempre que desejarem. Como fazer isso?

  1. Clique em preferências e role a barra de tarefas até arquivos locais.
  2. Selecione adicionar uma fonte.
  3. Encontre o arquivo que você deseja adicionar e clique enter.
  4. O arquivo será adicionado ao Spotify em arquivos locais.

Agora é só criar uma playlist e adicionar as músicas que deseja ouvir  todos os dias. 

 

funcoesescondidasdospotify - Spotify: guia do mochileiro das galáxias e funções escondidas

9. Pesquisa por letras de músicas

Você gosta de cantar todas as músicas da sua banda favorita? Colecionava cadernos de música? No Spotify você pode pesquisar as letras das suas canções favoritas — basta digitar alguns versos que toda a canção surgira na sua tela em apenas alguns segundos.

No entanto, nem todos os formatos podem ser suportados, então não fique triste se você não puder descobrir a letra da sua canção favorita, escolha outra música para cantar embaixo do chuveiro.

Gostou desse post sobre funções escondidas do spotify? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e deixe seus amigos por dentro do assunto!