Em tempos de coronavírus e isolamento social estamos diante de desafios também nos processos de contratação nas empresas. Por isso, o novo normal será entrevistas e seleções cada vez mais virtuais. Mas mesmo antes da pandemia, isso já era comum em empresas com times em várias cidades e/ou países.  Você sabe como se destacar numa entrevista nessas condições e o que fazer para ser bem avaliado? Continue lendo! 

entrevista online 2 scaled - Dicas para ter uma excelente entrevista online

Algumas dicas gerais, que servem para entrevistas online ou presenciais, dizem respeito ao planejamento anterior. É importante pesquisar a empresa e a vaga de maneira que você consiga responder as perguntas que podem ser feitas e questionar dúvidas que surgirem. Isso demonstra interesse e os entrevistadores costumam gostar. Estar atualizado nas notícias, principalmente em temáticas que se relacionem à empresa/vaga, passa excelente impressão.

Pense com a cabeça do contratante, por que você deveria ser contratado? Não seja tímido em destacar suas qualidades, sua aptidão, lembre-se que ninguém te conhece mais que você mesmo. É um diferencial saber exemplificar suas habilidades e competências com casos reais.Saiba realçar suas conquistas que tenham conexão com a empresa e o cargo. 

Você conhece suas soft skills? Essas habilidades interpessoais são cada vez mais valorizadas e podem definir uma contratação: criatividade, capacidade de liderar e resolver problemas, pensamento crítico, julgar e tomar decisões, trabalhar em equipe, são algumas delas.

entrevista online 5 scaled - Dicas para ter uma excelente entrevista online

Entrevista online: preste atenção nesses itens 

A primeira dica é testar seus aparelhos eletrônicos e internet. Faça uma chamada de vídeo com um amigo ou parente (o Skype possui uma função de teste de áudio e vídeo) antes da entrevista para checar a qualidade do som e da imagem. Se assegure de saber utilizar todas as funções do programa. 

Lembre-se que luz natural é a melhor que você pode ter, então fique de frente para uma janela aberta, se for possível e não for barulhento. Não fique de costas para a janela, pois assim só aparecerá sua sombra. 

Limpe bem a câmera, para não ficar embaçada, use fones se achar que o áudio fica mais claro e deixe um copo de água perto. Lembre-se de escolher um local isolado, onde ninguém vá te interromper. Pode ser bom manter a porta fechada e avisar as pessoas que moram com você sobre a reunião, para que façam pouco barulho. 

O enquadramento ideal é o “plano médio”, da cintura para cima. Isso significa que você precisará apoiar o equipamento e testar a altura. Tenha um plano B para cada item que pode dar errado, pois a tecnologia pode não colaborar mesmo testando tudo antes. Tenha, por exemplo, outra conexão disponível (pode ser o plano de dados da sua operadora) e outro equipamento (um smartphone ou um tablet).

Não é porque você não estará frente a frente com o entrevistador que não precisa se preocupar com sua aparência. Use uma roupa confortável mas apresentável, se gostar de acessórios, usá-los pode destacar seu rosto, assim como maquiagem. Vista uma roupa completa (não só a parte de cima!), vai que você precisa se levantar no meio?

Para quem gosta maquiagem, talvez precise usar mais do que normalmente, pois a câmera não capta tantas nuances. Escolha batons mais escuros, foque em contorno e iluminador e não faça nada que não domine.

entrevista online 6 - Dicas para ter uma excelente entrevista online

Dicas para se destacar na entrevista online 

  1. Teste tudo com pelo menos uma hora de antecedência da entrevista;
  2. Desligue notificações – isso vale para o whatsapp web e até para as redes sociais – e aparelhos como televisão, rádio, celulares;
  3. Retire distrações de perto, tudo que estiver ao alcance dos olhos e das mãos devem ser itens essenciais, para que você se concentre na tela. Parecer distraído não causa uma boa impressão e é bem mais fácil de acontecer olhando para um computador do que ao vivo;
  4. Olhe para a câmera quando estiver falando – essa é difícil, pois nos acostumamos a olhar para o monitor, mas vale a pena treinar antes e se habituar a olhar diretamente para a câmera. Isso dá a sensação que você está olhando nos olhos do interlocutor;
  5. Prefira fazer anotações em papel e caneta, para não se atrapalhar com outros programas durante a entrevista;
  6. Não deixe pessoas ou animais de estimação ficarem no mesmo ambiente e correrem o risco de aparecerem no enquadramento;
  7. Não marque outros compromissos ou reuniões online próximos do horário da entrevista;
  8. Aja normalmente, se você se preparou, confie e siga o fluxo da conversa. Respire fundo antes do início e seja simpático. 

entrevista online 8 scaled - Dicas para ter uma excelente entrevista online

O que não fazer em uma entrevista online

Estar de pijama, cabelos despenteados e cara de quem acabou de acordar, não parece profissional, certo? Preocupe-se também com o fundo que vai aparecer atrás de você na tela, o ideal é um fundo branco e poucas interferências, nada de bichos de pelúcia, decorações exuberantes e coisas que podem distrair seu entrevistador ou passar uma imagem pouco profissional.

Durante a entrevista também não é adequado interromper a todo momento pois esqueceu alguma coisa (água, fechar a porta, buscar o fone, prender o cachorro, fechar a janela…), esteja preparado e reduza as interrupções ao mínimo. 

Não deixe programas, aplicativos ou abas abertos em paralelo no equipamento que estiver usando. Além de consumir conexão da internet, também utiliza espaço de memória e pode deixar o equipamento lento. Sem falar na possibilidade de notificações e sons que não devem ocorrer.

Não saia falando sem dar uma pausa: o delay é bem comum, especialmente devido ao aumento do uso da internet provocado pela pandemia de coronavírus. Espere um segundo antes de responder ou fazer uma pergunta, para garantir que a outra pessoa terminou de falar. 

application 2580867 1280 1 - Dicas para ter uma excelente entrevista online

É importante ter em mente que o meio utilizado é só isso, um meio. Então aja como se fosse uma entrevista frente a frente e se prepare bem. Após a entrevista, considere enviar uma nota de agradecimento pela oportunidade. Não se desespere com a demora dos processos seletivos, que é normal. Mas também não desapareça. Querer saber dos encaminhamentos demonstra interesse da sua parte. 

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe nas redes sociais e assim ela chega a quem precisa!