guiadovinho - Guia do vinho: conheça melhor os diferentes tipos de bebida
Guia do vinho

O guia do vinho ajuda os apreciadores dessa deliciosa bebida a harmonizá-la com seus pratos favoritos e assim desfrutar de todo o seu sabor. Obtida pela fermentação de uvas frescas, maduras ou verdes, a bebida tem baixa graduação alcoólica, que varia de 8,6% a 14% do volume.

A fermentação ocorre quando a levedura presente nas uvas transforma os açúcares em álcool e anidrido carbônico. Se grande quantidade deste composto for incorporada à bebida, o vinho será espumante. Se houver pouca quantidade de anidrido carbônico, a bebida não terá bolinhas.

Mas qual tipo de vinho dará mais sabor a carnes e queijos? A seguir, daremos algumas dicas de como harmonizar diferentes bebidas com a sua comida favorita.

Guia do vinho: conheça melhor os diferentes tipos de bebida

Encontros informais pedem bebidas mais leves, já os encontros formais requerem vinhos de sabor mais marcante. O mesmo vale para as refeições. Segundo o guia do vinho, um jantar elaborado casa melhor com vinhos estruturados, enquanto as refeições mais informais ficam mais saborosas com vinhos brancos ou tintos menos encorpados.

Espumantes

1. Brut

O Brut é um espumante leve, com sabor levemente cítrico. É produzido com diferentes tipos de uvas como Malbec, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling, Pinot Noir, Glera e Semmillon. Para o Prosecco, a uva mais utilizada é a Glera. Já para produzir champagne, se usa a Pinot Meunier. O teor de açúcar é bem baixo, menos de 3,0g/L.

A bebida deve ser servida a temperatura de 6°C a 8°C em taça de flute com saladas, peixes, carne vermelha e risotos neutros, de queijo ou de frango.

2. Brut Rosé

Tem aroma aroma marcante de cereja e frutas cítricas e baixo teor de açúcar. Produzido com uvas tintas é uma bebida refrescante que deve ser servida em taças flute, com temperatura de 6% a 8%. O Brut Rosé se harmoniza com diferentes pratos como bobó de camarão, moqueca de salmão, carne de porco e feijoada.

3. Moscatel

Vinhos de uva moscatel são ricamente aromáticos. Apresentam um toque floral e grande teor de açúcar, cerca de 60,1%. A forma correta de servir é com temperatura de 6°C a 8°C.

Dá mais destaque a pudins de leite, sorvetes, patês de carne, creme de mamão com cassis, bolos e sobremesas de sabor delicado.

Brancos

4. Chardonnay

É uma uva resistente e de fácil cultivo, o que faz do Chardonnay um dos vinhos mais consumidos do mundo. É uma bebida seca, com teor de açúcar de 3,5 g/L. Como servir? A bebida deve ser consumida gelada, em taças pequenas, com temperatura de 10°C a 12° C.

Se harmoniza com queijos, frutos-do-mar, risoto de camarão ou de frango, massas ao molho branco, filé de peixe, ostras e lombo de porco.

5. Sauvignon Blanc

Vinhos produzidos com a uva Sauvignon Blanc são ácidos, com aroma levemente frutado e aroma mineral. Há diferentes versões, seco, meio seco, doce, meio doce e suave. Indicado para climas quentes pode ser servido em baixas temperaturas.

Se harmoniza com frango, lombo suíno, camarão, peixe, comida chinesa, comida japonesa e pratos picantes,

6. Moscato

A uva moscato produz espumantes, vinhos secos e vinhos de sobremesa. A temperatura de serviço dos vinhos secos varia de 6°C a 12° e a espumantes de 4°C a 10° C. O armazenamento exige temperatura constante.

A harmonização é feita com saladas, peixes sem molho, frutas e pratos apimentados.

7. Riesling

Vinhos produzidos com a uva Rieslingtem tem aroma mineral e sabor frutado. Os secos possuem teor de açúcar de 4 g/L já os doces 25 g/L. Na hora de servir, use taças menores, para evitar que a bebida esquente.

Harmoniza bem com carnes brancas como sushis, sashimis e moquecas, queijos duros e frutos-do-mar com pouco tempero.

Tintos

2 - Guia do vinho: conheça melhor os diferentes tipos de bebida
Guia do vinho

8. Pinot Noir

Originária da cidade fria de Borgonha, Pinot Noir produz vinhos secos, delicados e de cor leve. Servidos em taças em forma de balão, são melhor saboreados em temperatura que varia de 14°C a 18°C.

O sabor dá destaque a frutos-do-mar, peixes de sabor sutil, carnes e coq au vin. É uma boa opção para dias quentes e pode ser saboreado por quem está iniciando o guia do vinho.

9. Merlot

A uva Merlot produz bebidas macias, adocicadas, saborosas e aconchegantes. O teor de açúcar é de 4,0 g/L. Rico em tanino, pede taças estilo bordeaux. Servir na temperatura de 14°C a 18°.

Destaca o sabor de carnes grelhadas, pizza de carne, azeitonas, rosbife, medalhão e filé mignon. No guia do vinho, essa bebida merece destaque, já que pode ser saboreada tanto em encontros informais quanto em ocasiões especiais.

10. Cabernet Sauvignon

Vinho rico em tanino de cor rubi e aroma de frutas e cassis. O aroma lembra amora, azeitona e pimentão. O teor de açúcar é de 4,0 g/L. A bebida é melhor saboreada em taça bordeaux, em temperatura de 14°C a 18°C.

Harmoniza com carnes de sabor marcante, churrasco, comidas gordurosas, molhos vermelhos e queijos mais curados.

11. Cabernet Franc

Vinho leve e saboroso, com poucos taninos. O aroma é de frutas tropicais e especiarias. Essa bebida seca e com baixo teor de açúcar é um ótimo acompanhamento para carne de aves, vitela, peixe de couro, embutidos e queijos macios.

Como servir? O ideal é utilizar taças de bojo largo em temperatura ambiente.

12. Syrah

Essa uva de origem francesa, também é produzida na Austrália, nos Estados Unidos e no Brasil nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. É um vinho seco, levemente adocicado. Servida em taças de boca larga, é melhor saboreada em temperatura de 14°C a 18°C.

Acompanha, principalmente, aves, assados e pratos de sabores picantes como hambúrguer de picanha, filé a poivre, churrasco com molho barbecue e cordeiro assado.

13. Tannat

A Tannat é uma uva de cor escura que dá origem a uma bebida de sabor encorpado e aroma achocolatado. Possui grande quantidade de antioxidantes e sabor levemente seco.

Ideal para pratos gordurosos como churrascos, carnes condimentadas e feijoadas. Servir com temperatura de 14°C a 18°C em taça bordeaux.

Gostou desse Guia do vinho? Então, comente com a gente qual é a sua bebida preferida para um jantar com os amigos!