Hoje em dia, o mundo é realmente sua ostra quando se trata de pagar por tudo e qualquer coisa. Mas, com tantas opções, sua cabeça pode estar girando quando se trata de quais são os métodos de pagamento. Então, por isso, eliminamos o incômodo da confusão e montamos um guia para os principais métodos de pagamento oferecidos, no Brasil e lá fora.

Vamos ver?

Multiplicidade de métodos de pagamento

Os compradores hoje em dia têm uma infinidade de opções quando se trata de fazer um pagamento. Eles podem usar o relógio, smartphone, cartão, rosto, impressão digital e até as chaves do carro (não estamos brincando!).

Com tantas opções e pontos de contato, também parece haver uma oportunidade maior para o mercado atender a mais necessidades dos clientes, ajudando a diminuir o abandono do “carrinho” e aumentar a retenção de clientes.

Falando sobre métodos de pagamento, eis o que abordaremos neste guia abrangente, começando pelo dinheiro vivo.

Dinheiro

O dinheiro é o método de pagamento original e mais antigo: as moedas e notas físicas que você encontrará em sua carteira, em um caixa eletrônico ou no banco.

Mas nas últimas duas décadas, os pagamentos em dinheiro diminuíram drasticamente. Embora seja a forma mais barata de aceitar um pagamento, muitas empresas tendem a preferir a segurança e a conveniência dos pagamentos online.

Saiba mais: Avanços tecnológicos que impactam a nossa vida

Cartão de débito

No Brasil e no mundo, a grande maioria da população possui um cartão de débito e este é o método de pagamento mais popular para compras online e offline.

O maior benefício do uso de cartões de débito é a camada extra de segurança ao concluir um pagamento. Na verdade, os clientes não apenas precisam inserir um código PIN personalizado, mas cada pagamento deve passar por uma rede de cartões como Visa e Mastercard, por exemplo.

Isso garante que as compras não sejam fraudulentas e venham de uma conta bancária verificada.

Cartão de crédito

Os cartões de crédito são financiados por bancos e sociedades, com o cliente pagando com dinheiro emprestado em vez de uma conta bancária. Os cartões de crédito têm um limite pré-aprovado e são pagos posteriormente pelo cliente (com juros) ao longo do tempo.

Além disso, os cartões de crédito permitem aos clientes parcelar os pagamentos ao longo do tempo, além de ganhar recompensas e pontos por seus gastos.

Transferências bancárias

As transferências bancárias são populares entre transações B2B e pagamentos maiores, como pedidos de atacado. No Brasil, você precisa de um número de conta e código de classificação para enviar uma transferência bancária.

Embora as transferências bancárias sejam populares, elas geralmente são menos seguras do que outros métodos de pagamento; isso ocorre porque não há rede de cartões para monitorar a transação e, portanto, não pode ser recuperada se houver um erro.

Débito Direto

Os pagamentos por débito direto são pagamentos agendados e automatizados, geralmente usados ​​para contas domésticas e em modelos de pagamento de assinaturas, como assinaturas de TV.

Pagamentos instantâneos móveis

Pagamentos móveis referem-se a métodos de pagamento que usam seu celular ou por app. São aqueles pagamentos remotos, pessoais ou sem contato. Exemplos de pagamentos móveis incluem carteiras móveis, QR Code, links de pagamento e recentemente o PIX.

Para saber mais: Como evitar golpes por pix e QR code

Lançados há menos de uma década, estão crescendo rapidamente em popularidade, com o Google e o Apple Pay apresentando mais de 300 milhões de usuários juntos.

Hoje, mais de 100 milhões de pessoas no Brasil já fazem transações diretas com o Pix, de acordo com o Banco Central (BC). E isso só tende a crescer, ainda mais com o projeto novo do Pix parcelado, mas que ainda não há previsão do Governo Federal para sair.

QR Code

O QR Code é uma ótima maneira de acelerar as transações pessoais. Você provavelmente já os viu em mesas de restaurantes e cafés externos, pois mais pessoas preferem fazer pedidos online.

E o processo é simples: os clientes digitalizam o código QR, aparece uma notificação que os leva a uma página de pagamento separada, onde preenchem seus dados e concluem o pagamento.

Moedas digitais (criptográficas)

Embora alguns desses métodos pareçam desatualizados ou novos demais, eles são comumente chamados de “pagamentos alternativos”. Em alguns casos vale a pena adicioná-los como opção de pagamento, embora dependa muito do seu mercado-alvo.

As carteiras digitais são aplicativos projetados para aproveitar as habilidades dos dispositivos móveis para melhorar o acesso a produtos e serviços financeiros.

Já a criptomoeda é um pouco complexa, mas usá-la para pagar algo é relativamente simples. Você pode comprar criptomoeda com dinheiro fiduciário em bolsas de criptomoedas, por exemplo, ou enviar e receber pagamentos usando uma carteira de criptomoedas.

WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay é uma plataforma de interface unificada de pagamentos que permite transações entre bancos por meio de um smartphone. Simplificando, é um recurso de pagamento no chat que permite enviar e receber dinheiro de qualquer pessoa em sua lista de contatos.

Para saber mais: Apps e a alternativa ao WhatsApp

Qual é o método de pagamento mais seguro?

Como vimos, existe, hoje muitas formas e métodos de pagamento, alguns mais comuns e outros mais complexos.

Por exemplo, as redes de cartões garantem que o pagamento seja feito de uma conta bancária válida e que a transação ocorra com segurança. Se houver um problema com o pagamento, tanto o lojista quanto o cliente podem entrar em contato com a rede de cartões para resolver a disputa.

O uso de um provedor de serviços de pagamento licenciado, devem garantir para o usuário camadas extras de segurança.

Na verdade, existem muitos serviços que permitem receber pagamentos, principalmente online. Obviamente, como em qualquer atividade online, sempre há alguns riscos de segurança no processamento e manuseio de pagamentos. Certifique-se de que os sistemas que você costuma lidar possuem um alto nível de criptografia de dados.

Esperamos que este guia de métodos de pagamento tenha sido útil e que agora você entenda a importância de conhecer vários métodos de pagamento.

Gostou de saber? Deixe um comentário aqui pra nós!