Profissionais em momentos de pausa na carreira, seja por motivos pessoais ou uma demissão, precisam estar em constante atualização e se informar. Um dos diferenciais que podem tomar nessa situação é trabalhar seus pontos fortes, que respondem ao questionamento: “Por que devo ser contratado?”.

designdeskdisplayeyewear313690 1 scaled - Por que devo ser contratado? Dicas para se tornar mais atraente para as empresas

Por onde começar a responder a pergunta “Por que devo ser contratado?”

Ser demitido, procurar uma recolocação ou mesmo a busca pelo primeiro emprego são situações desafiadoras para muita gente. Ainda mais em tempos de mudanças nos regimes de trabalho. Por isso é importante estar atento e traçar um planejamento para conseguir ocupar seu tempo de maneira produtiva e estar afiado para responder essa e outras perguntas feita pelos recrutadores.

Se preparar para o processo seletivo é importantíssimo e vamos desenvolver algumas dicas que podem te ajudar durante a espera. É importante se manter positivo e criar ferramentas que auxiliem no momento da busco do emprego. Também deve-se procurar não se abater quando uma entrevista não der certo  e continuar com o propósito de ser contratado.

A ajuda profissional, por exemplo, com psicólogos nessas horas é uma ótima alternativa para ter alguém com quem conversar e dividir as aflições da procura pelo emprego.

Além do cuidado com a saúde mental, é fundamental ter uma abordagem prática da situação, com planejamento e ações que vamos descrever a seguir.

Porquedevosercontratado 1 - Por que devo ser contratado? Dicas para se tornar mais atraente para as empresas

Por que devo ser contratado: planejamento para a vaga que você deseja

O planejamento é o primeiro passo para que você consiga se sair bem na entrevista de emprego e responder a pergunta: “Por que devo ser contratado”. É a partir dele que você consegue identificar o que precisa fazer durante esse período. Nesse planejamento podem constar itens como:

  • pesquisar em detalhes os requisitos para a função;
  • criar o currículo e uma carta de intenções ou um e-mail de apresentação que esteja alinhado a esses requisitos de maneira a valorizar sua trajetória profissional;
  • criar um roteiro de possível entrevista com perguntas e respostas;
  • pesquisar as redes sociais e site da empresa, observando a linguagem, o dresscode e as temáticas abordadas;
  • acompanhar as notícias sobre o setor;
  • fazer algum curso online ou certificação rápida que incremente seu currículo;
  • ganhar repertório (leitura, podcast, filmes) que tenha a ver diretamente, ou não, com a vaga.

womanusinglaptopwhileholdingacupofcoffee3759083 1 scaled - Por que devo ser contratado? Dicas para se tornar mais atraente para as empresas

Por que devo ser contratado: criando o currículo

Esse tópico é extremamente importante para o seu sucesso. É através do currículo que os recrutadores ou chefes terão o primeiro contato com você. Antes de conversar, eles lerão a página (UMA página é suficiente na enorme maioria dos casos) que resume sua trajetória, suas habilidades, sua formação, seu perfil e decidirão se você está apto a passar para a próxima fase.

Por isso, não basta ter um currículo atualizado. É interessante fazer um currículo para cada vaga que você se candidata. Leva tempo e é trabalhoso, mas faz toda diferença. Enviar mil currículos genéricos para vagas muito diferentes adianta pouco. É mais proveitoso focar em algumas por vez e fazer um trabalho mais aprofundado de pensar em como você se encaixa naquela vaga.

A partir dessa reflexão, você consegue identificar o que entra naquele currículo e o que deve ficar de fora: lembre-se, seu espaço é limitado. Será que aquela experiência de estágio é mesmo relevante para a função que você desempenhará? Aquela experiência de 2 meses no voluntariado pode conversar com as causas da empresa?

Não existe uma fórmula certa, é importante testar e pensar com a cabeça de quem vai te contratar. Realce suas melhores habilidades para aquela função, descrevendo com detalhes e comprovações (não adianta mentir, usar termos genéricos ou encher linguiça).

Lembre-se de dar exemplos conectados às habilidades e pense em tudo no seu histórico que ajude a contar a sua história. Se você é a MELHOR pessoa para aquela vaga, precisa mostrar!

manbeinginterviewedbyawoman3874035 1 scaled - Por que devo ser contratado? Dicas para se tornar mais atraente para as empresas

Por que devo ser contratado: a hora da entrevista

Quando esse momento chegar, lembre-se de manter a calma e o foco. Você já passou pela primeira triagem e as pessoas querem te ouvir, já se preparou e precisa confiar em si mesmo durante o interrogatório.

Procure se informar sobre o dresscode da empresa através de fotos de divulgação em redes sociais e tenha bom senso, use roupas que te façam se sentir bem e confiante. Para uma vaga de advogado, não é adequado ir de jeans e tênis, da mesma forma que um terno pode ser demais para uma vaga de estagiário.

Na dúvida, opte pelo básico e por acessórios (cinto, sapato, relógio, maquiagem, brincos etc.) que tragam um toque de personalidade.

Todas as pesquisas que fez no passo anterior te ajudam nesse momento a não ser surpreendido pelo que o seu possível chefe te perguntar, mas se isso acontecer respire fundo e diga a verdade, mentir não é a saída para ser contratado.

Não invente histórias ou experiências passadas, nem formações ou qualificações que não tenha. Nada de inglês fluente se você está no básico. Conte a verdade e se disponha a aprender, pesquisar, se capacitar, pois, isso passa confiança para quem está te entrevistando.

Comporte-se normalmente, evite gírias ou palavras muito rebuscadas e busque no entrevistador a maneira mais adequada de se expressar: se ele falar mais formalmente, seja polido; do contrário, fique mais à vontade.

Preste atenção ao comportamento gestual do entrevistador e responda objetivamente o que ele perguntar. Demonstre interesse pelo que ele fala, pelos processos da empresa, pela vaga e pelo funcionamento do time: não tenha receio de querer saber o máximo possível sobre aquele espaço que pretende ocupar.

Saiba fazer conexões entre características próprias e experiências que teve: se você se apresenta como prático, tenha exemplos disso em empregos anteriores como resoluções rápidas de problemas; se informou que tem habilidades de liderança, explore situações em que precisou usar esse recurso e orientar o time. Se você se apresenta como empático e preocupado com os direitos humanos, trabalhos voluntários podem ser um exemplo.

womanwearingbluetopbesidetable1181712 1 scaled - Por que devo ser contratado? Dicas para se tornar mais atraente para as empresas

Com todas essas dicas você deve ser capaz de responder, a si e a quem perguntar, por que é a melhor pessoa para a vaga, por que deve ser contratado e não outro candidato: tem a ver com vender suas qualidades que combinem com a procura da empresa. Sucesso!

Alguém que você conhece está procurando emprego e você acha que essas dicas podem ajudar? Compartilhe com ele ou ela!