As entrevistas de emprego on-line têm ganhado bastante importância nos últimos meses por causa da pandemia do Coronavírus. Isso porque, por meio dessa prática torna-se possível assegurar que as pessoas possam manter o isolamento social e também evitar aglomerações no trânsito.

Essa tendência é crescente em empresas de diversos segmentos e portes no mercado. Além disso, ela deve se manter no cenário pós-pandêmico, pois é conveniente ao próprio candidato e também para a empresa.

Imagino que você deva estar interessado em saber mais sobre o assunto. Pensando nisso, neste conteúdo destacaremos sobre a importância da entrevista de emprego on-line e também forneceremos dicas que o ajudarão a se dar bem nessa importante etapa do processo seletivo. Continue com a gente.

Qual a importância da entrevista de emprego on-line?

Destacamos anteriormente que a entrevista de emprego na internet é uma tendência crescente. Essa questão se intensificou ainda mais na pandemia, pois os candidatos poderão seguir as regras de isolamento social ao evitar aglomerações no trânsito para chegar até a empresa.

Além disso, as entrevistas de emprego no ambiente virtual tendem a se tornar mais comuns, mesmo depois da pandemia. As empresas terão a possibilidade de fazer mais entrevistas em menos tempo. Desse modo, elas conseguiram finalizar os processos seletivos de maneira mais rápida e eficiente.

Os candidatos também são beneficiados nesse processo. Eles não precisarão se deslocar até empresa e, consequentemente, economizarão dinheiro com transporte e também vão economizar tempo, pois todo o procedimento será feito no conforto da residência. Desse modo, podemos dizer que a entrevista de emprego on-line é benéfica para ambos os lados envolvidos no processo.

O que dizer em uma entrevista de emprego on-line?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois isso varia conforme as perguntas feitas em cada entrevista.

De maneira geral, não há muitas diferenças em relação a entrevista presencial. Você deve dizer sobre a sua trajetória profissional, os desafios enfrentados em cada empresa pela qual passou, a sua formação acadêmica e como poderá ajudar a próxima companhia a crescer no mercado.

O que não fazer em uma entrevista de emprego on-line?

Essa questão também funciona de maneira semelhante em relação à entrevista presencial. Deve-se evitar mentiras, pois eles vão comprometer a sua imagem profissional e os gestores perderão confiança no seu trabalho.

Também não é não é bom demonstrar desconhecimento em relação a vaga e se apresentar de maneira inadequada. Por esse motivo, é fundamental estudar sobre a empresa para a qual você fará a entrevista e verificar os requisitos necessários para preencher uma determinada oportunidade.

entrevistadeempregoonline - 3 dicas para entrevista de emprego on-line

Como participar de uma entrevista de emprego on-line?

Não há muitos segredos em relação a esse assunto, pois participar de uma entrevista de emprego on-line é bastante simples. Primeiramente, é importante contar com bom sinal de internet e ter um ambiente adequado para fazer entrevista.

Agora, você deve estar se perguntando: como que funciona o processo de entrevista de emprego on-line? As empresas escolhem uma plataforma (pode ser, por exemplo, o Google Meet, o Skype, o Microsoft Teams, entre outros), passam o link da entrevista e, quando chegar o horário da sua participação do processo seletivo, você só precisará clicar no link para iniciar entrevista. Muito simples, não é mesmo?

Como se dar bem em uma entrevista de emprego na internet?

Pelo fato de se tratar de uma experiência nova, essa é uma das principais dúvidas por parte de muitas pessoas. É natural que muitos candidatos fiquem um pouco inseguros.

No entanto, por meio de alguns simples passos, torna-se possível se dar bem na entrevista on-line. Na sequência do conteúdo destacaremos algumas dicas que o ajudarão nesse processo.

1.Vista-se adequadamente

Em geral, entrevista de emprego on-line é semelhante em relação a tradicional. Por esse motivo, é importante estudar sobre a empresa e entender quais serão as suas atribuições.

Além disso, a vestimenta é um detalhe muito importante. Isso porque, ao vestir-se de maneira adequada, você vai transmitir uma impressão positiva aos recrutadores e vai demonstrar profissionalismo. Vale a pena adotar um estilo formal, pois essa característica vai te ajudar a assegurar mais credibilidade e, com isso, aumentam-se as chances de se dar bem no processo seletivo e conquistar a tão sonhada vaga.

2.Cuide da conexão

A conexão da internet é outro detalhe importante para a entrevista de emprego on-line. É importante que esteja em boas condições para que seja possível uma boa comunicação durante o processo seletivo.

Nos momentos que antecedem e durante a entrevista, vale a pena fechar outras janelas ou abas do seu navegador para que a conexão fique mais ágil e, consequentemente, a entrevista possa transcorrer normalmente.

3.Cuidado com o ambiente

O ambiente é outro detalhe que merece atenção. É importante que seja um local silencioso, com menos ruídos e sem interrupções para que seja possível ter uma entrevista de emprego on-line com tranquilidade.

Vale destacar também que a escolha de um ambiente adequado também demonstra profissionalismo, ou seja, é muito importante prestar atenção nesse tópico.

Como é possível perceber, a entrevista de emprego on-line já é uma presença constante em diversos processos seletivos e essa tendência deve se manter mesmo cenário pós-pandêmico. Por esse motivo, é muito importante entender como funciona esse processo e estar atento em relação as dicas para que você possa se dar bem na entrevista.

Você ainda está com alguma dúvida sobre como se dar bem em uma entrevista de emprego on-line? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua dúvida aqui com a gente. Será um grande prazer ajudar a esclarecer os seus questionamentos em relação a esse relevante tema.