Muito tem se falado sobre quais são os riscos para a saúde ocasionados pelo excesso da Internet no dia a dia. Mas, afinal, quais devem ser os pontos de atenção? Como identificar comportamentos que podem significar um vício?

Neste artigo, respondemos estas dúvidas e abordamos as consequências do excesso da Internet e da tecnologia. E mais ainda: separamos algumas dicas sobre como lidar com o vício e agir em direção ao uso consciente.

ExcessodaInternetquaissaoosriscos - Excesso da Internet: quais são os riscos para a saúde

 

O excesso da Internet e o uso exagerado de ferramentas virtuais podem ser nocivos, principalmente para crianças e adolescentes. Mas os adultos não estão livres dos impactos negativos que isso pode gerar na saúde física e mental.

Não é muito simples traçar limites entre o uso moderado e inteligente versus aquele que pode ser prejudicial. Mas é possível.

As facilidades promovidas pela grande variedade de produtos eletrônicos, entre eles, os smartphones, tablets, notebooks, smart TVs e videogames são indiscutíveis. Eles vieram pra ficar e este movimento não têm volta.

As tecnologias digitais fazem parte da rotina de milhões de pessoas no mundo todo. O acesso a um universo de informações e às redes sociais, os bate-papos entre familiares e amigos, o trabalho e o lazer são apenas algumas possibilidades do uso.

Ou seja, hoje é praticamente impossível imaginar os atos de estudar, comprar, atuar profissionalmente e se relacionar sem usar a Internet.

ExcessodaInternet - Excesso da Internet: quais são os riscos para a saúde

Mas, quando o excesso da Internet faz de alguém um viciado?

Antes da resposta para esta questão, é preciso esclarecer que é considerado um usuário abusivo quem é dependente da Internet para 100% de suas atividades relacionadas ao lazer e trabalho.

Já os casos patológicos apresentam sempre algum transtorno emocional associado. São aqueles nos quais a pessoa, se não tiver a tecnologia funcionando, seja por falta de bateria ou WIFI, demonstra sintomas de angústia, ansiedade e nervosismo. Estes demandam tratamentos especializados.

O indivíduo viciado demonstra alguns sinais. O excesso da Internet pode ocasionar conflitos na vida pessoal, social, familiar, acadêmica ou profissional. Este vício é denominado nomofobia. Em 2008, o termo foi criado na Inglaterra, a partir da expressão “no-mobile-phobia”, que do inglês abreviado, virou nomofobia.

Este é o nome que se usa para descrever o medo de ficar incomunicável devido à falta de acesso à Internet.

UsoemexcessodaInternetRiscoseconsequencias - Excesso da Internet: quais são os riscos para a saúde

Uso em excesso da Internet: Riscos e consequências

O excesso da Internet não causa somente prejuízos mentais. O uso abusivo das tecnologias ocasiona problemas físicos bastante desconfortáveis. Estes vão desde as dores na coluna, ombros e pescoço, passando por problemas de visão até insônia e dores nas articulações.

O uso ininterrupto dos celulares, por exemplo, é prejudicial porque ao fixar o olhar nos aparelhos na palma da mão, o peso da cabeça é de, aproximadamente, 8 quilos. O que não e pouco, sendo que a coluna cervical é afetada profundamente.

Como se prevenir: 5 Dicas essenciais e um bônus

Além das questões colocadas até aqui, as tecnologias quando usadas em excesso podem tornar-se grandes inimigas da produtividade. Ao contrário, quando é utilizada com moderação e de forma consciente, os benefícios são muitos.

Para manter uma relação saudável quanto à utilização da Internet, existem formas para se livrar dos maus hábitos enraizados na sua rotina. Acompanhe:

1. Defina metas e imponha regras de utilização para você mesmo

Você já deve estar bem-acostumado em definir metas no seu trabalho. Faça o mesmo para aperfeiçoar sua relação com as tecnologias. Use-as a seu favor. E não se deixe manipular por elas. Após compreender o quanto você precisa melhorar, defina objetivos e estabeleça um plano de ações.

Determine as regras que vão modificar seu comportamento. É hora de contar com a ajuda da família, amigos e colegas do trabalho. As regras podem variar caso a caso, Mas, geralmente, passam por:

  • Silenciar as notificações de todos os aplicativos;
  • Retirada das telas do seu quarto de dormir;
  • Estabelecimento de horários para ficar sem celular e sem acesso às redes sociais;
  • Combater o uso de tecnologias enquanto dirige.

2. Cuidados no computador

Ao usar o seu computador, seja rigoroso no controle do tempo gasto abrindo e lendo e-mails. Limite algumas janelas de horário ao longo do dia para esta tarefa, fechando a caixa de e-mails no tempo restante.

Não se distraia vendo Facebook, Instagram e Youtube. Se achar necessário, baixe determinadas extensões de navegador para bloquear seus feeds de notícias e os vídeos recomendados. Deste modo, você não corre o risco de uma olhadinha consumir horas de distração, acabando com sua produtividade.

3. Desligue o Wi-Fi caso seja possível trabalhar sem isso

Esta é uma das atitudes mais difíceis de dar conta. Mas pode ajudar muito quem pretende se livrar do excesso da Internet. Feito isso, decida quais aplicativos e programas são fundamentais para desempenhar suas tarefas. Mantenha-os abertos e feche os demais. Faça uma atividade de cada vez.

4. Diminua o tempo com celular na sua vida

Avise familiares e amigos que você vai separar um tempo para responder mensagens. E que talvez não esteja de prontidão o tempo todo, como alguns esperam.

Uma boa alternativa é criar notificações customizadas para seus principais contatos de whatsapp. Com as notificações personalizadas é possível saber o que realmente não pode esperar. Exemplo: filhos aguardando carona, pais idosos pedindo ajuda, etc… Piadinhas e mensagens edificantes podem ficar pra depois.

5. Periodicamente, embaralhe seus aplicativos e aproveite pra desinstalar alguns

Para fazer escolhas mais conscientes, evitando perda de tempo com informações que não agregam, uma ideia é quebrar o padrão de movimento dos seus dedos. Sim, eles podem estar viciados ao tocar em seus aplicativos. Mude a ordem em que eles aparecem nas telas. A cada mês, faça uma limpeza se desfazendo do que te causa ansiedade, estresse e tensão.

Deixe na tela inicial somente os apps utilitários e essenciais. Coloque os demais em pastas na segunda ou terceira tela.

Dica bônus para o seu bem-estar: Não gaste as primeiras e últimas horas do dia olhando pra telas. Deixe seu telefone carregando fora do quarto de dormir. Para acordar, use um despertador convencional.