Chocolates gourmet são doces de alta qualidade produzidos com ingredientes selecionados que garantem aroma rico, textura suave e sabor marcante. Têm maior quantidade de cacau que os chocolates tradicionais e uma aparência brilhante e aveludada.

Associado a arte culinária e a alta gastronomia, o chocolate gourmet é vendido em pequenas porções em diferentes sabores, formas e formatos. Um delícia, não é mesmo?

photo 1545396113 20ce94ab6433?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHx8&ixlib=rb 1.2 - Delicioso guia dos chocolates gourmet

Brownie com chantilly

 

Como surgiu o chocolate gourmet?

A história do chocolate é tão rica quanto o sabor. A iguaria surgiu em 1100 A.C. na antiga mesopotâmia, mas foram os espanhóis que o espalharam pelo mundo após começarem a cultivá-lo nas colônias da África.

Nesse continente, os grãos de cacau, matéria-prima do chocolate, eram usados para tratar diversas doenças como a diarreia e as dores de cabeça. Além disso, eram usados como moeda.

Em 1828, o holandês Coenraad van Houten descobriu como remover a gordura da massa de cacau, o que tornou o chocolate mais barato e fácil de produzir. Além disso, o sabor se tornou mais leve e açucarado.

No final do século 17, Henri Nestlé acrescentou leite em pó ao licor de cacau, criando o chocolate ao leite. A mistura foi desenvolvida e o sabor aprimorado pela Lindt, uma confeitaria familiar localizada nos arredores de Zurique.

A empresa já se dedicava a criar doces e bebidas que além de agradar o paladar, seduziam o olhar dos consumidores. Nascia assim um dos mais famosos confeitos do mundo, assim como o próprio chocolate gourmet!

o que e chocolate gourmet - Delicioso guia dos chocolates gourmet

Cartela de chocolates recheados

 

Chocolates gourmet x artesanais

Assim como o chocolate gourmet, o artesanal é feito como matérias-primas de qualidade – o que  garante a esse doce um leve e marcante.

Além disso, o chocolate artesanal é feito em pequenas quantidade por fabricantes que seguem receitas de família, protegidas com todo o cuidado e carinho. Em geral, os produtores artesanais não têm o objetivo de se tornarem conhecidos fora da cidade onde vivem.

É feito com o mesmo cuidado que o chocolate gourmet, ou seja, produtos artesanais podem ser gourmet, mas nem todo chocolate gourmet é artesanal.

 

Tipos de chocolates gourmet

 

1. Chocolate gourmet artesanal

Os chocolates artesanais são feitos a mão e produzidos em pequenos lotes com combinações inovadoras de ingredientes.

Quer experimentar? A Raros Fazedores de Chocolate fica no interior de São Paulo e vende bombons, barras de chocolate e doces variados. Todos os produtos levam apenas dois ingredientes: cacau e açúcar orgânico.

Mora em Belo Horizonte? Na Studio do Chocolate você pode comprar barras, docinhos e caixinhas personalizadas do mais puro chocolate artesanal.

 

2. Chocolate belga

Produzidos na Bélgica, esses chocolates gourmet são considerados uns dos melhores do mundo. E uma curiosidade: as matérias-primas são importadas de diversos países, inclusive do Brasil.

Existem diferentes variedades como o pralinês, com chocolate levemente derretido no centro e cobertura mais encorpada e a trufa, bombons coloridos de chocolate com recheio de ganache. As marcas de chocolate belga mais conhecidas são a Belvas, Jean Galler, Godiva, Starbrook Airlines e a Zabar.

 

3. Chocolates especiais

Os chocolates gourmet especiais são únicos. Você pode escolher entre bombons de caramelo salgado, sal rosa do himalaia, laranja-da-terra e até tomilho. Além disso, esses doces podem ser personalizados em formatos para lá de luxuosos.

 

4. Chocolate amargo

Barras e bombons de chocolate amargo têm sabor marcante, pouco açucarado. O gosto intenso desse doce pode ser combinado com chás e outras bebidas de sabor mais leve. Também há opções light e com zero açúcar. 

 

5. Trufas

Existem diferentes sabores de trufa  – os mais populares são morango, framboesa, amendoim, creme irlandês, laranja e chocolate ao leite. As melhores são as vendidas por pequenos comerciantes e feitas artesanalmente.

Godiva, a famosa loja de chocolates, oferece sabores peculiares aos clientes como amêndoa salgada, especiarias astecas e rosas-do-campo.

 

6. Barras de chocolate

Uns dos tipos mais comuns de chocolates gourmet, as barras podem ser finas, grossas, pequenas ou grandes. E os sabores variam entre picante, mentolado, canela, amendoim, frutas vermelhas e flocos crocantes. Os chocolates salgados também são deliciosos e cheios de sabor.

 

7. Cookies

Cookies de chocolate são coloridos e perfeitos para acompanhar o chá da tarde. Podem ser encontrados em formatos tradicionais e na forma de estrela no mar ou de coração. É muito popular tanto entre crianças como entre adultos de todas as idades.

 

8. Pretzels

Pretzels são pães de formato torcido. Podem ser recheadas como frutas e amêndoas crocantes. A versão gourmet, no entanto, é mais fina que um biscoito e tem cobertura de chocolate amargo, chocolate branco ou caramelo salgado.

 

9. Pipoca

A pipoca regada com chocolates gourmet é uma experiência doce e, ao mesmo tempo, salgada. Vendida em nas feiras de algumas cidades europeias, ela pode ser coberta com caramelo, sal marinho ou nozes, conquistando qualquer paladar.

 

10. Chocolate quente

O chocolate quente gourmet tem gosto de céu. É rico em sabor e tem mais gordura que as bebidas tradicionais. É feito com pequenas lascas de chocolate meio amargo raspado ou moído que derretem rapidamente. Pode ser diluído com leite e coberto de chantilly ou marshmallows.

 

Sobremesas e bebidas geladas

Chocolates gourmet também são usados em diferentes sobremesas e bebidas geladas. No México, por exemplo, uma bebida popular é o mudslide que tem licor de café e creme irlandês. O martini de chocolate é feito com vodka e rodelas de laranja.

Já o Chocolixir é uma bebida gelada com pedacinhos de chocolate e calda de caramelo. As bebidas derivadas de café são o gelado caramelado, o mocha e o latte gelado gourmet.

 

Curtiu este esse guia sobre chocolates gourmet? Quer experimentar essa delicia? Então deixe um comentário neste post e compartilhe com a gente e com os outros leitores, a sua opinião e as suas dicas sobre o assunto!