A pandemia do novo coronavírus deixou milhares de pessoas trancadas em casa, mas isso não é motivo para não comemorar dias importantes como a Festa junina na quarentena junto a amigos e familiares.

A  crise do novo coronavírus forçou governos em muitos países a implementar medidas drásticas para impedir a propagação do vírus. Entre essas medidas está a quarentena obrigatória para muitos cidadãos, o que impede o contato físico com seus entes queridos e a impossibilidade de comemorar festas tradicionais, como as populares juninas, por exemplo.

Porém, como já vimos desde o início da quarentena, a tecnologia pode ser uma das grandes aliadas no isolamento social da melhor maneira possível e poder se sentir mais próximas das pessoas. Então, por que não aproveitá-la para comemorar também?

Dicas de como comemorar a Festa junina na quarentena

Faça reuniões on-line

Se for uma Festa junina na quarentena que você costumava realizar com poucas pessoas, geralmente no salão de festas ou no quintal de sua casa, você poderá comemorar a festa por meio de vídeos chamadas. Alguns aplicativos como o Zoom permitem reuniões de até cem pessoas, mas também há o Skype, que permite até 50 usuários ao mesmo tempo.

Outras opções de chamada de vídeo incluem o FaceTime, o aplicativo de chamada de vídeo da Apple para iPhone, que permite até 32 pessoas ao mesmo tempo. Você também tem a opção do Hangouts nos quais podem ter até 10 pessoas em versão gratuita ou 25 na versão comercial. Além disso, o Instagram suporta até quatro pessoas, e o Facebook permite conectar 50 pessoas, nas famosas lives.

Uma Festa junina na quarentena em casa

 

festa junina na quarentena 02 - Festa junina na quarentena: receitas e dicas como comemorar em casa

Uma das festas mais populares típicas de inverno e dias chuvosos, também são feitas na sua própria casa, onde a cozinha e a sala de estar são os cômodos protagonistas. Nos dias de quarentena, dependendo da flexibilização da sua cidade, o #fiqueemcasa é a norma. Portanto, não deixe de realizar a Festa junina na quarentena celebrando e brincando, se divertindo, aproveitando das melhores comidas típicas de São João.

Especialmente as crianças, estão passando por um momento difícil, porque suas rotinas estão fora de controle, sentem falta dos amigos e, por serem muito jovens, não entendem completamente porque essas medidas devem ser tomadas.

Invista na tradicional decoração

Se já houve um tempo para decorar a sua casa como se fosse uma festa junina daquelas do Pinterest, então agora é a hora. Adquira ou tire das gavetas todos os tipos de decorações, como bandeiras, enfeites nas mesa de guloseimas, e qualquer tema caipira que você possa imaginar para fazer sua casa parecer uma grande barraca de festas.

Essas festas, nas quais as receitas deliciosas são as protagonistas, também são um dos melhores dias para as crianças se divertirem e amenizarem o impacto da ansiedade. Assim, com a ajuda dos próprios filhos, pode-se ter uma lista de ideias criativas para curtir uma Festa junina em quarentena. Tudo o que você precisa é de um pouco de imaginação, e um pouco de guloseimas.

festa junina na quarentena 01 - Festa junina na quarentena: receitas e dicas como comemorar em casa

 

Música e vestimentas típicas

Não se esqueça que as festas juninas trazem aquela estética direcionada para os estilos de música como sertanejo, músicas tradicionais de quadrilha, xote, baião e forró. Você pode selecionar uma playlist das melhores via aplicativos como Spotify, Youtube ou Deezer, que alguns deles já vem com essas listas prontas pra uso nas festas.

🎵 Aproveite e curta nossa playlist para esquentar seu arraiá!

E, estar em uma Festa junina na quarentena não significa que você não poderá estar trajado a rigor. As tradicionais roupas xadrez, costuradas de retalhos, saias e chapéus palhas, além das típicas maquiagens, podem ser usadas sem restrição. Lembre-se que o mais importante é gerar e transformar esse clima de apreensão da crise em momentos de alegria, permitindo a todos se divertirem e dançarem.

Uma Festa junina na quarentena dentro de casa, sem convidados reais. Pode não ser a celebração ideal, mas temos que pensar em como fazer com que se sinta celebrada. Então, aqui estão algumas receitas deliciosas de como comemorar a Festa junina na quarentena.

Receitas para uma Festa junina na quarentena

Comece a cozinhar. Você já pensou que seus filhos gostam ou poderiam se interessar na ajuda nessas receitas? Eles sentirão que precisam tomar decisões e terão orgulho do trabalho final.

1. Pé-de-moleque

festa junina na quarentena pé de moleque - Festa junina na quarentena: receitas e dicas como comemorar em casa

Ingredientes:

½ kg de amendoim já descascado
½ kg de açúcar (pode ser mascavo)
1 lata de leite condensado
3 col. (sopa) de margarina ou manteiga com sal

Modo de preparo:

Junte o amendoim, açúcar e a margarina, levando ao fogo e mexendo devagar constantemente. Quando formar uma calda, despeje o leite condensado, sempre mexendo, até que se solte do fundo. Assim, é bom untar uma tigela com a margarina e coloque todo o conteúdo cozinhado, deixando esfriar. No final, corte em pedaços.

2. Bolo de fubá

festa junina na quarentena bolo de fubá - Festa junina na quarentena: receitas e dicas como comemorar em casa

Crédito da imagem: Pinterest

Ingredientes:

Mistura pronta para bolo de fubá
100 ml de leite morno
2 ovos
3 col (sopa) de margarina ou manteiga com sal

Modo de preparo:

Deixe pré-aquecido o forno à temperatura de 180°C por 10 minutos. Unte a forma com a manteiga e polvilhe com um pouco de farinha de trigo ou de fubá. Coloque a mistura para bolo de fubá junto com os ovos, o leite morno e a margarina. Use a batedeira por aproximadamente 5 minutos (ou à mão por mais alguns minutos) até chegar a uma consistência homogênea.

Passe para a assadeira untada e leve ao forno. Aguarde esfriar para desenformar. Finalize polvilhando com coco ralado.

3. Canjica branca

festa junina na quarentena 1024x1024 - Festa junina na quarentena: receitas e dicas como comemorar em casa

Ingredientes:

500 g de canjica de milho branco
1 lata de leite condensado
1 frasco de leite de coco
50 g de coco ralado
1 litro de leite
8 col. (sopa) de açúcar
Canela em pó

Modo de preparo:

Deixe lavada a canjica e no molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar. Cozinhe na panela de pressão por quase 20 minutos, até que fique bem macia. Em outra panela, acrescente o leite, o condensado e o de coco, além do coco ralado. Ferva por 10 minutos, sempre mexendo para evitar grudar no fundo. Deixe descansar e polvilhe com canela.

4. Pipoca doce Toffe

festa junina na quarentena pipoca doce toffe - Festa junina na quarentena: receitas e dicas como comemorar em casa

Crédito da imagem: Pinterest

Ingredientes:

120 g de manteiga sem sal
1 xíc. (chá) de açúcar (demerara, mascavo ou cristal)
1 pitada de sal
1 col. (café) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga em fogo baixo, adicionando o açúcar e misturando até que fique mais homogêneo. Pode aumentar o fogo para médio mexendo sempre por mais 4 minutos. Remova e acrescente o sal e o bicarbonato, até juntar e ficar mais brilhante. Coloque por último o caramelo na pipoca, pouco a pouco.

Passe a pipoca para duas assadeiras com papel-manteiga e leve-as a forno preaquecido por 120º por 1 hora para que fiquem crocantes, mexendo de 15 em 15 minutos.

5. Paçoca de colher

festa junina na quarentena paçoca de colher - Festa junina na quarentena: receitas e dicas como comemorar em casa

Crédito da imagem: Pinterest

Ingredientes

500 gramas de amendoim sem pele, tostado
1 lata de leite condensado
1 1/2 xíc. (chá) de leite
1 col. (sopa) de manteiga
1 lata de creme de leite (sem o soro)
amendoim moído para decorar

Corte e despedace o amendoim. Em uma panela, despeje o leite condensado, o leite e a manteiga. Cozinhe tudo em fogo leve (160ºC), mexendo até começar a desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, junte o amendoim mais o creme de leite. Divida em copinhos e decore com amendoim moído.

Outras receitas e ideias

Uma maçã mergulhada na calda de açúcar, a famosa maçã do amor é um dos emblemas da festa junina. Da mesma forma, hoje, os molhos de cachorrinho quente, também estão incluídos nos menus das festas. Destacamos ainda a batata-doce assada, pinhão cozido, arroz-doce, o quentão e os pratos individuais com diferentes tipos de doces e guloseimas.

A ideia é divertir-se e aproveitar este momento ao máximo com seus entes queridos. E você? Já está preparado para sua Festa Junina na quarentena? Aproveite e compartilhe essa dica com seus amigos nas suas redes sociais!