Informações, dados, estatísticas, previsões, recomendações nos chegam a todo momento. Estão na TV, podcasts, redes sociais e correndo boca a boca. O melhor nestas horas é ficar atento ao que realmente você precisa saber para se proteger e resguardar também quem você ama. Siga nosso Guia do Coronavírus, fique em casa e evite o contágio.

Coronavirus - Guia do Coronavírus: tudo o que você precisa saber

Guia do Coronavírus: Tudo o que você precisa saber para enfrentar a pandemia

O que é o coronavírus

Coronavírus é o nome de uma família de vírus que causam infecções respiratórias. No finzinho de 2019, descobriram um novo agente do coronavírus na China, país que registrou os primeiros casos da doença chamada coronavírus ou COVID-19.

Por que este nome? É que os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. E em 1965, o vírus foi descrito desta forma porque o perfil dele, quando observado por meio da microscopia, parece uma coroa.

Vale lembrar aqui neste Guia do Coronavírus que a maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida.

Uma doença perigosa

Pânico não adianta. Conscientização sim. As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento. O que já se sabe é que ocorre de pessoa pra pessoa através de gotículas respiratórias ou outras secreções contaminadas.

Estas vão desde gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro passando pelo contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão até toques em objetos ou superfícies contaminadas, seguidos de gesto na boca, nariz ou olhos. Por isso, todo cuidado é pouco.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 a 14 dias. É após esse período que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Ou seja, uma pessoa pode já estar contaminada, mas leva tempo para saber disso. E mais: às vezes, ela nem terá sinais e sintomas, mas pode estar transmitindo a outros.

Infelizmente, o seu Guia do Coronavírus precisa informar que ainda não há tratamento específico. Uma vez com coronavírus, o indicado é repouso e consumo de bastante água, além de medidas pra aliviar os sintomas, como usar antitérmicos e analgésicos para febre e dor.

mascara - Guia do Coronavírus: tudo o que você precisa saber

Afinal, máscara previne? Quem deve usar?

Usar a máscara no rosto para evitar o coronavírus pode reduzir pouco o risco de infecção, mas deve ser usada por quem já está resfriado ou gripado e por profissionais de saúde. Quando não usada corretamente, ela dá uma falsa sensação de segurança.

A principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. O álcool em gel é indicado para quando se está num ambiente no qual é impossível lavar as mãos com água e sabão.

Dicas do Guia do Coronavírus para você se proteger

  • Mantenha a distância de um metro e meio a dois de outras pessoas.
  • Ao espirrar e tossir, cubra o rosto com a parte interna do cotovelo ou lenço descartável.
  • Lave as mãos com maior frequência e durante no mínimo 20 segundos em água corrente. Vá até a metade dos pulsos esfregando também as partes internas das unhas e o dedão.
  • Não tenha contato físico com pessoas vindas de regiões com casos confirmados da doença.
  • Use álcool 70 para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos nariz e boca.
  • Evite ficar em grupos e fuja das multidões.
  • Limpe com álcool em gel objetos tocados frequentemente, inclusive e principalmente, aparelhos celular, tablets, teclados de computador e controles remotos de aparelhos eletrônicos.
  • Não se esqueça do seu relógio de pulso, companheiro de todas as horas. Limpe-o com o álcool isopropílico, o mesmo usado para higienização de celular. Use-o com um pano em poucas quantidades nas peças de relógio, aço ou não.
  • Não cumprimente as pessoas com beijos no rosto, apertos de mãos ou abraços.

idosos - Guia do Coronavírus: tudo o que você precisa saber

Quem é grupo de risco e como lidar com essas pessoas

Todos, sem exceção, podem ser infectados. Porém, os sintomas mais sérios e as complicações provocadas pelo coronavírus aparecem em pessoas com mais de 50 anos. O risco maior é estar nesta faixa etária e tiver diagnóstico de alguma doença crônica.

Se você tem um idoso na família, fique ligado. Principalmente se ele tiver doenças como asma, DPOC, diabetes ou cardiopatia, dobre os cuidados preventivos. Dê atenção especial à saúde mental e física sua e de seus idosos. Garanta, também uma alimentação saudável, atividade física regular e ingestão de muita água.

Lembrete do Guia do Coronavírus: O calendário de vacinação contra a gripe foi antecipado e pessoas com mais de 60 anos já podem toma desde o último dia 23 de março. Esta ainda não protege contra o coronavírus, porém salvaguarda quanto a outros vírus e ainda facilita um eventual diagnóstico da Covid-19.

sintomas - Guia do Coronavírus: tudo o que você precisa saber

Fique de olho nos sintomas

Segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Emílio Ribas, os sintomas do coronavírus são bastante variados:

  • Os mais comuns são tosse seca ou com secreção e febre acima de 37 graus.
  • Os mais graves são dificuldade respiratória aguda e insuficiência renal.
  • Outros possíveis sintomas são dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação forte na garganta e diarreia.

O que fazer se tiver sintomas de resfriado ou gripe

É natural que, ao sentir sintomas de resfriado ou gripe, mesmo leves, o medo de se estar com coronavírus é grande. Mas se a pessoa correr para emergência e for realmente o coronavírus, ela terá transmitido ao taxista, recepcionistas da emergência, enfermeiros, médicos, pacientes da sala de espera, farmacêuticos, etc.

E se não for o coronavírus, o médico provavelmente vai dizer que a pessoa está estável e que pode voltar para casa e indicará que deve retornar ao hospital ou posto de saúde somente quando apresentar os sintomas de alarme já citados.

Portanto, é melhor ficar em casa mesmo, em isolamento social por 14 dias e de olho nos sintomas. Se aparecer os sinais graves, procure ajuda médica. Isso tudo porque há falta de testes para todos que, por ventura, cheguem aos hospitais ou não.

mercado - Guia do Coronavírus: tudo o que você precisa saber

Recado importante do Guia do Coronavírus

Dado ao avanço da pandemia, a recomendação de total isolamento social vale para todos os brasileiros, sem exceção. O ideal é que somente os serviços essenciais funcionem. Não é necessários fazer estoque de comida e material de limpeza.

Até porque não se pode cuidar de si mesmo e se esquecer dos demais que também precisam desses itens.

Estas informações são importantíssimas e devem chegar a todos. Por favor, seja solidário e compartilhe o Guia do Coronavírus com todos os seus contatos e redes sociais!