No dia 19 de novembro entra em vigor o novo sistema de pagamentos do Banco Central (BC) para acessar sua conta pelo aplicativo celular e fazer pagamentos instantâneos. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre ele. Neste guia do Pix iremos esclarecer o que ele é, e como funciona. Continue conosco!

Na verdade, o Pix já vem sendo divulgado desde o início do ano, mas a partir dos últimos meses é que a sua popularidade cresceu devido ao anúncio na TV e redes sociais. Especialistas econômicos, comentadores e gerentes do BC estão sendo entrevistados no sentido de explicar como ele funciona, em interação com o público que encaminha suas dúvidas.

Guia do Pix

Como se trata de um novo sistema, a ferramenta traz consigo, algumas novidades, e este guia do Pix trata de esclarecer todos os pontos. Este novo sistema de pagamentos de forma instantânea permite que a pessoa possa se adequar em uma nova forma de fazer e receber pagamentos. Confira agora o nosso guia do Pix!

O que é o Pix?

O Pix é uma ferramenta digital criada pelo Banco Central com o fim de realizar transações rápidas. Na verdade, será tão rápido, que as operações bancárias podem chegar a 10 segundos, por isso, são chamadas de pagamentos instantâneos.

Antes do Pix, as transferências e depósitos costumavam demorar até dias para se efetuassem na conta destino. Agora, com o Pix, tudo isso se tornou em processos ágeis de apenas poucos segundos e totalmente descomplicado. Essas transações financeiras podem ser realizadas a qualquer hora do dia (24 horas) e até, nos finais de semana e mesmo feriados.

Principais dúvidas do Pix

Basicamente, o Banco Central é o responsável pelo gerenciamento e pela centralização de toda a infraestrutura do sistema, através de sua Diretoria de Contas Transacionais.

1. Como vai funcionar

Neste guia do Pix informamos que o sistema de pagamentos poderá ser usado nos seguintes tipos de transações:

1. Transferências entre pessoas físicas.

2. Transferências entre pessoa física e jurídica.

3. Transferências entre pessoas jurídicas.

4. Transferências entre entidades governamentais (taxas e impostos).

5. Transferências e pagamento de salário (ou benefícios sociais) para pessoas físicas.

6. Transferências e pagamentos do governo para convênios e serviços.

Todos os processos antes funcionavam somente em dias úteis. Por exemplo, TEDs e DOCs que são realizados nos finais de semana ou feriados nacionais, só tinham suas transações feitas sempre no próximo dia útil.

Com o Pix, agora tudo ficou mais fluído. A sua proposta é revolucionária neste sentido, pois além de funcionar 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, ainda terá as suas transações feitas em milésimos de segundos, quase em tempo real!

Outra vantagem do Pix é que suas movimentações serão feitas sem qualquer intermediação de terceiros, isto é, tudo será protelado diretamente de uma conta para outra.

Mas, para que ele funcione da forma certa, é importante destacar que:

  • as partes, emissor e receptor, tenham contas em banco ou fintechs (bancos digitais);
  • as transações serão feitas pelo cadastro de número de telefone, e-mail, CPF, CNPJ ou pelo QR Code.

Todas as formas operacionais serão dinâmicas, que incluem vários tipos de transações entre pessoas físicas, entre jurídicas e mescladas entre elas. Basicamente, para quem realizar um pagamento pelo Pix, quem envia e quem recebe, precisam ter, obrigatoriamente uma conta em algum banco, seja organização bancária, financeira ou fintech.

Mas para isso, é importante já acessar o aplicativo de seu banco e fazer o registro das chaves Pix, que permitirá a identificação do titular da conta.

2. Mas, o cadastro é obrigatório?

Na verdade, as pessoas físicas não são obrigadas a fazer o cadastrar no Pix, mesmo que seja recomendado pelo Banco Central.

3. É necessário baixar algum aplicativo para ter o Pix?

Não. Todas as pessoas podem usar o Pix normal e diretamente nos serviços dos aplicativos dos bancos ou instituições financeiras em seu celular.

4. Mas o Pix apenas funcionará para quem tem conta em algum banco?

De certa forma, sim, pois tanto para enviar ou receber pelo Pix, é necessário ter cadastro em alguma conta ou instituição, seja tradicional, fintech (bancos digitais) ou plataformas de pagamentos.

5. Posso fazer saques em estabelecimentos comerciais? 

Sim. O Pix permite que seus usuários possam realizar saques em quaisquer estabelecimentos comerciais, mesmo em locais onde não há caixas eletrônicos, tornando assim, possível que comércio em geral, consiga ser espaço de alternativa para o fluxo de dinheiro.

6. Quais são os bancos que vão oferecer o Pix?

Pela nova regra, os bancos que tiverem mais de 500 mil contas ativas, são obrigadas a fazerem cadastro no Pix. E neste quesito, as 30 empresas responsáveis por 90% das movimentações financeiras, tendem a aderir no cadastro, ou seja, quase todos os bancos.

7. Como o Pix pode afetar os negócios de uma pequena empresa 

Para todas as pessoas físicas, as movimentações financeiras do PIX serão inteiramente gratuitas. No entanto, para as pessoas jurídicas, pode haver algum tipo de taxa pelo uso do serviço. Mesmo assim, o Pix deverá ser menos pesado para as empresas do que as já existentes cobranças de taxas.

O uso do QR Code

O uso e conhecimento do QR Code vem se popularizando com o passar do tempo e entre as movimentações financeiras. Para o BC, ele pode ser usado em transferências entre duas pessoas físicas ou jurídicas também, como em pagamentos, e outras transações. O QR Code é um código de barras que tem a finalidade de atalho para um pagamento.

PIXBRAND - Guia do PIX: tudo o que você precisa saber

Mas existem dois tipos de QR Codes.

QR Code Estático

QR Code que serva para mais de uma transação e pode ser compartilhado com segurança.

QR Code Dinâmico

É o tipo de pagamento formal, da mesma natureza do boleto.

O que são as Chaves Pix?

As Chaves funcionam como identificadores digitais de endereços bancários. Elas funcionam no sentido de validação através dos dados de número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ, onde serão registrados no Diretório de Contas Transacionais do BC.

Primeiramente, o usuário entra no aplicativo do banco digital ou instituição de sua conta e aciona o Pix. Depois desse procedimento, ela definirá se será feito pagamento ou recebimento. Neste momento, selecionando o tipo de pagamento, ela escolhe a chave que irá identificar o recebedor.

Assim, a pessoa coloca o valor, a senha e confirma o pagamento. Tudo isso, será confirmado para o pagador e para o recebedor.

Só pode cadastrar 5 chaves, no entanto, a pessoa não pode cadastrar a mesma chave em bancos diferentes, já que ela tem vínculo a apenas um banco. Depois de outubro, os bancos começaram a informar seus usuários sobre a confirmação do uso da chave.  

Mas, pode fazer pagamentos e transferências sem ter uma chave cadastrada?

A função da chave serve como identificador de endereço de entrega do valor, portanto, seria ideal cadastrar uma chave, mas não é obrigatória. Na verdade, sem uma chave, você pode até fazer pagamentos via QR Code.

Regulamentos do Pix

Neste guia do Pix, informamos que no dia 16 de novembro, o BC anunciará a implantação da ferramenta digital, pela divulgação do “Regulamento Pix”. A partir desta data, o Pix ficará totalmente disponível para pagamentos e transferências.

Na verdade, o Pix vem como uma forma adaptação às mudanças sociais e comportamentais quanto ao uso da esfera digital e da tecnologia. Isto significa que os processos importantes do mundo estão se transformando e o mercado financeiro está acompanhando. Em um mundo onde a Internet das Coisas, as fintechs, informatização da vida social e comercial toma novos rumos, é vital que o governo passe a operar de forma cada vez menos engessado e mais rápida.

Mas, existe limite de valor para transferência? Sim, existe. O valor ainda não foi informado pelo BC, porém, cogita-se que seja igual ou menor do que aquele feito via TED, que é de R$ 50 mil.

O objetivo final é ter custos diminuídos, agilidade nos negócios, e tudo de forma simples, barato e eficiente.  A principal vantagem do Pix é que todas as operações serão feitas diretamente pelo smartphone, em qualquer lugar, e a qualquer hora. 

E você? Quer saber mais sobre os apps e saber quais as melhores opções para suas finanças? Acesse nossos posts sobre novidades tecnológicas do nosso Blog da Seculus! Deixe seu comentário neste guia do Pix!