Ser pai não é fácil, mas como já diz uma velha máxima que corre no tempo, “ninguém disse que seria”. Em um mundo complexo que está passando por transformações socioculturais e econômicas profundas, o papel do pai na quarentena tem sido ainda mais relevante. Portanto, é hora de aproveitar essa “bola” que o momento levantou e pensar na desconstrução de paradigmas. O que ser pai na quarentena nos trouxe de reflexão?

Acordar, tomar café, trabalhar e pagar as contas de casa. Para muitos pais, esse conjunto de atividades se resume ao que é ser pai. Apesar de esse conceito enraizado em muitos homens e até em mulheres também prevalecer, a paternidade requer práticas que vão além do que é considerado socialmente “legal”.

Mais do que a biologia prova, ser pai não é apenas ter “um filho de sangue”. Portanto, é hora de repensar o pai na quarentena. Como? Ao entender novos pontos de vista, redescobrir talentos, pontos fortes e fracos em si mesmo e nos filhos, em meio a um período desafiador!

O pai na quarentena que ajuda a cuidar dos filhos e da casa não é lindo, é obrigação

pai na quarentena 1024x681 - O pai na quarentena: descontruindo paradigmas

Créditos: PxHere

“Ai que lindo, ele lava a louça e faz a comida!”; “Nossa, ele leva os filhos à escola!”; “Você ajuda a esposa na limpeza de casa? Parabéns!”. Você já deve ter ouvido alguma dessas frases, ou algo parecido, de familiares e colegas.

Apenas uma verdade: nada disso é lindo ou merece aplausos. São obrigações de todo pai, dividir as tarefas e ajudar nos afazeres de casa e tudo o que envolve uma rotina de pai. E isso vale para pai casado ou solteiro. É tempo de repensar o pai na quarentena.

Um pensamento que ainda é enraizado na cultura do Brasil, é que o papel de diversas obrigações, fica a cargo da mulher. Cabendo ao homem, sustentar a família com seu trabalho, e deixar todos os outros trabalhos de casa e nos cuidados com os filhos — que são enormes —, no colo da mulher.

A importância de não negligenciar os filhos

Nenhum manual vem com a responsabilidade de cuidar e educar os filhos. Porém, não os negligenciar é um bom primeiro passo para saber como educar cada pequeno, gerando além de um crescimento e aprendizados saudáveis, convivência harmônica.

Algumas das dicas para um pai na quarentena não negligenciar nenhum filho são:

  • não compare seus filhos: cada um tem talentos diferentes e são seres únicos;
  • não minimize conquistas: por menor que ela possa parecer, ela é uma conquista de um tamanho que só quem a fez sabe;
  • incentive sempre, especialmente quando algo não dá certo: sempre há lições valiosas em cada erro e acerto;
  • seja o exemplo por ações: a ação tem mais peso e impacto na vida dos filhos, do que só as palavras soltas.

O pai solo e seus desafios

pai na quarentena  1024x576 - O pai na quarentena: descontruindo paradigmas

Créditos: PxHere

Ser pai solo exige ainda mais sensibilidade para lidar com os próprios compromissos profissionais, com os filhos, amigos, familiares e relacionamentos.

Por isso, se você é pai na quarentena, e é solo, deve se dar a chance de lapidar a sua paciência, olhar para si e para os outros, de forma humana.

Saber que cada pessoa tem seu potencial e suas limitações, talentos embutidos e a desenvolver e que, sim, cada um tem seu próprio tempo, devem ser trabalhados constantemente. Elas são molas propulsoras na arte de ser pai, e a ser o porto seguro dos pequenos, especialmente quando se faz vários papéis na vida do filho.

Ser pai no home office, as oportunidades de se reaproximar dos filhos, e dicas para uma boa convivência

Dividir o tempo em casa com o trabalho, as tarefas do dia a dia e os cuidados com os filhos é um desafio e tanto na vida de qualquer pessoa. E o pai não vai escapar dessa responsabilidade só porque é pai.

Fazer um gerenciamento de tarefas e dividir tarefas “leves” com “mais pesadas” no dia a dia, trará um alívio maior à rotina. E o principal objetivo desse equilíbrio de pesos é reaproximar o pai dos filhos, algo essencial durante a pandemia e o isolamento social, para ter dias melhores.

É ainda mais importante nesse período, estabelecer limites, já que o dia a dia de trabalho de um pai na quarentena, pede muita atenção às tarefas profissionais.

Uma vez que os filhos precisam de uma atenção nas lições de casa, na hora de contar como foi o dia na escola, como está a relação com o parceiro ou parceira etc. Esses momentos não têm preço e, se não forem aproveitados, vão embora com o tempo.

A disponibilidade temporal versus a disponibilidade afetiva

pai na quarentena 02 1024x576 - O pai na quarentena: descontruindo paradigmas

Créditos: PxHere

Não é porque um pai na quarentena fica horas com o filho no final de semana, que isso é sinônimo de que esse tempo foi bem aproveitado. Afinal, a disponibilidade de tempo não é proporcional à disponibilidade de afeto.

Nesse sentido, é claro que quanto maior o tempo disponível com os filhos, mais chances há de esse momento ser aproveitado da melhor maneira. Mas, muito, além disso, aqueles minutos ou apenas uma hora do dia em que se dá atenção aos filhos, tem que valer a pena.

A receita para um momento que valha a pena não existe. Mas, ouvir o filho, fazer algo juntos, como uma receita, assistir a uma série ou a um filme, e passear ao ar livre, são dicas que têm muita chance de oferecer um momento intenso e inesquecível.

Porque é preciso desconstruir o papel do pai

Para descrever o mundo nesse período de pandemia, profissionais de psicologia trabalham com um conceito de mundo chamado de VUCA – Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.

Esse quarteto de características que imperam no mundo de hoje, e que provavelmente vão permanecer por um longo tempo, reforça a necessidade de se retrabalhar ideias. E isso, em outras palavras, é se desconstruir, ao buscar formas de conviver — algo ainda mais exigido hoje — novas.

Desconstrução é quebrar paradigmas, conceitos que já não valem mais — e que talvez nunca foram válidos — e construir, em meio a essa desconstrução, um novo jeito de viver, que vão impactar no exercício diário de ser pai.

Descobrir sentimentos, lados dentro de si até então inexplorados, e repensar que muito do que se achava ser um diferencial como pai, é obrigação com o filho. Essas são apenas algumas das facetas que uma desconstrução promove no papel do pai na quarentena, e que exige de si, a percepção de que se vive em novos tempos. Tempos que pedem novos momentos, olhares e acima e desconstruções, novas construções.

O que você acha sobre o papel do pai nesse novo mundo? Deixe o seu comentário aqui abaixo!