Um instinto que nos protege. Mas que quando não bem controlado, pode até dar dor de cabeça. Assim é a ansiedade que envolve várias sensações desagradáveis. Para que você não precise experimentá-las, preparamos este conteúdo com dicas de prevenção e sobre como controlar a ansiedade.    

Algumas iniciativas são capazes de controlar a ansiedade. Basta lembrar delas e incluir no seu dia a dia. Se você sente uma angústia no peito sem motivo aparente, seu coração dispara do nada e a mente não sossega mesmo quando você faz força para isso há a possibilidade de você estar passando por um episódio de ansiedade.  

Saiba mais sobre a ansiedade

ENTREVISTA - Ansiedade: saiba como se prevenir desse transtorno

É preciso um certo cuidado para não confundir os sintomas já que estes são comuns também em outros quadros de saúde. O mal-estar que causa a ansiedade sempre existiu, mas conforme o tempo passa e graças aos avanços da medicina, mais se sabe e se comenta sobre o assunto. 

Muita gente tem e não sabe como controlar a ansiedade. Estima-se que cerca de 20 milhões de brasileiros tenham algum tipo de transtorno de ansiedade. Número que cresceu durante a Pandemia do Coronavírus. 

Por isso, a informação e a prevenção agem como um bom remédio. E caso nada disso funcione, os profissionais de saúde, tanto psicólogos, quanto médicos psiquiatras ajudam demais. Eles  descobrem os gatilhos emocionais, dão o diagnóstico e prescrevem o tratamento adequado. Com ou sem a necessidade de medicação. Depende do caso.

A ansiedade que nos protege

TAG - Ansiedade: saiba como se prevenir desse transtorno

O sentimento normal de ansiedade nos protege na medida em que nos prepara para uma situação de perigo que está chegando. É natural o ser humano aguardar o momento futuro e é saudável ter sensações emocionais e físicas, além de doses extras de hormônios fabricados naturalmente por nosso organismo.

Fundamental lembrar que a ansiedade comum, que não é classificada como uma doença, nos instiga a agir rapidamente com certa euforia. Um barulho que denote a presença de um animal feroz, por exemplo, causa arrepios, palpitações e o corpo tende a querer fugir, sair correndo sem dar tempo de pensar muito, não é mesmo?

Guardadas as devidas proporções, você está se preparando para uma entrevista com o presidente de uma empresa, na qual você quer muito vir a trabalhar. Claro que terá um alto grau de ansiedade e apreensão. Vai aparecer aquele frio na barriga, talvez nem durma bem na noite anterior. Normal numa situação de recolocação profissional

Tudo isso faz parte da condição humana. E nos protege porque acarreta mudanças no nosso estado antes da gente entrar em contato com aquilo que não conhecemos bem. No nosso exemplo, nos prepara pra enfrentar o presidente da empresa. Ele ainda é um desconhecido e pode definir como será sua vida profissional dali pra frente.

Há inúmeras ocasiões que podem causar ansiedade. Certamente, você já passou por várias delas. Vão desde o aguardo de uma notícia, passando pela espera de uma longa viagem ou de um possível prêmio até a entrada ou não de um filho na faculdade. 

Mais detalhes sobre o que é ansiedade quando se torna doença

ansiedadecapa - Ansiedade: saiba como se prevenir desse transtorno

A ansiedade é um estado emocional acompanhado de desconforto físico. Pode ou não estar associado ao medo do que está por vir. O Transtorno de Ansiedade Generalizada conhecido pela sigla TAG afeta grave e profundamente a vida do paciente.

Prejudica a vida social, pessoal e profissional. E pode ser resultante de outras doenças psíquicas se não tratado apropriadamente. É difícil controlar a ansiedade porque se trata de uma reação que promove a produção de muita adrenalina a ponto de causar um estresse exagerado.

Quando a pessoa não consegue controlar a ansiedade, ela pode ter um ou mais ataques de pânico. O que a impede de realizar tarefas antes corriqueiras. A ansiedade patológica trava o paciente. Por isso, a importância de ficar de olho nos principais sintomas que podem indicar a presença do TAG. São eles:

  • Sudorese;
  • Tremores do corpo;
  • Dor e pressão no peito;
  • Enjoos;
  • Falta de ar;
  • Insônia;
  • Enrijecimento muscular;
  • Dificuldade de realizar a digestão;
  • Tensão generalizada. 

Afinal, eles podem ser alertas de que os níveis de ansiedade passaram dos limites aceitáveis como naturais. O sentimento que a pessoa tem o tempo todo é de que alguma coisa muito ruim, que normalmente ela não sabe o que é, vai acontecer. E aí a preocupação, a falta de concentração e o pensamento acelerado se misturam causando baixo rendimento e confusão mental.

Como prevenir e controlar a ansiedade

YOGA - Ansiedade: saiba como se prevenir desse transtorno

Um fato interessante sobre a ansiedade e que você talvez não saiba é que algumas técnicas simples de serem implementadas podem prevenir pra que os sintomas não se agravem e seja realmente necessário buscar ajuda especializada. Elas servem também para controlar a ansiedade, trazendo conforto e bem-estar.

Que tal cuidar do seu corpo e mente seguindo as seguintes dicas?

1. Evite os pensamentos negativos

Em certos momentos isso pode até parecer impossível. Mas nunca deixe de tentar. Otimismo e bons pensamentos atraem coisas e pessoas boas. Quando a mente fica cheia de pensamentos negativos, as sensações desagradáveis tomam conta da gente.

2. Yoga e a meditação

A prática do Yoga não somente ajuda a tirar da frente os pensamentos negativos como relaxa e acalma. O estresse alto também é um fator de risco pra saúde. Tradições milenares, como a meditação, ensinam a respiração profunda e o domínio da própria mente. E podem controlar a  ansiedade. 

3. Remar, correr, nadar, andar de bicicleta

Isso mesmo. Se você está pensando que tudo isso é somente diversão, está enganado. São  exercícios físicos que permitem o lazer e propiciam maior contato com a natureza. Ambientes abertos nos conectam à nossa essência, reequilibrando nosso organismo. E nos fortalece pra enfrentar melhor as adversidades da vida. 

4. Dormir bem

Quando você se exercita, automaticamente despende mais energia. Vem então um cansaço natural que ajuda a dormir melhor, o que é crucial paro seu bom desempenho ao longo do dia. Coragem: mude seus hábitos diários pra ter menos momentos de aflição. Tire o celular da palma da mão e diminua sua carga de trabalho. 

5. Alimentação saudável e tempo com quem se ama

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Uma coisa puxa a outra. E todas boas. Procure se alimentar bem que é bem diferente do que comer muito. Prefira os alimentos menos industrializados e mais naturais. Faça suas refeições em família ou com alguém que você goste. E aproveite para marcar um cinema. Esta atitude vai te fazer bem.

Como vimos, a ansiedade acomete a todos. E há vários passos que podem ajudar a controlá-la e evitá-la. E, caso ela se torne crônica, há muitos tratamentos disponíveis que podem ajudá-lo. É possível viver sem pressão, acredite!

Passe estas recomendações aos seus seguidores nas redes sociais. Você estará ajudando-os a controlar a ansiedade!