Como consumidor, é importante entender como fraudes e golpes por PIX e QR Code podem acontecer e já acontecem. Ao mesmo tempo que facilita muito a vida de todos nós, também surgem grandes ameaças que, na correria do dia a dia, podemos cair sem perceber. Vamos conferir quais são as diferenças nas proteções oferecidas e como podemos diferenciar fraudes e golpes por PIX e QR Code.

comoevitargolpespixeqrcode3 1 - Como evitar golpes por pix e QR code

Veremos mais detalhadamente!

Diferenças entre PIX e QR Code

Vamos começar pelo PIX.

O Pix hoje já está mais conhecido pelos brasileiros, depois de sua recente implementação pelo Banco Central. Essa transação possibilita pagar e receber transações financeiras através de chaves, chamadas “chaves aleatórias Pix”, que são geradas automaticamente ou por CPF, CNPJ, email, telefone, etc. 

No entanto, da mesma forma, também é possível gerar uma chave pelo QR Code, o que veremos mais adiante. Para muitos, foi uma das facilidades transacioanais mais esperadas, já que antes, somente haviam as tradicionais formas de pagamento com TED, DOC, boleto e outros. 

Tal nova forma de transação instantânea, garante agilidade e fluxo, 24hs por dia, e por 7 dias da semana, incluindo feriados.

>>> Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia contactless.

Já o QR Code, sigla que significa “Quick Response Code”, ou “código de resposta rápida” é um tipo de código de barras pelas quais consegue ler as informações de forma instantânea, tal como o PIX. 

A diferença é que o QR Code só pode ser lido pelo smartphone, seja apontando a câmera para seu símbolo em produtos, na TV, ou mesmo em qualquer outro dispositivo.

O QR Code e o PIX são seguros?

Sim. Tanto para o pagador quanto para o recebedor da transação. Mas como pode haver fraude e golpes por PIX e QR Code, afinal?

comoevitargolpespixeqrcode 1 - Como evitar golpes por pix e QR code

Um sinal de alerta muito importante é quando o comércio possui um símbolo de QR Code destacado e impresso, e alguém fraudar aquela informação, o que pode acontecer de cair o pagamento em outro lugar.

Além disso, podem ocorrer as seguintes fraudes:

  1. Por exemplo, se alguém obteve acesso à sua conta bancária e fez um pagamento via PIX sem sua permissão e você não esteve envolvido de forma alguma com a transação, isso normalmente é considerado fraude, pois foi uma atividade não autorizada. 
  2. Se alguém obteve acesso à sua conta e roubou dinheiro ou o enviou sem sua permissão, isso pode ser definido como fraude também. 

Assim, se ocorrer, comunique imediatamente a suspeita de atividade não autorizada à sua instituição financeira. Como você NÃO autorizou um pagamento, normalmente você pode receber seu dinheiro de volta após relatar o incidente.

>>> Veja também: O que é machine learning e como ele impacta na sua vida.

E os golpes?

Se você estava conscientemente envolvido na transação e deu o “ok” e autorizou o envio de um pagamento, isso normalmente é definido como uma fraude, certo? 

Mesmo que você tenha sido enganado ou persuadido a autorizar o pagamento de um bem ou serviço que alguém disse que iria fornecer, mas não o cumpriu, isso seria considerado um golpe. 

Como você autorizou o pagamento, talvez não seja possível receber seu dinheiro de volta. 

Alguns tipos de golpes relatados envolvem a compra de serviços e produtos, bem como trocas de dinheiro. 

Como evitar golpes por PIX e QR Code

Como vimos, o PIX é uma forma de transação financeira digital que permite aos usuários enviar e receber dinheiro em poucos segundos. 

>>> Veja também: Compras pelo WhatsApp: como fechar negócio com segurança.

Devido à natureza do serviço de pagamento quase em tempo real, as pessoas muitas vezes podem ser alvo de golpistas na tentativa de induzi-lo a enviar dinheiro a um fraudador. 

Como você pode evitar fraudes e fazer pagamentos com segurança? 

Vamos orientá-lo com as melhores dicas para evitar golpes por PIX e QR Code.

comoevitargolpespixeqrcode2 1 - Como evitar golpes por pix e QR code

1. Efetuar pagamentos de forma segura e inteligente

Use o PIX para pagar pessoas que você conhece ou tem certeza que o código é correto. O PIX oferece uma maneira muito conveniente de enviar dinheiro para pessoas em quem você está negociando em tempo real. Antes de confirmar a transação, é possível averiguar os dados pessoais e bancários dela.

2. Efetuar pagamentos de forma segura e inteligente com o QR Code

Não use o QR Code ou PIX para pagar bens ou serviços se você não conhecer bem quem está negociando. Por exemplo, usar o PIX para pagar por itens comprados por meio de sites de lances e vendas on-line é altamente perigoso, pois esses são lugares onde os golpistas geralmente enganam as pessoas para que enviem dinheiro sem entregar os produtos.

Entenda também que muitos bancos que oferecem PIX têm sistemas para ajudar a detectar e evitar transferências potencialmente fraudulentas.

Os métodos comuns de detecção e prevenção de transações fraudulentas incluem garantir que nem o remetente nem o destinatário dos fundos estejam listados em listas dos sistemas do Estado. 

Se o seu banco detectar que a transferência pode ser fraudulenta, eles geralmente bloquearão a transferência e poderão congelar sua conta até que possam falar com você para confirmar se você tentou ou não fazer a transferência.

3. PIX: uma vez feita, não tem retorno

Entenda que o PIX, no momento final da transação não oferece nenhuma proteção adicional contra fraudes. Depois da transferência a proteção é limitada e não cobre todos os tipos de reivindicações de fraude.

Assim, quando é possível, você pode denunciar golpistas, especialmente se for vítima de uma fraude, ao departamento da polícia local.

Certifique-se de verificar com os destinatários antes de enviar dinheiro para verificar qual é o número de telefone ou endereço de e-mail registrado no PIX. Se eles não tiverem certeza, peça que verifiquem com o banco antes de enviar o dinheiro.

>>> Cuidado: enviar dinheiro através do PIX é como enviar uma transferência bancária ou dar dinheiro a alguém. Uma vez que a transferência é feita, você não pode mudar de ideia e recuperar o dinheiro.

Cuidado com o que você digitaliza. Os cibercriminosos podem estar assistindo

Os cibercriminosos podem usar QR Code alterados para roubar informações pessoais e financeiras de clientes desavisados.

Como sabemos, os códigos QR estão ao nosso redor hoje em dia e são usados ​​para tudo, desde pedidos de restaurantes a doações. Por exemplo, durante a pandemia, muitos restaurantes começaram a usar códigos QR no lugar de cardápios de papel.

Como funcionam os golpes por PIX e QR Code?

Um código é digitalizado por meio de um aplicativo de câmera de telefone e o usuário é redirecionado para o site relevante.

Problemas podem surgir, nos casos em que os códigos foram alterados. 

Usuários sem perceber, podem ser direcionados para sites maliciosos que os solicitam a inserir suas informações financeiras e de login ou os expõem a malware.

Um cibercriminoso pode trocar um código QR legítimo completamente inócuo por um que direciona as pessoas para um site malicioso, e esse site malicioso pode solicitar que alguém clique em um link e possa baixar malware em seu dispositivo.

Códigos QR maliciosos também podem conter malware embutido, permitindo que um criminoso obtenha acesso ao dispositivo móvel da vítima e roube a localização da vítima, bem como informações pessoais e financeiras.

Para evitar problemas, as agências pedem que as pessoas tomem cuidado ao verificar a URL do código e ao inserir informações financeiras e outras informações pessoais.

Além disso, sempre tenha cuidado ao inserir informações de login, informações pessoais ou informações financeiras ao navegar a partir de um código QR ou de qualquer link que você não tenha certeza de que está tentando acessar. 

Então, gostou destas informações sobre como evitar golpes por PIX e QR Code? Deixe seu comentário para compatilhar com mais pessoas!

[the_ad_group id=”176″]