Mãe e carreira: como conciliar esses papeis? Trata-se de uma dúvida frequente por parte de muitas mulheres. Ambas as funções são fundamentais no cotidiano. Ser mãe tem uma grande questão sentimental e também de cuidado com os filhos. 

A parte profissional também é fundamental, pois uma carreira sólida é sinônimo de bons salários, estabilidade financeira e ajuda ainda na realização de diferentes sonhos. Entre eles estão o intercâmbio, uma viagem internacional, a compra da casa própria etc.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo forneceremos dicas que vão te ajudar a ser mãe e conciliar com as necessidades de sua carreira profissional. Acompanhe a seguir.

Qual a importância de conciliar diferentes papeis?

Por diferentes razões, conciliar diferentes papeis não é fácil. No entanto, é fundamental buscar maneiras de atender às necessidades profissionais, familiares e também dos filhos.

Ao conciliar o papel de mãe e carreira torna-se possível ter uma vida equilibrada e saudável. Com isso, você vai atender aos interesses profissionais e as necessidades inerentes à família e ao filho. Desse modo, você vai ter tempo para ambas as questões.

Vale destacar também que as questões profissionais são importantes e elas podem ajudar a ter mais experiências com a sua família. Caso se dedique aos aspectos profissionais, aumentam-se as chances de obter promoções e melhores salários. Com isso, torna-se possível ter experiências inesquecíveis com os seus entes queridos, como viagens internacionais, passeios, ida à praia e diversas alternativas de lazer.

Como conciliar o papel de mãe com a carreira?

Sabemos que conciliar o papel de mãe com a carreira não é fácil. A boa notícia é que existem boas estratégias nesse contexto. Por esse motivo, vamos compartilhar dicas para que você possa conciliar os papeis em diferentes situações cotidianas.

Conciliar com os estudos

Ser mãe e conciliar com os estudos não é uma tarefa fácil. Isso porque, os estudos tomam bastante tempo e, ao mesmo tempo, eles são fundamentais para a pessoa se qualificar.

Desse modo, os estudos serão capazes de deixar a pessoa mais bem preparada para enfrentar os diferentes desafios do mercado de trabalho. Também eles são importantes para deixar os profissionais antenados sobre as novas tendências do segmento.

Diante da importância dos estudos, surge a seguinte dúvida: como conciliar essa atividade com o papel de mãe? Primeiramente, é importante fazer a organização da rotina da semana e prevê um tempo de folga para dar atenção aos filhos e também para as atividades de lazer.

Outra dica importante é listar as prioridades e focar na realização das tarefas mais importantes. Ter horários flexíveis também é fundamental, pois a mulher conseguirá estudar e desempenhar o papel de ser mãe.

maeecarreira - Como ser mãe e conciliar a carreira

Conciliar com o trabalho

Outro desafio frequente por parte das mulheres é conciliar o seu papel de mãe com as questões relacionadas ao trabalho. Realmente não é uma questão fácil porque os aspectos profissionais tomam bastante tempo no cotidiano. Muitas pessoas trabalham 44 horas semanais e 6 vezes na semana. A situação pode piorar caso a pessoa morre longe do trabalho e precise gastar bastante tempo para se deslocar residência ao escritório.

O primeiro passo para confiar o papel de mãe com o trabalho é organizar a rotina. Por meio dessa tática, se possível estabelecer prioridades em cada momento do dia. Estabeleça também período para ficar próximo com a sua família, cuidar dos filhos e atividades de lazer. Também é uma boa ideia anotar os compromissos mais importantes em uma agenda para não esquecê-los.

Diante de uma rotina bastante corrida é bastante válido pedir ajuda para as pessoas próximas como marido os pais, parentes próximos ou mesmo amigos. Elas poderão ajudá-lo a dedicar atenção aos filhos.

Também é necessário entender que a rotina muda com o novo papel. Isso porque, será necessário confiar as necessidades profissionais com as do seu filho. Em algumas situações, por exemplo, vai ser preciso participar de reuniões escolares ou outros eventos relacionados ao filho.

Conciliar no cenário de home office

Essa questão tem sido cada vez mais comum devido ao cenário de pandemia do Coronavírus. Muitas pessoas estão trabalhando em casa. Por meio da ação, torna-se possível evitar aglomerações e garantir o isolamento social. Ambos os fatores são fundamentais no combate à COVID-19. 

O trabalho em casa implica uma série de mudanças na rotina e também diálogo com a família. Primeiramente, é necessário ter cuidado para não misturar os trabalhos profissionais com os afazeres domésticos.

Para confiar ambos os papéis da melhor forma possível é necessário ter bastante organização. Deve-se ter claro os horários que serão dedicados ao trabalho, os períodos do dia que vão ser dedicados aos afazeres domésticos e também um tempo que será destinado para cuidar do filho e estar próximo com as pessoas de sua família. 

Essa organização pode parecer trabalhosa. No entanto, ela é fundamental para que você tenha uma rotina equilibrada e saudável no seu cotidiano. Desse modo, torna-se possível conciliar diferentes atividades da melhor forma possível.

Conciliar o papel de mãe com as questões profissionais não são tarefas fáceis. No entanto, ambos os papeis são fundamentais. Desse modo, é bastante válido buscar formas de conciliar as duas funções para que seja possível desempenhar ambos os papeis de forma eficiente.

Agora, que já sabe como ser mãe e conciliar a carreira, confira este post e veja quais são as 7 profissões em alta no Brasil. Desse modo, você poderá escolher uma profissão com ótimo futuro e que vai te ajudar a proporcionar muitas realizações.