Sabe aquelas crenças que temos e por julgarmos 100% corretas, resistimos em pensar diferente? Elas acabam nos impedindo de fazer certas coisas. Em resumo, as crenças limitantes, como o próprio nome já diz, muitas vezes nos bloqueiam. A ponto de nos prejudicar em algumas situações. Vamos entender melhor isso? 

crencaslimitantes - Crenças limitantes: o que são e como se livrar delas

As crenças limitantes brecam nossa evolução. Tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Até porque, hoje em dia, torna-se praticamente impossível separar uma da outra, não é mesmo? 

Importante salientar que diferentemente do que muitos imaginam, elas têm bem pouco a ver com determinadas religiões. Ou com partido político. As crenças limitantes são interpretações, convicções, conclusões e premissas que cada indivíduo tem. São pensamentos vistos como verdades absolutas. E como tal, muito difíceis de serem combatidos ou amenizados.  

Como surgem as crenças limitantes?

Nesta altura do campeonato, você deve estar se perguntando: se são tão enraizadas, de onde vêm? Como surgem em cada um de nós? É simples entender. Desenvolvemos estas ideias a partir do que recebemos de todos com os quais convivemos. Dos livros que lemos, dos filmes que assistimos e de tudo que aprendemos de alguma forma. 

Isso tudo associado ao sentimento que nos provoca pode tornar-se em crenças limitantes. Mesmo sem uma prova concreta de sua veracidade. A relação com nossos pais e educadores, o relacionamento com amigos e vizinhos e as experiências profissionais compõem o chamado mapa mental.

É nele que as crenças limitantes se estabelecem para o bem e para o mal. A influência exercida por elas em nossos pensamentos e ações é gigante durante toda a nossa existência. Seja pelo impacto emocional, como um trauma, por exemplo. Ou pela repetição de algo que chacoalha nossas emoções nos trazendo sensações ruins que incomodam significativamente.

Por conta desta espécie de condicionamento mental é fundamental conhecer os vários tipos para gerenciar melhor. De modo que não engessem o livre pensar. 

Principais tipos

Crenças limitantes sociais

As crenças limitantes sociais são aquelas que nos chegam via série de sugestões recebidas. Vindas do mundo externo, estão carregadas da vivência dos outros. Nada mais são do que os demais à nossa volta pensam e tentam nos convencer.

Aqui, além de pessoas físicas, se encaixa a mídia em geral. Notícias, marketing, propaganda, redes sociais, conteúdos da internet, etc.

Crenças limitantes hereditárias

Existem ainda, as crenças limitantes hereditárias. Estas são desenvolvidas durante o convívio com parentes no âmbito familiar, responsáveis, cuidadores e professores. Você já parou pra pensar quantas vezes, na infância principalmente, vemos e ouvimos aspectos sobre nós mesmos? Pois é. Quem fala, na maioria das vezes, não imagina o peso do impacto nas nossas vidas. 

São apontamentos que ficam carimbados em nosso modo de agir. Eventuais brigas, atos de violência e discussões acaloradas que presenciamos também são classificadas como crenças limitantes hereditárias.

Crenças limitantes pessoais

Com base nestes dois tipos citados acima, criamos no nosso consciente e no inconsciente o terceiro tipo: as crenças limitantes pessoais. A maneira como reagimos a estas dependem do nosso temperamento e personalidade que também estão em evolução o tempo todo. Por isso que dizem que quando cultivarmos pensamentos positivos, reprogramamos nosso cérebro. 

Nossa essência, assim, é fortalecida. Quando pensamos positivamente, nossa coragem, autoestima e segurança aumentam. Equilibrados emocionalmente, somos muito mais capazes de nos comportar como realmente queremos. E não como os outros esperam de nós. 

Impactos na nossa vida

Claro que o conjunto de todos os estímulos que vimos até aqui ajudam a desenvolver os  talentos e o caráter das pessoas. Mas, por outro lado, podem piorar o desempenho no trabalho, complicar e até destruir relacionamentos afetivos, minimizando a qualidade de vida. Porém, os maiores impactos estão relacionados à nossa saúde física e mental.

As crenças limitantes não impulsionam ao sucesso. Como o nome indica, prejudicam e limitam o potencial das pessoas afetando seu crescimento. Tanto é assim que, por vezes, vemos gente obrigada a desistir dos sonhos que um dia tiveram. Falta energia para continuar tentando e corre-se o risco de uma vida estagnada.

Neste caso, os seres humanos ficam vulneráveis a desenvolver eventos referentes às crises de ansiedade, depressão e até pânico. Patologias estas responsáveis pelo cunho negativo das crenças limitantes. Ninguém merece desacreditar na possibilidade de vencer desafios e alcançar objetivos.

crencaslimitantes2 - Crenças limitantes: o que são e como se livrar delas

Vamos a parte boa desta história? Sim, é possível atenuar as crenças limitantes e até mesmo se livrar delas

O mercado oferece técnicas, metodologias, treinamentos, tratamentos e terapias que podem levar à chamada inteligência emocional. E pessoas inteligentes psicologicamente conseguem administrar bem suas crenças limitantes. Mas temos algumas dicas simples que garantem meio caminho andado para atenuá-las. 

  • Se você colocar na sua cabeça que não vai encontrar um trabalho que goste e que garanta uma remuneração adequada e suas contas em dia, infelizmente há poucas chances disso realmente ocorrer. Procure pensar de forma diferente. 

  • Fuja da programação mental já condicionada pro lado A ou B. Esta dicotomia não existe. Encontre todas as variáveis possíveis para cada situação e reflita sobre elas. 

  • Aplique esta lógica em todas as áreas que afetam o seu dia a dia. Nossa mente tende fortemente a acreditar nas crenças limitantes. Não se deixe manipular por elas. 

  • Mudar um comportamento ou um hábito ruim é difícil. Só quem se livrou do cigarro, de outras drogas e de alguma compulsão sabe o quanto isso é verdade. O outro lado da moeda e também é válido. Se você adquirir hábitos saudáveis, por exemplo, frequentar a academia, também terá dificuldade pra se livrar deles. O que é ótimo. É assim que nossa cabeça funciona. 

  • Não abra mão do esforço e paciência necessários para combater as crenças limitantes. O processo de autoconhecimento exige determinação e não deve cessar nunca. Estamos falando de uma batalha árdua. Não é fácil vencer.

  • Vigie incansavelmente seus pensamentos e ações. Cuide para selecionar cuidadosamente as sugestões que recebe. Certas influências são tóxicas. E só reforçam emoções negativas que são ponto de partida para um círculo vicioso. 

  • Todo dia e todo ano é hora para mudar seu jeito de pensar e comportamentos. O ideal é olharmos somente pro presente e pra a frente. Saindo das crenças limitantes e abrindo espaço à criação de crenças motivacionais por meio do cultivo dos bons hábitos.

Comente nas suas redes sociais sobre o que achou deste conteúdo. Aproveite seu interesse por desenvolvimento e leia também Como Ser um Bom Líder!