Um curso de bordado é uma ótima opção para quem deseja estimular a criatividade, aliviar o estresse do dia a dia e criar peças de roupa exclusivas ou objetos de decoração cheios de personalidade.

Antes de decidir qual tecido bordar, você deve definir qual será o produto final. Em outras palavras, você deseja criar um peça de decoração? Uma almofada para a sala de estar? Ou quem sabe uma peça de roupa para uma festa no final de semana?

Também é preciso escolher a agulha certa e, é claro, a linha. Para te ajudar a desatar esse nó, daremos algumas dicas para quem deseja fazer um curso de bordado e adquirir novas habilidades manuais. Vamos lá? Acompanhe!

Materiais indispensáveis para quem quer fazer um curso de bordado

1fc34358bcb0eb12b2aeff129806910b - Curso de Bordado: saiba tudo para começar!

Foto: decorarenfamilia.com

Para garantir um bordado lindo e de qualidade é preciso selecionar a agulha, o tecido e a linha correta, que se adéque ao tamanho e densidade do ponto do seu trabalho:

Agulha

A agulha escolhida deve deslizar suavemente pelo tecido sem que seja preciso puxá-la com força e não deve deixar buracos no depois de passar a linha, o que arruinaria o trabalho.

Funciona assim: quanto maior o número, menor a agulha. Para quem vai fazer o primeiro curso de bordado o ideal é escolher os números 7 ou 8 que podem ser usados com linhas mais grossas e com tecidos planos.

98eaecbd21d65c8671215f3634b9cfeb - Curso de Bordado: saiba tudo para começar!

Bastidor

O bastidor é essencial para quem está aprendendo a bordar já que ele ajuda a firmar o tecido, facilitando o trabalho. Existem dois modelos: o com e o sem tarraxa.

O bastidor com tarraxa conta com um parafuso que fixa o tecido. No modelo sem tarraxa, é mais difícil fixar o tecido e pode ser preciso dar algumas marteladas na hora de encaixar. No entanto, esse modelo é ideal para emoldurar o seu trabalho, transformando-o em um obra de arte.

E quanto ao material? Os bastidores de plásticos não danificam o tecido e podem ser encontrados em diversas cores e formatos, o que dá um toque de modernidade ao bordado que será fixado na parede. O de madeira é mais fácil de ser encontrado e o seu acabamento combina com qualquer tipo de decoração.

80010124cc11de4bc30452be29d508cb - Curso de Bordado: saiba tudo para começar!

Foto: artecomquiane.com

Linha

Os entusiastas do bordado livre preferem a linha mouline, que pode ser usada em diferentes tipos de trabalhos. Vendida em meadas de 6 fios, deve ser separada delicadamente para evitar nós. É uma ótima opção para os trabalhos mais delicados e ricos em detalhes.

A linha rion dá mais cor e brilho aos bordados e é vendida em meadas que variam de 1 a 4 fios. Como é de viscose, pode embaraçar facilmente, o que exige um certo cuidado. Já a linha perlé é vendida em novelos, que exibem um único fio. É fabricada de algodão, o que dá um toque de sofisticação e beleza ao trabalho.

Tecido

Ao escolher o tecido, é preciso considerar o peso do bordado – o material precisa ser forte o suficiente para segurar o desenho.

Se você deseja usar um tipo específico de tecido, é necessário selecionar um desenho que seja adequado para o peso do material. A ‘contagem de fios’ do tecido se refere à trama e determina a sua capacidade de permitir que a agulha passe por ele sem dificuldade.

Os tecidos naturais como o algodão, o linho e a lã têm uma trama resistente e são os mais fáceis de bordar. Como as fibras correm na horizontal e na vertical, a agulha pode penetrar facilmente na fibra. Podem ser encontrados em diferentes cores e estampas.

Se o tecido for muito fino ou de cor clara, o ideal é revesti-lo com uma entretela. Para uma opção mais econômica, você pode usar um pedaço de algodão Kona branco por baixo do material escolhido.

photo 1466584241662 8cb021032c1a?ixid=MXwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHw%3D&ixlib=rb 1.2 - Curso de Bordado: saiba tudo para começar!

Onde fazer um curso de bordado?

Já comprou o material e não vê a hora de começar a bordar? Faça a sua matrícula em algum desses cursos:

Bordado Studio

O studio criado pela Andressa Ferraz dá aulas online e presenciais para iniciantes ou para quem já fez curso de bordado e quer aprender pontos mais versáteis ou novos métodos para transferir os desenhos para o tecido.

No workshop, você já sai com o bordado pronto. Quer saber outros detalhes? Basta acessar a página do studio na internet!

Cami Belô

No studio da Cami Belô você vai aprender a desenhar e aprimorar suas técnicas de bordado. Além disso, os alunos são estimulados a usar a imaginação para criar peças de roupa ou objetos de decoração para lá de descolados.

É possível fazer curso presencial ou online se você é um aprendiz ou quer desenvolver um trabalho mais autoral. Ficou interessado? Basta mandar um e-mail para Cami Belô!

Crochê Moderno

No studio da Catarina você pode fazer aulas presenciais ou online. Também consegue agendar aulas particulares, que acontecem na Granja Viana em São Paulo, para melhorar as suas habilidades. Para saber a agenda dos cursos ou para comprar agulhas de bordado com fio de malha é só acessar o site!

Primavera 83

No ateliê da André Orue é possível aprender peças de decoração em tricô ou crochê e a criar peças autorias para lá de charmosas. Tem cursos para iniciantes e para quem quer aprender novos pontos de bordado.

Pelo Curso Regular de Bordado Livre já passaram mais de cem alunos interessados em aprender novas técnicas e conhecimentos mais sólidos. Confira a agenda de cursos no site ou entre em contato por e-mail para saber mais detalhes das técnicas ensinadas!

Sândalo e Cedro

Esse curso de bordado ensina crochê em fio de malha zero. Também oferece cursos online para quem já domina essa arte.

As aulas em grupo estão suspensas no momento, mas devem retornar no segundo semestre. Já as aulas particulares ministradas por mãe e filha podem ser agendadas com antecedência. Quer saber mais? Veja aqui os cursos disponíveis!

Curtiu este artigo sobre curso de bordado? Então deixe seu comentário e compartilhe com a gente e com os nossos leitores os seus conhecimentos sobre o assunto!