Documentários interessantes nos fazem refletir sobre o que somos, como vivemos e sobre a importância das nossas escolhas. Alguns como Seaspiracy nos levam a questionar o impacto humano sobre os oceanos e se é possível tornar o consumo de peixes e frutos-do-mar mais sustentável. 

Já Terms and Conditions May Apply questiona a perda de privacidade e como as redes sociais impactam na geopolítica atual.  Quer outro tema? Pois, saiba que há documentários variados que falam de música, de amor e sobre como os influenciadores digitais podem chegar a exaustão para produzir conteúdo de qualidade e ganhar curtidas e mais curtidas nas redes. 

Ficou curioso? Veja a seguir a lista de documentários interessantes que preparamos para você!

 

11 documentários interessantes para maratonar no final de semana

1. What Happened, Miss Simone? – Netflix

What Happened, Miss Simone narra a vida e obra da lenda da música Nina Simone. O documentário é cheio de depoimentos e as entrevistas com familiares e amigos que dão seu ponto de vista sobre como a depressão e o estrelato desgastaram a vida da “Alta Sacerdotisa do Soul”. 

O documentário mostra ainda a trajetória de sucesso da artista nos palcos e a sua luta a favor da igualdade racial. What Happened, Miss Simone? é dirigido por Liz Garbus, que teve a sorte de assistir à memorável apresentação da artista no Festival de Jazz de Montreaux de 1976.

 

2. Emicida: AmarElo – É Tudo pra Ontem – Netflix

Entre os documentários interessantes que você não pode deixar de assistir está Emicida: Amar Elo – É Tudo pra Ontem. Aqui, o cantor mergulha na sua própria essência para entender as origens da sua música, inspiração e brasilidade. Interessante, não é mesmo?

O documentário reescreve ainda momentos importantes da história brasileira do ponto de vista de personagens que não estão nos livros de história e trata de questões como o racismo e a cultura das periferias. 

 

3. Robin Williams: Come Inside My Mind – HBO MAX

Nessa lista de documentários interessantes não podia faltar Robin Williams: Come Inside My Mind.  Aqui, você descobre a trajetória do artista desde a sua juventude em São Francisco onde tinha uma carreira de destaque no teatro até sua performance ganhadora do Oscar em Good Will Hunting.

O documentário aborda ainda os anos de estrelato em Hollywood e a luta do ator contra as drogas e o álcool até a sua morte prematura em 2014.

 

4. The Year Earth Changed – Apple TV

A pandemia tem algum aspecto positivo? Claro que sim! O documentário The Year Earth Changed mostra registros de como alguns animais de comportaram enquanto os humanos estavam em lockdown. 

O documentário mostra ainda que é importante dar mais valor a natureza para encontrar conforto em meio a caos durante esse período de grande diversidade.

 

5. Ser Tão Velho Cerrado – Netflix

Entre os documentários interessantes Ser Tão Velho Cerrado mostra os impactos sociais e ambientais do desmatamento do cerrado do ponto de vista dos moradores da região.

A produção mostra ainda como especialistas e engenheiros ambientais buscam aliar interesses econômicos e proteção ambiental para garantir a sobrevivência desse bioma tão importante para a existência do ser humano na Terra. 

 

5. Seaspiracy: Mar Vermelho – YouTube

O documentário mostra os impactos da atividade humana nos oceanos e na vida marinha. Além disso, alerta para questões como a pesca predatória e o destino do lixo.

O documentário de Ali Tabrizi, no entanto, é cercado de polêmicas: muitos especialistas afirmam que as informações apresentadas são enganosas e que as entrevistas estão fora do contexto. No entanto, ele oferece soluções para preservar os mares e oferece gotas para quem quer saborear sua beleza e grandiosidade. 

 

6. Terms and Conditions May Apply – Netflix

Terms and Conditions May Apply fala sobre os termos de uso das redes sociais que assinamos sem ler, big data e vigilância do governo. Aborda ainda como as redes sociais invadem a nossa privacidade e como os nosso cliques podem ser usados para eleger aqueles que irão nos governar. 

 

7. Steal This Film (Roube Este Filme) – YouTube

Você já deve ter baixado um filme ou uma série, não é mesmo? Outro destaque da lista de documentários interessantes, Steal This Film fala sobre pirataria e direitos autorais e sobre como a internet mudou o comportamento de quem consome conteúdo.

Discute ainda sobre como Hollywood lida com o compartilhamento de filmes e qual o futuro da indústria do entretenimento. 

 

8. Snervous: Tyler Oakley – YouTube

Como você sabe, os Youtubers têm grande presença digital e são donos de fortunas consideráveis. Além disso, estampam capas de revistas, são entrevistados diariamente.

Mas o que significa ser youtuber? O que há por trás da fama? Snervous mostra o trabalho diário e incessante de Tyler Oakley para criar conteúdos relevantes, engajar sua audiência e aumentar sua rede de seguidores. 

 

9. Icaro – Netflix

Icaro é um dos documentários interessantes mais comentados dos últimos anos e narra o escândalo de doping que envolveu a delegação russa nas Olimpíadas e causou a morte de um jovem atleta. 

Bryan Fogel entrevista Grigory Rodchenkov, chefe do laboratório antidoping russo e descreve em detalhes a pressão dos atletas, a descoberta de amostras de urina contaminada e a busca pelo ouro olímpico em meio a onda de acusações e corrupção. Um documentário para assistir com os olhos grudados na tela. 

 

10. A Vida Segundo Sam – HBO MAX

Sam Bern é um adolescente que luta contra a progeria, doença rara que causa envelhecimento precoce.

Destaque entre os documentários interessantes, a vida segundo Sam mostra a luta diária dos pais da equipe médica para garantir o melhor tratamento para o rapaz, que está prestes a completar 17 anos e ensina como amor pode superar as adversidades. 

 

 11. The Act of Killing – Netflix

Disponível na Netflix, The Act of Killing questiona se o esquecimento pode perpetuar a maldade e transformá-la em algo costumeiro, embora abominável.

O filme mostra de perto a monstruosidade dos personagens, que pode ser vista quando se observa além do óbvio, ficando nas ‘nuances’ de cada indivíduo.

 

Gostou da nossa lista de documentários interessantes? Então, aproveite para descobrir quais são os melhores jogos indie de 2021!

Postagens toda a semana te atualizando do mundo dos games, tecnologia, e as maiores novidades do momento!