Em um contexto marcado pela expansão das novas tecnologias no nosso cotidiano, os influencers digitais é uma das atividades que têm ganhado destaque no mercado. Atualmente exitem diversos profissionais que se dedicam em publicar conteúdos relevantes nas redes sociais e eles influenciam milhões de pessoas em diferentes partes do mundo,, incluindo o Brasil.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo destacaremos o que são os influencers digitais, apresentaremos quais são os influenciadores mais relevantes no Brasil, quais são os principais motivos para você se tornar um influencer e vamos fornecer dicas que vão te ajudar a se destacar nessa profissão. Acompanhe a seguir.

O que são os influencers digitais?

O influencer digital é uma pessoa que influencia pessoas por meio da produção de conteúdos relevantes nas redes sociais. Entre elas estão o Facebook, Tik Tok, WhatsApp, Instagram, YouTube etc.

Vale destacar que os influencers digitais também são conhecidos como creators e esses produtores de conteúdo conquistam um público fiel e engajado.

Diferentemente do que se pensa, o influencer digital é uma profissão. Você pode ganhar dinheiro influenciando e gerando valor para as pessoas ao utilizar as redes sociais com o objetivo de atingir esse propósito.

Sobre esse tema é muito importante destacar que as marcas têm investido cada vez mais em marketing de influência. Dessa maneira, ser um influenciador pode ser uma ótima oportunidade profissional, pois empresas dos mais vários segmentos de mercado precisam de influenciadores.

O marketing de influência é uma prática que tem apresentado expansão, pois muitas pessoas tendem a ficar mais propícias a comprar um produto ou serviço quando recebem uma indicação de alguém que confia, o que inclui os influencers digitais.

Quais são os maiores influencers do Brasil?

Pelo fato de ser um dos países mais populosos do mundo e apresentar uma dimensão continental, o Brasil é um dos mercados mais atrativos para os influencers digitais no mundo. Atualmente, os principais influencers do Brasil são Neymar, Ronaldinho Gaúcho (ex-jogador), a Anitta, Whiderrson Nunes e a Tatá Werneck.

Por que se tornar um influencer?

Ricardo fez 20 anos e está pensando nas suas escolhas profissionais. Trata-se de uma fase importante, pois influencia bastante no futuro da pessoa. Após refletir bastante ele verificou que ser um influenciador digital é uma estratégia positiva para a sua carreira.

Isso porque, ele percebeu que a divulgação de conteúdos valiosos nas redes sociais pode funcionar como um bom currículo para um emprego

Trata-se de um grande diferencial, pois ele já vai poder apresentar aos recrutadores sobre os trabalhos feitos como influencer e também como ele foi capaz de influenciar uma audiência, mostrando ter uma boa persuasão e demonstrando ter boas habilidades comunicacionais.

Além dessa questão, ser um influenciador pode ajudar a tornar o passatempo rentável. Com isso, torna-se possível juntar o útil ao agradável.

Por fim, mas não menos importante, Ricardo também percebeu que ao ser um influencer, ele vai gerar valor para as pessoas e influenciar os seguidores. Muito bom todas essas questões, não é mesmo?

Como monetizar os trabalhos como influencer?

Além de engajar pessoas, os influenciadores digitais podem monetizarem os seus trabalhos de diferentes maneiras. Isso faz com que a profissão de influencer proporcione ótimas oportunidades no mercado. Pensando nisso, na sequência do post destacaremos sobre as principais possibilidades existentes atualmente.

Adsense

O Adsense é uma forma de monetização presente em diversas plataformas de vídeo como o YouTube, em sites e blogs. Nesse contexto, os influenciadores se inscrevem no Google AdSense como objetivo de veicular os anúncios durante a exibição dos conteúdos. Vale destacar que eles podem ser em formato de banner ou vídeo.

Desse modo, todas as vezes que alguém decidir clicar no anúncio ou influenciador vai receber um valor. No entanto, a principal desvantagem é que é necessário ter um tráfego alto (número de visitas no blog ou exibições em um vídeo) para ter uma boa receita originária desses anúncios.

Posts patrocinados

Trata-se de um tipo de post no qual o influencer digital faz a indicação de um produto e a pessoa ganha um valor proporcional por uma determinada indicação.

Porém é importante indicar somente produtos e serviços nos quais você confia e estejam relacionados com seu nicho. Lembre-se que a sua credibilidade estará em jogo e ao indicar produtos com qualidade, você vai ter mais confiança por parte dos seus seguidores, contribuindo para transmitir uma imagem positiva.

Marketing de afiliados

Nessa situação, o influenciador monetiza ao conteúdo por meio do marketing de afiliados vai ganhar dinheiro ao se afiliar a um determinado produto ou serviço.

O objetivo dessa prática é indicar um produto específico para que os seguidores comprem. nesse caso, ou influenciador vai ganhar uma comissão a cada venda.

Como se tornar um influencer?

Primeiramente é importante definir o seu nicho de atuação e conhecer as características do seu público (interesses, objetivos, dores, necessidades etc).

Ao entender sobre essas características torna-se possível comunicar-se de forma a direcionar e assertiva com as pessoas. Além disso, você vai ser capaz de criar conteúdo de valor contribuindo para aumentar o engajamento nas suas páginas.

Outro fato importante sobre como se tornar um influencer é a escolha das redes sociais nas quais você vai publicar conteúdos. Entre os principais canais existentes estão o YouTube, Instagram, Twitter, TikTok, Facebook etc.

Como é possível perceber, os influencers digitais são uma das profissões que estão tendo destaque no mercado. Por isso, procuramos apresentar dicas para te ajudar a se destacar na área e aproveitar dos principais benefícios de se tornar um influencer no ambiente virtual.

Gostou deste post no qual destacamos sobre quais são as principais vantagens de ser um influencer digital foi útil para você? Deixe o seu comentário no post e compartilhe com a gente as suas experiências relacionadas a essa profissão.